Ir para conteúdo
Mochileiros.com

Eureka Solitaire, Nautika Falcon 2 ou Azteq Mini Pack/Nepal?


gms

Posts Recomendados

  • Membros

Sei que essa seção é meio parada mas vamos lá ver se consigo alguma opinião.

Estou caçando uma barraca solo para trekking e estou procurando uma que seja leve e compacta. Como nunca tive uma barraca na vida e sou completamente leigo no assunto eu acabei levando mais em conta o preço e o peso apenas, embora tenha noção de que tamanho interno, capacidade de aguentar chuva, ventilação entre outros sejam importantes.

Pretendo usá-la na região do estado de São Paulo e talvez em arredores próximos em qualquer época do ano.

De qualquer forma, vendo as várias opções aqui e ali fiquei em dúvida entre quatro modelos.

-Eureka Solo Solitaire Tent

-Nautika Falcon 2

-Azteq Mini Pack

-Azteq Nepal

 

Dessas a que mais distoa é a Nepal por ser maior e mais cara, embora ela esteja na lista porque é relativamente leve para o tamanho e parece ser um bom negócio.

 

Eu estou muito inclinado para a barraca da Eureka. Ela é a mais leve de todas e o preço deve ficar mais barato do que as da Azteq se não for taxado. (55 obamais mais o frete de 55 também, estimo uns R$200).

O peso dela fica em torno de 2 pound e 9 ounces, o que daria algo em torno de 1,16kg.

De comprimento ela tem 2,43m, consideravelmente curto mas se levar em conta que tenho 1,62m, me sobraria mais de 60cm para colocar a mochila (que tenho que comprar ainda, ô vida) e a bota.

De altura ela tem 71cm, bem baixo mas como sou baixo, dá nada.

44,45x10 cm é o tamanho dela embalada.

 

Todas essas informações foram tiradas do Amazon e do site da Eureka

O problema que todos parecem ter é com a qualidade das varetas feitos de fibra de vidro, além de ter lido um ou outro review (inclusive aqui no fórum) sobre excesso de condensação.

 

A Falcon 2 tem a vantagem (ou não) de ser auto-portante o que, para mim como um completo leigo no assunto, parece ser algo bom, não ser tão pesada assim (1,8kg) e ser consideravelmente barata (dá para achar por uns R$120).

 

Já as Azteq temos a Mini Pack que tem como forte o peso (1,75kg acho), mas ser pequeno e sem avance são dois pontos negativos. A Nepal que é a mais pesada de todas (2kg) mas também espaçosa o que permitiria que uma pessoa sem barraca me acompanhasse em alguns perrengues. E nenhuma é auto-portante, mas o principal agravante delas é o preço, três e quatro vezes mais caras que a Falcon 2.

 

Eu não cheguei a ler muita coisa sobre a Falcon 2, li mais sobre as da Azteq e da Eureka e as da Azteq parecem ser boas e uma das mais leves do mercado, embora o preço não ajude. Em termos de espaço interno real eu não faço idéia, ainda mais que eu nunca vi essas barracas montadas para comparar.

 

Se alguém puder dar uns pitacos a respeito, eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Das barracas citadas a que mais destoa é a Falcon2. É a de pior qualidade (entre as citadas!), não que isso a desqualifique, pois tem gente que usa e se dá bem.

Pelo visto tu tens condição de trazer uma barraca da gringolândia, acho a melhor opção: mais barata e de melhor qualidade.

Dá uma pesquisada nestes tópicos:

barracas-leves-levissimas-t39977.html

barracas-importadas-t12943.html

Boa sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É, como eu sou pobre eu compro dos EUA. Corro o risco de, por R$200, comprar uma barraca mais leve do que a Mini Pack (meio quilo a menos por R$150 a menos), mas estou com receio por causa da qualidade das varetas (que praticamente 50% das opiniões citaram) e da condensação que mencionaram.

Eu tinha dado uma passada no tópico das barracas levíssimas mas as que eu vi estão muito além do meu orçamento. US$200 ou mais fora o frete que deve ficar em US$50 também. Se for taxado, o custo do frete entra junto e ferra ainda mais e de US$250 passa para US$400, dando uns R$720, muito além dos R$320 que eu pagaria caso a Eureka Solitaire fosse taxado (considerando a taxa de importação de 60% sobre o valor e o câmbio a US$1 para R$1,80).

 

Vou dar uma garimpada a mais, mas opiniões extras são bem vindas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Cara

eu tb to vendo barraca pra comprar no momento.

O que pega de diferença, além do peso, é a resistencia a chuva. As barracas da Nautika, resistem a 600mm até, no máximo, 1200mm de água (essa ultima categoria é tao cara que nao compensa, como a seguir). Ou seja, vc nao pode sonhar em acampar com chuva usando uma Nautika! =)

As barracas da trilhas e rumos resistem a 2000mm, e vi no mercado a modelo Bivak, pesa 1,8kg e custa uns 280 reais, que dá pra uma pessoa e tem avanço (externo), que dá pra deixar algumas coisas "pra fora da barraca" porém de forma coberta.

E da Azteq, resiste a 3000mm de água além de resistir bem ao vento, eu vi que tá em promoçao a mini pack no site das americanas e submarino, por 359 reais.

Essa barraca que vc pode importar dos esteites nao sei qto resiste a chuva...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

entre essas quatro eu escolheria a falcon 2, e explico o pq.

 

1. é baixa, o que a torna resistente a ventos, ao contrário de outras barracas baratas da náutika, porém maiores.

 

2. é autoportante, o que a torna mais resistente, e muito mais fácil de montar.

 

3. é maior, com área melhor aproveitada. dá pra 1 pessoa dormir e guardar todas as suas coisas junto, ali dentro.

 

 

barracas como eureka solitaire e bivak I são famosas pela condensação e também por uma certa claustrofobia. não cabe nada dentro dela, a não ser a pessoa. tem que se deixar coisas fora, e fora do avanço, que é muuuuuito pequeno.

 

como não são autoportantes, são mais chatas de montar. aliás, coisa que é chatode se fazer depois de um dia inteiro de caminhada. e são difíceis de se mudar de lugar durante a noite.

 

barracas da azteq eu evito por conta de uma experiência no pico paraná. estava eu sozinho numa manaslu - tenho uma discovery light - e um casal numa minipack. durante a noite ocorreram diversas rajadas de vento. eu dormi. o casal não dormiu: passaram a noite inteira segurando a única vareta da armação.

 

a falcon 2 tem outra atração: é barraca barata, sem marca de renome. isso afasta ladrãozinho de camping.

 

em muitos morros por aí a gente vê o mochieliro chegar de mochilona cara, boas roupas, montar seu belo fogareiro diante de um a falcon 2.

 

em todo caso, dê uma lida nessa msg:

barracas-azteq-t13618-105.html#p469857

 

e claro, impermeabilidade sempre se melhora com scotchgaard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...