Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera,

 

Seguinte: pra mim, faca boa é faca que corta.

 

Sei que hoje em dia existe um BOOOM por causa de vídeos de sobrevivencia e bushcraft. Esses vídeos geraram excelentes discussões sobre facas, outras nem tanto.

Sobre material, tang, tamanho ideal, performance, custo X benefício e finalidades (desde corte de papel a pé de cabra) ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: .

 

Na minha opinião, que mais uma vez friso, não sou campista, bushcrafter, sobrevivente, mas um adorador das bixim que corta ::otemo:: , entendo que quando se vai a campo menos equipamento significa, PARA PESSOAS EXPERIENTES, melhor desempenho. Mas não me entra na cabeça a necessidade de deplorar determinadas marcas e/ou modelos de facas. Ora falam da Guepardo, ora Tramontina, e em minhas navegadas vi pessoas falarem até que a MORA era um lixo de faca... ::ahhhh::

 

Enfim, NÃO ESTOU QUERENDO GERAR POLEMICAS, ESTOU NO MESMO NÍVEL DO NOSSO NOVO AMIGO, NÃO TENHO GRANA PRA GASTAR A TORTO E A DIREITO.

 

Mas vão perguntar porque então eu gerei toda essa questão? Simples: Faca é faca, existem materiais melhores e piores, mas o que eu acho mais importante, em todas estas 229 páginas é o gosto que cada um tem. Não acho graça em faca de churrasco, mas tem quem ame. Isso é importante.

 

Eu sou comprometido com a minha coleção, nenhuma faca ou canivete que tenho não foi um objeto de desejo antes da aquisição. Cada um aqui nestas páginas contribuiu mais com o gosto pessoal do que com especificações técnicas. ISSO É O MAIS IMPORTANTE.

 

Sou adulto o suficiente para absorver críticas, e para entender o ponto de vista de cada pessoa, também sei que sem review, de qualquer produto, é um chute no escuro. Só não sei se é necessário as vezes ser tão incisivo em alguns PONTOS DE VISTA (e que fique bem claro que não estou mencionando ninguém neste fórum, mas nos que tenho visto por ai afora). Eu por exemplo me decepcionei com a minha Western estilo Rambo, mas não cheguei aqui deplorando a bixim, ela tem suas qualidades, e o importante, ela corta. Faca não é pé de cabra, não é machado. Existem ferramentas com esse nome que tem essas funções óbvias.

 

Sei que existem técnicas, mas galera, pra mim tudo é muito relativo. Não questiono quem usa a faca pra isso, pois sei que na hora do aperto, no mato, o cabra vai querer que seu equipamento faça tudo por ele, mas detonar determinado equipamento porque ele não faz tudo o que VOCÊ QUER, ao invés de detonar porque não faz o que promete, por exemplo, uma faca promete cortar. Aliás, uma história engraçada, acho que muitos aqui devem ter passado por isso. A função de uma toalha de banho é enxugar, mas ja tive toalhas que não enxugavam... ::lol4::::lol4::::lol4::

 

Galera, era isso que tinha pra falar, não quis atacar ninguém com esse meu post, só quis expor o meu ponto de vista. Acho importante os reviews daqui e do youtube, mas no que vejo afora, um pouco de coerencia vai bem.

 

Ahhh, faca de sobrevivencia TEM QUE FAZER SIM tudo o que promete, e sim, concordo que cabo oco e parafuso segurando lamina é a maior roubada, mas ela pode cortar um churrasco style.... ::lol4::::lol4::::lol4::

 

Até mais galera...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Buenas, a faca grande ganhou uma irmãzinha, parida da minha forja... hahaha

 

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82v8ybCIOpJnnXbSV9bhu4DS7uQI1Ng3JnkpRk52mAD8x643Qkd_XPcAFbGH_ce7lzJY0Qvne61euJJM3q7wW_M7AJtU9VDew2ardYUVaB-KW_XUeGaFXTE8hw.jpg

 

