Ir para conteúdo

Pico do Paraná - 17 a 19/07/08 - à noite e de rede!


Posts Recomendados

  • Membros
Já subi esta criança umas...

nov/03, mai/04, mai/05, dez/05... 4vezes, faz tempo que eu não subo. E confesso que há poucos dias voltei a treinar a sério, bem como consertei a magrela que estava há 10 meses largada no bicicletário do meu prédio.

Olha, eu diria que os trechos "bons" pra se perder são estes:

- Bifurcação no fim da 1a área de camp, quando vai reto pro PP e pro Caratuva à esquerda, logo depois de terminar a vegetação de campo. Mas vi uma foto recente, de uma mega placa indicando o caminho.

- Pois bem, a trilha tem 2 trechos florestais. Na metade do 2o trecho (que é este que contorna o Caratuva) tem outra bifurc, à esquerda pro PP e à direita pro Itapiroca. Eu diria que, pra quem mora em Curitiba, o Itapiroca é a maneira mais fácil de chegar acima dos 1700m de altitude. Esta bif tá a uns 1680m de alt.

- No abrigo 1, tem 2 trilhas: como bem colocou o Augusto, a da esquerda vai pro carativa e a da direita pro PP. Mas beleza, quem tiver visto foto do PP pela internet logo vai "sentir" que aquela p* trilha que sobe não deve ir pro PP mesmo. Curiosidade: na 1a expedição, de descoberta do PP, e nos primeiros anos, a trilha pro PP seguia até o cume do Cara, vc tinha q dar aquela p* descida e então subir o PP.

- No fundo do vale que separa o A1 do PP proproamente dito (fundo a 1400m de alt) tem uma bif perigosa pra direita, que deve dar em algum outro morro da região, mas eu nunca quis entrar pra ver. Pro PP vc deve seguir reto.

- No A2 aparece uma trilha à esquerda da casa de pedra, ''e curta, vc anda uns 5 minutos e chega num ponto de água que deve secar nos invernos mais secos;

- Enfim, quase chegando ao cume do PP, a trilha meio que some, você em alguns trechos até consegue ver o chão batido entre as pedras, mas caso até este chão batido suma, na dúvida siga pelo caminho mais fácil. Se estiver ficando muito difícil, volte um pouco q vc tá no caminho errado.

Trechos com água potável, além da já citada área perto do A2:

- Tem uma mega bica com água o ano inteiro, cerca de 30 min depois de entrar no 2o trecho florestal da trilha. De vez em quando tem uns porco que sujam a água do tanque, mas aí não tem erro, é só pegar do cano de pvc logo acima.

- Tem 2 rios adiante, 1 de cerca de 2 metros de largo, e outro com uns 5 metros. Em épocas mais secas, o rio de 5m de largo é o último ponto de água, e lha que é só a metade do caminho, Portanto, a partir dali vc tem que ir bem carregado, 2 litros por cabeça.

Pontos com franco risco de vida:

- Os degraus na rocha no início da subida pro PP propriamente dito, estes degraus ficam pouco depois do vale com a maldita bifurc pra direita que dá sabe-lá-onde. E teve uma época que um ecólatra arrancou a maioria deles. Mas agora recolocaram quase todos.

- Na crista do PP a trilha margeia um paredão, mas tem uma boa área de escape, vc consegue ficar a uns 2 metros do paredão e o mato protege legal do vento.

- Perto do cume do PP, o trecho pedregoso e por vezes sem trilha pode levar o cara a se enfiar em lugares que seriam mais apropriados pruma escalada técnica. Enfim, se vc perceber que engrossou demais por ali, volte um pouco e busque o caminho correto.

Por fim, o cume do PP tem uma vista fodástica, mas um ds mirantes é logo na beirada de um paredão de uns 500m, então chegueali naquele mirante, ams chegue com cautela.

Acho que é isto!

Estou morando em Muá, mas tô querendo ir pro PR fazer um morrinho por mês, qqer coisa quem quiser d''a um toque aí!

OBS:

- O preço do sítio aumentou bem, pra 15 Reais. O lao bom disto é que aí dificulta pros farfas irem pra lá.

- As camas do sítio do Dílson são desaconselháveis. No mais, tiro o chapéu pra estrutura, ótima pelo preço cobrado. Mas as 2 vezes que usei as camas de lá peguei carrapato, coisa que não peguei nas vezes anteriores que estive naquela serra nem nas vezes posteriores. Mera coincidência? ::hãã2::

 

Uma ressalva quanto aos carrapatos: um tempo, acreditei que estivesse havendo negligência do Dílson quanto ao cuidado com as camas do sítio. Mas recentemente pensei no seguinte: usuários podem deitar na grama, seja no sítio ou nos locais de acampamento (principalmente o famoso Laguinho Morto) e podem acabar deitando nas camas dos aposentos dilsonianos sem ter os devidos cuidados com a higiene, acabando por contaminar camas mesmo que elas aparentem estar limpas. ::putz::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...