Ir para conteúdo

Manual básico de "sobrevivência" no Salar do Uyuni


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Tour de 4 dias NÃO volta para Bolivia, ele deixa vc na fronteira com o Chile e lá vc vai trocar de transporte, seguindo entao para Atacama.

 

Fê, como vc só tem 1 semana para viajar acho que é pouco tempo para incluir dois paises numa mesma viagem. Essa é minha opinião. Em janeiro farei 15 dias de viagem e por considerar pouco ficarei SÓ na Bolivia (e olha q nao vai dar para ver tudo q eu queria :( )

 

 

Com o tempo que vc dispõe eu faria

 

dia 1 - Brasil- Cochabamba (aviao)- Oruro (onibus)-Uyuni (onibus ou trem) - cansativo, mas não é impossivel...

dia 2 - Uyuni

dia 3 - Uyuni

dia 4 - Uyuni (a noite parte para Potosi no onibus noturno que indicaram)

dia 5 - Potosí (a noite parte para Sucre)

dia 6 - Sucre

dia 7 - Sucre (parte de AVIAO para Cochabamba e de lá pega o voo de volta para o Brasil)

 

Vc tb pode seguir essa sequencia trocando Cochabamba por Santa Cruz, vai do que for mais comodo e barato para vc :wink: (lembrando, TAM voa ate Cocha e GOL voa até Santa Cruz)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá Marla, valeu pelas dicas...

Pois é, acho melhor desistir do Chile... Mas, estou pensando em fazer um downhill em La Paz, na volta... Mas, agora não sei qual seria o roteiro...

Fiquei confuso, hehe.

 

oi Fê, tudo bem?

 

Bom, acho que as meninas já ajudaram a responder algumas das suas dúvidas....

 

O tour pelo Salar pode ser feito em 4 dias e 3 noites ou em 3 dias e 2 noites. O de 4 dias, parte de Uyuni na Bolívia ou de San pedro no Chile e retornam para o mesmo lugar. O de 3 dias pode partir de Uyuni e deixá-lo na fronteira com o Chile, ou de San Pedro e deixá-lo em Uyuni.

O espelho d'água é uma fina lâmina d'água q se acumula sobre o sal, que devido a cor branca, forma um imenso espelho. Isso só ocorre nos períodos de chuva, que é no verão. Eu fui em janeiro de 2009 e peguei águas nas bordas do salar, enquanto o centor estava seco! Foi ótimo, pois assim vi as duas facetas do Salar.

 

Agora, se vc só tem 1 semana, poderia gastá-la em San Pedro e Salar do Uyuni, preferencialmente se vc conseguisse colocar mais uns 2 diazinhos nessa viagem....

La Paz tbm é muito bacana, estive lá esse ano, se quiser dá uma olhadinha no meu relato!

 

Quanto a Sucre e potosi, vc pode ir a partir de La Paz ou Uyuni, dependendo de onde vc está vindo, mas eu não posso lhe dar muitas outras informações, pq não fui!

 

Espero que tenha te ajudado, e quando vc estiver mais ou menos com um destino/roteiro em mente, poste em um tópico de roteiros para que possamos ajudar a lapidá-lo!

Beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

em todas as fotos que vejo do salar as mochilas em cima do jeep estão cobertas com uma lona que deve proteger do sol/chuva e poeira... mas acho que qto mais vc proteger sua mochila melhor para vc. Alem disso a capa de chuva da mochila é sempre util, principalmente pq vc estará viajando em epoca de maior ocorrencia de chuvas na regiao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Fê!

 

É isso mesmo que a Marla falou! As mochilas são presas em cima do jeep enroladas em uma lona. Se vc quiser proteger melhor sua mochila, e isso vale para todas as viagens - desde viagens de avião como de ônibus - tenha uma capa protetora. É melhor que a capa de chuva pois envolve a mochila toda, incluindo as alças, parte mais delicada, além de ser mais resistente. A capa de chuva é útil qndo vc pretende fazer trekings, já que pode pegar chuva no caminho.

 

Vc já tem a mochila ou pretende comprar uma?

 

E como ficou seu roteiro?? posta aqui para podermos te ajudar!!

 

beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores
Gabriela, adorei o manual! essencial!

Me diz uma coisa: tõ indo pra Bolivia, Peru e Chile e tb uso lente de contato. Vc acha que eu corro algum risco? pensei em comprar água mineral para lavar as mãos, tõ com medo da água da bica boliviana. Tenho que ter medo?

rs

 

Olá Vivi, tudo bem??

Bom, eu tbm uso lentes de contato e antes de ir ao Deserto do Atacama e Salar do Uyuni, consultei meu oftalmologista. Ele nem sequer pensou e disse que eu não poderia usar lentes em um deserto. Principalmente pelo fato de ser extremamente seco... mesmo que vc faça corretamente a hidratação, não seria suficiente. Para vc ter uma noção, meu nariz nunca havia sangrado, nem nos dias mais secos em MG ou no oeste de SP. E lá, meu nariz sangrava sempre por causa da secura.

Outra coisa é a higiene, claro. Vc vai ver que é dificil manipular as lentes com as mãos limpas por lá.... tem dia que não dá nem para tomar banho!! E não tem bica boliviana, são baldes com água guardada!!! não é limpinha não!!!

E tem tbm o problema da poeira... q, ao menos para mim, incomoda de mais.

 

Agora, tenho um amigo que foi sim de lente e disse não ter problemas. Mas ele é meio doido e dorme com a lente.... naum confiaria...

 

Eu fiz o que meu oftalmo recomendou q era um óculos de sol com grau e levei meu óculos de grau normal tbm. 12 dias sem lentes =( mas me senti mais segura, e certa de não estar prejudicando minha vista.

 

Bom, essa é a minha sugestão!!

beijos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Ai eu tenho 8 graus de miopia, me sinto um canhão usando óculos, rs...ainda mais com tênis de trekking e abrigo de menino, afff

Tô levando os óculos de sol com grau tb pelo menos na parte do Salar, mas pretendo usar lente nos outros dias , lavando as mãos com água mineral e Soapex...

Tô vendo que essa trip vai ser uma lisura, kkkk

Valeu pelas dicas!

 

Ahh, não esquenta com isso!!! Lá vc vai encontrar gente de tudo quanto é jeito!!! ninguém vai ligar pro seu óculos!!! O importante e vc cuidar da sua saúde, certo?? imagina pegar alguma bactéria no olho devido a má higienização??? ou ficar com o olho todo irritado, com a lente colada, devido a secura??? lá não tem hospital perto!!!

 

Mas se vc puder levar o óculos de sol pelo menos para o Salar já será ótimo.... e depois usa durante o dia se vc for ao Atacama tbm!! sempre tá sol mesmo!!

 

Vai ser uma viagem ótima, vc vai ver!!!

beijos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trocar as lentes do óculos de sol custa no máximo 60,00 se o grau não for muito alto, eu tenho astigmatismo e aí não tenho como ficar com óculos sem grau, vou perder muita coisa, o problema é que se você comprar um óculos caro vai ficar no prejuízo porque as lentes não servirão para nada,mas também não compre um vagabundo, se armação não presta eles não conseguem fazer a troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...