Ir para conteúdo

Vou viajar! Quais vacinas tomar?


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Vacinação em Belo Horizonte/MG

 

CENTROS DE SAÚDE

 

A Secretaria Municipal de Saúde organiza os serviços de saúde em nove distritos sanitários.

 

Os Distritos Sanitários - que correspondem às administrações regionais da Prefeitura de Belo Horizonte - têm definido o espaço geográfico, populacional e administrativo de sua abrangência. Cada Distrito tem unidades básicas (centros de saúde), unidades secundárias (como as Policlínicas e os Centros de Referência em Saúde Mental, por exemplo), unidades de urgência/emergência (Unidades de Pronto Atendimento - UPAs), além da rede hospitalar pública e contratada. Os centros de saúde, por sua vez, têm área de abrangência definida. Clique no link abaixo para ter acesso ao endereço dos centros de Saúde:

 

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=atendimento&tax=12966&lang=pt_BR&pg=6161&taxp=0&

 

 

Onde e como conseguir o cartão internacional de vacinas? O formulário de viagem, que lhe concede o Cartão Internacional de Vacinas, deverá ser solicitado na ANVISA, que fica situada na avenida Getúlio Vargas, 447, 11ºandar / telefone 3227-755

 

Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=saude&tax=15803&lang=pt_BR&pg=5571&taxp=0&

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 58
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Previna-se

 

Vacinas que devem ser atualizadas independentemente de viagens

 

* Tétano e Difteria

* Sarampo - Caxumba - Rubéola

* Poliomielite

* Haemophillus influenzae B (crianças)

* Hepatite B

 

Vacinas recomendadas de acordo com o destino da viagem

 

* Hepatite A

* Influenza (gripe)

* Pneumocóccica

* Febre Tifóide

* Meningite meningocócica A e C

* Raiva

* Encefalite japonesa B

* Varicela

* Reforço para Poliomielite

 

Vacinas exigidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

 

* Febre Amarela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Estou começando a pirar...de verdade!

Cada site diz uma coisa, indicações de vacinas diferentes, confusa é pouco.

 

Estoi indo para Manaus dia 20 de Abril e não faço ideia quais vacinas devo tomar...

 

ME AJUDEM!

 

Hospital particular aplica as vacinas?

Traalho e não posso sair para ir o posto, hospital particular posso ir aos o trabalho.

 

 

Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Patricia, nesse caso essencial mesmo é a vacina da febre amarela. Outras podem ser interessantes, mas não diria que são tão essenciais.

Tem que tomar a vacina de febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem, existem clínicas de vacinação particulares, procure alguma em sua cidade e se informe se eles oferem essa vacina

Mesmo tomando a vacina é muito importante usar repelente, calça e blusa de manga comprida, dormir com mosquiteiro... porque além da febre amarela é área também de malária, e esta não tem vacina.

Caso esteja mais preocupada, outras vacinas que podem ser interessantes: febre tifóide, hepatite A e atualizar o calendário básico (se você fez todas as vacinas quando criança é só fazer reforço de tétano a cada 10 anos)

Lembrar que a vacina de febre amarela também tem que refazer a cada 10 anos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Tem que tomar a vacina de febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem

 

quase todas as vacinas seguem esta premissia... 10 dias antes da viagem...

 

e nao se esqueca de um bom repelente... pois os moquitos na amazonia picam por cima da roupa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Há alguns médicos/pesquisadores contrários às vacinas por acreditarem que elas induzem a doenças auto-imunes e/ou sejam responsáveis por reações adversas, doenças e até óbitos.

 

Polêmicas à parte, acredito que vale o bom senso. Na minha opinião, vacina é igual remédio, traz benefícios, mas também tem contra-indicações e efeitos colaterais. Por isso, eu tomo vacina quando é necessário, por exemplo, febre-amarela só p/ regiões endêmicas. Já desisti da vacina para a influenza (gripe), pois essa tem efeito limitado, uma vez q o vírus é mutante. Não garante imunidade contra a doença e tem q ser repetida todo ano. Decidi parar d tomar essa vacina e comer muitas frutas, legumes, tomar água e ter hábitos mais saudáveis. Mas eu tomei contra a gripe suína, por ter sido fortemente recomendada na época.

 

Há alguns anos houve um surto de febre-amarela. Por acaso, eu estava em Goiás quando o surto ocorreu e s/ vacina. Não tomei a vacina lá, pois leva-se cerca de 10 dias p/ adquirir imunidade e já estávamos voltando enquanto os casos “desciam” de Brasília, Goiânia em direção à Caldas Novas (onde estávamos). Ainda passamos em Araxá. Na época, s/ noção, nem passei repelente e ainda fomos a um parque c/ mata, cachoeiras e pernilongos. Isso foi imprudente e desnecessário, mas na época eu era mais “desligada”.

 

Qdo retornamos a nossa cidade, todos alucinados, tomavam vacina indiscriminadamente. Alguns tomaram 3 doses repetidas e foram parar no hospital, sendo que não residiam e não pretendiam ir para locais c/ casos da doença. Não tomamos a vacina, afinal já tínhamos voltado e não tínhamos viagem marcada p/ algum alugar onde a vacina fosse justificada.

 

Só agora vamos tomar a vacina p/ febre-amarela, pois vamos viajar p/ um local onde vacina é recomendada. C/ riscos ou não, acho que os benefícios parecem maiores do que os possíveis efeitos colaterais que essa vacina pode causar. Além disso vou reforçar no repelente, pois tb já foi dito, algumas doencas nao tem vacina. Meu noivo já teve dengue uma vez e uma nova incidencia da doença aumenta o risco de ser hemorragica. Mas acho que nao é caso para pânico, apenas deve-se tomar cuidado e curtir a viagem!

 

Em alguns casos a vacina é mandatória, nos casos de viagens internacionais p/ países q exigem a vacinação. Como já foi comentado por um colega, a vacina é exigida, pois os países tem medo q vc leve a doença p/ lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá amigos, a dúvida que tenho é pertinente ao Peru, não só a MP, mas resolvi pergunta-la aqui:

É ou não obrigatório o certificado internacional de vacinação contra febre amarela? Pergunto isso porue tenho encontrado muita informação desencontrada e faltam menos de um mês para a minha viagem...

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Mochileiros do Amanhã,

 

No Peru não é obrigatório a vacina contra febre amarela.

 

como muitos fazem o roteiro Peru / Bolívia juntos, precisam tomar a vacina, pois na Bolívia é obrigatório.

 

Mas se você for somente ao Peru, não precisa, mas é bom tomar né...

 

Abs,

 

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...