Ir para conteúdo

Ouro Preto por Adrielle Saldanha


Posts Recomendados

  • Membros

Ao chegar na Rodoviária de Ouro Preto você é logo recepcionado com uma placa de "Bem Vindo a Ouro Preto". Bom, pra quem viajou cerca de 7 horas, na certa isso foi uma recepção bem legal. Ainda dentro da rodoviária, subindo as escadas você pode encontrar um mapa pregado na parede onde mostra os pontos turísticos da cidade. E para quem chega bem cedo na cidade como eu cheguei, as 6h da manhã, certamente tudo estará fechado, principalmente o que todo turísta procura ao chegar em seu destino turístico - Informações Turísticas.

 

Pois bem, dependendo de onde você irá ficar na cidade, você pode ir até mesmo andando e assim conhecendo um pouco mais da cidade, que entre seus vales, altos e baixos, te dão belas fotos de recordação. Caminhamos cerca de uns 10 minutos até a Praça Tiradentes e no meio do caminho nos surpreendemos com as belas imagens que vimos. Igrejas antigas, a Casa dos Contos, um Centro de Astronomia e ao chegar na Praça Tiradentes, o belo monumento em que foi exposto a cabeça do figura Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes. Quase que num saiu o nome do cara, tem tanto tempo que não estudo a história do Brasil que por alguns segundos me peguei pensando no nome do Tiradentes. Ainda bem que no monumento e qualquer pessoa na cidade vai saber o nome dele. A Regina, minha professora do Ensino Médio e grande amiga hoje que não leia este post. rssrrsrsrs

 

Depois de quase 7 horas de estrada, o corpo cansado e o estômago roncando pior do que a minha avó quando roncava no quarto, encontrei a "Padaria Maria Bonita" que fica bem de frente pra Praça Tiradentes e que tem um atendimento excelente. É um pouco simples, mas os atendentes são muito eficientes, te dão um tratamento muito bom e posso dizer que de primeira - talves por você ser turísta eles te dêem descontos bacanas nos lanches. Pois é, resolvi fazer um lanche e forrar o estômago com um belo capuccino e um tradicional pão de queijo mineiro.

 

Pra começar as gafes da @mochila que nunca falham em qualquer ponto desse mundo em que já passamos, nos dirigimos ao caixa para pagar pelo pedido e fomos surpreendido pelo atendente, senho, desculpas primeiro a senhora faz o pedido, come e depois paga. Tipo assim, se eu quiser comer, beber e tudo mais e depois sair sem pagar, ninguém fala nada. Acredita?! Mas não se dê ao esperto de fazer isso aqui, pois logo na frente da padaria fica um carro da polícia militar da cidade. Se quiser encarar? Então experimenta!

 

Fizemos nosso belo café da manhã, como o capuccino da maquininha da Nescafé não funcionava nem a pau, o jeito era pedir um café preto mesmo e encarar o friozinho que tá aqui na cidade comendo um pão de queijo maravilhoso. Acreditem, foi o melhor que já comi em Minas Gerais. Pra completar, na comanda veio apenas o valor do café preto, faltando o valor do pão de queijo. Pensei comigo, será que o pão de queijo foi cortesia da casa por eu ser turista na cidade, fazia parte do pacote do café preto ou a garçonete esqueceu de anotar mesmo? Bom, qualquer uma dessas opções foram muito bem vindas no meu bolso. Tomei um belo café com pão de queijo na padaria e paguei apenas pelo café. Isso não é uma maravilha?! Comecei a gostar da cidade de Ouro Preto.

 

É isso ai, as aventuras da @mochila em Ouro Preto estão apenas começando e se você quiser saber mais sobre essa cidade e o que a Mochila anda aprontando por ai, não perca os próximos posts da @amochila por ai.

 

Agora, depois de uma parada para o café, o pão de queijo de graça e uma atualização no Blog da Mochila (http://ummundoemumamochila.blogspot.com/), pegando o mochilão rumo a casa do meu Host do Couch Surfing, Antônio Cruz.

 

Depois de chegar a casa do meu Host - Antônio Cruz, famoso "Fifi" tomei um belo banho e logo fui tomar um café preto, que segundo o Fifi, não foi ele quem fez, mas o café segundo a Belizia, parecia "Chá Preto". Conversamos por algumas horas, trocando informações sobre o couchsurfing, a cidade de Ouro Preto entre outras coisas interessantes até a chegada do Flavinho, dono de um Fusca branco irado que muito me lembrou o filme, meu "Primeiro Fusca".

