Ir para conteúdo

Barracas - Túnel ou Iglu?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Sei que existe muita discussao sobre esses dois formatos basicos das barracas. Cada um com seus fieis seguidores.

 

Pessoalmente nunca tive barraca boa de verdade, tirando uma copias de estilo geodesico. Dico copia porque nao aguentou um ventinho mais forte e teve de ser guyed-out as pressas no meio da noite...

 

Agora estou atras Da Barraca. Aquela que vou levar pra levar vento, chuva, pedra...

 

Quais a vantagens e desvantagens desses dois formatos?

 

Pergunto porque estava atras de uma geodesica, a Spire 2 da MH (americana). Entao uns dias atras dei de cara com uma tunel da Hilleberg (sueca). Agora tou na duvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Nunca usei tunel e as geodesicas que usei eram piadas de barracas. Vou postar entao o que li:

 

Tunel pros:

 

- Leve (otima relaçao entre força e peso, ideal para mochiladas)

- Montagem (menos varetas e mais curtas)

- Espaço (muito espaçosas)

- Força (quando bem armada e guyed-out)

 

Tunel contras:

 

- Montagem (nao cabem em todo lugar)

- Força (precisam ser armadas de acordo com ventos e guyed-out)

 

Geodesica pros

 

- Montagem (uma vez montada, pode ser levada para onde queira)

- Força (Varetas cruzadas resistem bem sem guy-out)

 

Geodesica contra:

 

- Montagem (mais complicadas de montar)

- Força (se o vento for forte, precisam de guys-out tal como a tunel)

- Espaço (menos espaço)

- Peso (pesadas)

 

Entao para quem quer uma barraca forte e leve, que possa ser usada por 1 ou 2 pessoas, tunel sao bem apropriadas. Mas vai ter trabalho onde arma-la, principalmente se o onde for um monde de pedras. E vai ter de fazer guy-out se o onde for ventoso.

 

Quem quer força e praticidade, as geodesicas parecem melhores. Onde armar eh menos problematico porque uma vez armada, basta leva-la ao local que quer ficar. Se nao gostou, levanta e carrega ela pra outro lugar. Mas arma-la eh mais complicado e ela pesa mais, ja que depende mais da força do material que dos guys-out. Sao pesadas. Se sao leves, sao menos fortes e mais apertadas. Uma boa geodesica para dois geralmente eh impratica para um, devido ao peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

HendriK:

 

Boa comparação e boas dicas!

 

Só posso falar pessoalmente das tipo túnel:

 

Pros:

 

realmente tem boa relação peso/espaço;

resistem bem ao vento (porém alinhadas com ele);

 

Contras:

 

Panejam muito se não estiver alinhada com vento mais forte;

Se tiver de mudar de lugar durante a noite (ex: descobriu com a chuva que armou a barraca num declive de terreno) terá mais trabalho para retirá-la e remontar em outro lugar.

 

As Iglus tem uma desvantagem: podem sair voando! Nunca vi mas há muitos relatos.

 

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Peter, sempre bom ter comentários de gente com experiência.

 

Eu estava até considerando adquirir uma túnel Warmlite 3R (1,7kg!!) ou uma Hilleberg Nallo 2 gt, outra túnel, com um enorme vestíbulo. Apesar de super-versáteis, leves, fáceis de armar e espaçosas, eu temo justamente o extra cuidado com posicionamento na armação. Não que me importe com barraca balançando com vento. Barulho de vento em lona de barraca é música de ninar prá mim. Meu problema é justamente com o perigo da barraca quebrar se não for armada nessa posição e das limitações na escolha do local para armar. E se o único lugar para armar não tiver espaço para alinhar a túnel com o vento? Já li relatos que mesmo assim as túneis aguentam bem. Podem até dobrar, mas "pulam" de volta assim que o vento parar. Extras cuidados com um procedimento que não tenho experiência, a ancoragem (embora tenha feito uma na Chapada, sem saber que estava ancorando, apenas foi a coisa natural a se fazer caso quisesse manter minha geodésica firme no chão...)

 

Apesar disso tudo, eu até estaria disposto a passar pela experiência. Mas então com algo mais barato que uma Warmlite ou Hilleberg... não são propriamente barracas baratas para servirem de cobaias para trekkers inexperientes...

 

As geodésicas são mais rígidas que as túneis. Como seu design é suposto não ter de se preocupar com a direção do vento, elas são geralmente mais pesadas por conta de alguns extras, como mais varetas. Mas a força das geodésicas tem limite, dependendo do modelo e uso para qual foi desenhada. Não tão versáteis como as túneis, portanto. Se o vento começar a ser bem forte, ancorar a geodésica é imperativo, sob risco de perder a barraca. Vi fotos de uns trekkers experientes, suecos, no Aconcágua com uma Staika da Hilleberg, uma verdadeira "à prova de bomba". Toda ancorada e com muralha de pedras em volta. Então qual a vantagem? a vantagem que eu acho é que não precisa mudar a barraca de acordo com o vento. E se precisar mudar, é mais fáciol mudar uma geodésica de lugar do que uma túnel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

cara, aqui no brasil, pra não dizer que não tinha tunel, tem a bivak I da trilhas e rumos, q é praticamente um bivy-sack, e a mamuth 6, tm da t&r, que era iglu de um lado, túnel do outro, pesando quase nove kg!

http://www.cioccari.com.br/produtos_det.php?idM=9&idP=3573

 

difícil aqui o povo ter muitos dados sobre isso....

 

inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros

Estive pesquisando sobre barracas leves para 1 ou 2 pessoas, uma das características da Bivak 1 me parece ser o avanço e a entrada na lateral da barraca, diferente da LIGHTWAVE do Peter que tem entrada pela frente da barraca, não percebi vantagem ou desvantagem em ambas os sistemas, pelo que me parece a Bivak 1 é uma boa opção, o peso é "bom" (1.7 K), e o preço é em média R$240,00, alguem tem essa barraca pra destrinchar os + e -?

Não tenho experiência com barraca túnel, mas concordo que as iglu parecem resistir mais a ventos com suas varetas cruzadas.

 

Cássio Pedrosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Ola!

Respondendo uns meses depois... Eu sou novo aqui no fórum (este é meu 1º post).

Cássio eu tenho uma Walrus Arch Rival tipo túnel 3 estações (ótima para o verão, nordeste, praia, locais quentes para as outras 2 estações em serra que seu saco de dormir seja bom por que ela só serve para proteção de chuva e vento).

arch_rival_tent.gif (não achei uma foto da parte de cima)...

 

Capacity: 2

Packed Size: 6" x 16" (15 x 46 cm)

Floor Area: 34 sq. ft. (3 sq. meters)

Vestibule Area: 6 sq. ft. (.56sq. meters)

Peak Height: 41" (104cm)

End Height: 18" (46cm)

Wt. of Tent, Fly Poles: 4.25 lbs. (1.83kg)

 

Esta barraca para mim tem pouca altura interna ( não da para ficar dentro da barraca sentado) só mesmo na posição deitado ao contrario de uma Iglu que tem espaço para "promover um carteado".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...