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tsWAKPDM3FICbqyi3y_5sqIDDsElWCm63t5sAxeVOtRL2K0QY-7rLn8Xvh7-skbuokfWwhJ8Zi13xJwkHVkDf6AJtU9VDzikmS_tAkzSrERegEbLyCRSnTmw.jpg

 

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sxN1ZcOMvD8rHTMlObQg-e1TonfXXvC7YC4pEPoTzxGRzmNvERcvKXrvZK1dB03Ll6UPUdyYjEFVPZoA3uW1xbAJtU9VDeadKggC7y8SwU0ZfyzHdMMN0SVw.jpg

 

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vl0rpr9ekncRPkhPYt3WCHFsssxplOfnbB8SP6_qvIg1L4kScr1vTxxPx1pe0p4vNTnIntaAwXn7vfGwL0-jGCAJtU9VAui4Yjt32Niu3fK1FsYEPKJ-BR7w.jpg

 

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tHfH562ambKnUnAVJI-7eamWcl3l1d3In9CgydgAs2u6-hqf4K7yAensqWWNwNd6JIs7Ren_Z-DyUjGE71Ip_BAJtU9VCHB764WAwK3LLR5XPcA1RYiTPpVQ.jpg

 

Aço: disco de serra de madeira (suposto 1070)

Método: desbaste

Tempera em água

Cabo: Ipê

Pinos: aço carbono

Espaçador: Pote de sorvete(haha)

 

Medidas:

Comprimento total: 215mm

Comprimento lamina: 128mm

Largura máxima: 25mm

Espessura: 2mm

 

Espero que gostem, e aceito criticas! Abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Lendo um comentário acima na parte que fala das facas de "churrasco" não pude deixar de comentar.

Como vcs vem na foto das facas que fiz, muitos pensam que é somente uma faca para churrasco, por um lado é verdade, porem vou contar o porque começei a me interessar por facas desde pequeno e qual o uso desse estilo de faca que eu fiz...

 

Quando era menor (e ainda hoje) passava férias, fins de semanas na estância de um amigo meu ,quase irmão.

Viviamos andando junto com os peões "incomodando" na volta. hahaha

Todos carregavam junto a cintura uma faca estilo essa que postei, eram facas grossas de uns 4mm imagino, ponteagudas e sempre bem afiadas, ao longo do tempo percebi que usava aquela faca pra quase tudo, tirar eventuais tumores dos animais, capar, cortes em geral, e é claro cortar o churrasco.

Mas o episodio que mais me marcou foi uma vez em que estávamos recolhendo o gado e um potro havia se perdido e se enroscado no aramado(arame grosso de aço 1070), seu "toni" prontamente puxou a faca apoiou sobre o arame e com uma pedra bateu até cortar o arame que prendia o animal, voltando ao galpão analisando o estrago na faca e havia apenas um pequeno dente que sumiu após algumas passadas na chaira. Aquilo me marcou, deve ser por isso que gosto tanto de facas! hehehe :)

 

Me impressionei porque me lembro que era difícil cortar esses arames com o alicate, imagina com uma faca, achei que ia desbeiçar tudo. hahaha

A faca dele com certeza tinha um bom TT e o aço era bom, ele faleceu e a faca ficou com o filho dele lá na estância.

 

É claro que quase ninguém que mora na cidade vai fazer esse tipo de uso em uma faca desse estilo (de churrasco), e quem acampa usa lamina projetadas especificamente pro tipo de trabalho como facas para bushcraft, facões.

 

A moral da história é que o churrasco é só um dos trabalhos que podem ser desempenhados com esse tipo de faca. Sem querer criar polemica só to contando o causo. :lol:

 

Eu quando acampo não levo facas desse estilo, pois sei que tem outras opções melhores e logo logo vou fazer uma faca só pra acampamento, dar uma variada no estilo né... hehehe ::otemo::

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Lendo um comentário acima na parte que fala das facas de "churrasco" não pude deixar de comentar.