 

Com a chegada do Flavinho, Belizia e Eu fomos andar pela cidade e no meio do caminho demos de cara com o Fifi e o Flavinho andando de fusquinha pela cidade. Acabamos entrando no fusca e fomos almoçar num restaurante chamado "Manjuba" que fica perto da Estação de Trem de Ouro Preto. O restaurante é um butecão as margens de um rio, mas bem legal, limpo e o preço bem acessível para os Mochileiros. Em um prato inteiro de Arroz, Feijão, Frango grelhado com cebolas, maionese, farofa, batata frita e ovo frito saiu por apenas R$ 7 reais. E ainda tem o famoso refrigerante local que vem na garrafa de cerveja chamado de "Mate Couro" que saiu por R$ 2,50. O refri é bom, mas na verdade eu tomei foi bem mais pra experimentar mesmo, porque pelo preço eu preferia tomar uma cerveja do que beber um refrigerante. Depois do almoço fomos andando pelas ruas de de Ouro Preto, na verdade, ruas não, ladeiras de Ouro Preto. São tantas subidas que no fim de dia ficamos sem pernas para dar um passo sequer.

 

Andando pelas ladeiras da cidade encontramos uma lojinha bem legal chamada "Terra Cota". Lá foi possível admirar os trabalhos artesanais de uma artesã muito talentosa e com trabalhos magníficos. No fim das contas acabei comprando um bloquinho de anotações meio que um diário, que muito está servindo para escrever coisas sobre a viagem, como anotar nomes de locais que visito e etc. Gostamos tanto da dona da loja e de seu trabalho que fizemos a proposta de colocar um link do trabalho dela aqui no Blog da Mochila e que em breve teremos sua marca divulgada aqui como nossos parceiros.

 

Seguimos nossa caminhada, cruzamos uma ponte que olhando para baixo nos dá a vista do caminho do Horto dos Contos que cruza a cidade de Ouro Preto e que tem locais maravilhosos. Passando a ponte, fomos visitar a Casa dos Contos que nos leva ao passado e nos dá a chance de reviver a história da Moeda Brasileira, dos contos de réis ao real. Uma verdadeira aula de história econômica do Brasil. Ficamos fascinadas com as moedas e notas antigas que já teve no Brasil. Notas estampadas com as caras mais históricas que o Brasil já teve, como: Oswaldo Cruz, Rui Barbosa, JK, Carlos Drummond de Andrade, Cândido Portinari, entre outros. Isso sem contar com as moedas. Moedas cunhadas para ocasiões especiais, como a realização da Eco 92 - Rio 92, a moeda de comemoração de 50 anos da Declaração dos Direitos Humanos, a de 100 anos de nascimento de JK, 50 anos de FAO e também as notas da Família Real Brasileira, as velhas conhecida de hoje, como as notas de 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais. Também foi possível conhecer os documentos impressos do Brasil, como o Passaporte e outros documentos antigos do país. No piso superior da casa de contos é possível conhecer um acervo histórico de livros antigos e datados de mais de 400 anos. Realmente muito rico o acervo. E ainda avistar por uma luneta das antigas a casa em que Tiradentes reunia os inconfidentes para tramar contra a Coroa Portuguesa.

 

De lá seguimos pela Rua Direita conhecendo mais da cidade e as lojas maravilhosas que te oferecem coisas que jamais pensaste em comprar e que encontra por preços bem bacanas. Passamos pelo famoso Bar Barroco e pelo Bar Satélite, grande point da juventude estudante da cidade e que fica um de frente pro outro, com preços de cervejas bem em conta. Mais a baixo temos o "Açaí das Gerais" que tem um açai magnífico e com um preço mais maravilhoso ainda. Lá pedi um açai de 300ml com a combinação de 3 adicionais que me custou apenas R$ 5 reais e depois não satisfeita pedi um copo de 300ml com todas as combinações da casa, sem açai que pensei que sairia caro, mas custou apenas R$ 5,50. Realmente muito bom e o atendimento é espetacular.

 

Subimos para a praça tiradentes, para uma sessão de fotos e de lá para a República Calamidade Pública no qual fomos bem recebidos pelos seus moradores e bichos, que no próximo post terá históricas contadas pelos próprios republicanos.

 

Voltamos para a casa do FIFI e fomos surpreendido pela reunião dos estudantes que de férias se reuniram para beber na casa. Foi engraçado ver todo mundo bebendo a cerveja de 1 litro, que no final foram 3 caixas de cervejas, comendo petiscos e contando as histórias das repúblicas e eu morrendo de frio.

 

Bom, fim de histórias por hoje e amanhã tem mais com o 2° dia na cidade de Ouro Preto e a Visita a Cidade de Mariana.

 

E não percam depois as fotos da viagem no Bagageiro da Mochila.

 

Continua....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Asclive,

 

Muito bem humorado o relato!!

Estou aguardando a continuação!!

 

Abraços!

 

Oi Frida,

 

Se liga no meu blog, pois estou colocando as matérias lá. E como o site do mochileiros me ajudou em algumas coisas, resolvi colocar aqui tbm.

 

Meu blog vem na assinatura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...