 

Rafael

Acho que o comentário tem a ver com umas facas de churrasco que eu comprei no mercado público em Porto Alegre e que são muito boas para lidar com carne mas que não agradaram o pessoal mais hard-core. O meu avô uruguaio era capataz em Rivera/Bagé de um estancieiro muito poderoso aí da sua cidade, o Fernando Osório, e os filhos dele, meus tios, fizeram a vida no campo como peões e depois migraram pro Brasil criaram os filhos na cidade trabalhando pra Swift ou em açougue com esse tipo de faca que você descreveu. Acho que elas não são comuns o suficiente para serem apreciadas hoje em dia e por isso a confusão com as outras que eu comprei e que não prestam para os serviços do campo, só para lidar com carnes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sim, realmente é raro encontrar facas com essa qualidade para vender em qualquer lugar, a unica coisa que se assemelha é o desenho das facas... hehehe

Essas mais comuns realmente só servem para o churrasco mesmo! Apenas quis contar essas história que esclarece bastante a minha admiração por facas.

Legal saber que tens uma ligação com a minha cidade! ::otemo::

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rafael,

 

O domínio da arte você já havia demonstrado com as imagens da primeira faca que postou, então o segundo parabéns agora é pela consistência! A caçula deixa claro sua linhagem! Ficou 10 como a primeira! ::otemo::

 

Vou aproveitar sua expertise e pedir uma consultoria grátis: qual técnica você usou para fazer o distal taper no desbaste? Pergunto porque pretendo fazer um em um blank em D-2 de 6mm, e como leigo apenas marco o centro da espinha e 2 marcas laterais de até onde pretendo chegar e vou no "olhômetro".

 

Já que ninguém perguntou e espero que não se aborreça com a pergunta a seguir, mas caso lhe fosse encomendada faca de cerca de 5 polegadas de lâmina e FFG com distal taper e full tang exposto em disco de arado e dureza na casa dos 60RC no fio, quanto mais ou menos ela custaria?

 

Sei que é muito vago, e que você precisaria ao menos do esboço de um projeto da citada faca... portanto, pode simplesmente responder que não tem como colocar um preço em uma faca hipotética sem saber o trabalho que ela lhe dará. Aqui estamos todos em casa, e como não houve constrangimento de minha parte em lhe perguntar sinta-se à vontade em responder como desejar! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O distal taper eu fiz assim, marquei o centro da lamina e de +- 3cm em 3cm fiz um risco vertical, então ia gastando e medindo quando havia de cada lado risco por risco, tem bastante olhômetro nessa técnica tbm... hahahahaha

 

E quanto ao preço, vou te dizer como seria comigo:

O mais difici seria deixar a dureza em exatos 60hrc isso é complicadissimo de se controlar, levando em consideração que o disco de arado seja de 1070 cogito algo por volta de 56 a 58hrc...

Faria por desbaste.

Fazer o distal não é complicado, ja o FFG requer paciência dependendo da ferramenta que se usa...(com uma lixadeira de bancada é fácil)

Não sei qual o polimento pretendido, mas digamos que vá ate uma lixa 600, é trabalhoso.

Não sei qual material usado no cabo, mas vamos supor que sejam talas simples de Ipê como nas minhas facas, OK?

Ainda há fatores como o nome do cuteleiro e fama, vamos supor que seja um iniciante, uma faca dessas sairia por no minimo 150,00 reais, um preço justo seria de 200,00 a 250,00 se bem executada.

 

Vou dar minha opinião sobre viver de vender facas, não há no Brasil mercado para se ter um salario que pague todo o conhecimento usado. Ou seja viver somente disso é quase impossivel, eu mesmo tenho facas como hobbie e não pretendo vender minhas facas, apenas presentear alguns amigos e tal...

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Rafael

Qual tipo de ipê vc usa pros cabos, aqui tem ipê branco, amarelo, rosa e roxo em quantidade, plantados nas casas e praças, sendo o rosa o mais viçoso e comum (tenho um galho de 2,5m secando no fundo de casa). O branco cresce muito devagar, o amarelo um pouco mais rápido e o roxo é mais comum nas matas. O meu pedaço de ipê rosa tem uma textura excelente pra cabos de facas e ferramentas mas é mais claro que o seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...