Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Eu gosto do estilo de bainhas de couro das facas do sul

 

02_faca-ipe-garantida-c-bainha-_grande.jpg

 

São feitas para você coloca-las entre a calça e o cinto, a foto não mostra que a costura é feita na outra face e depois batida para ficar bem plana. Nesta dá para ver isso:

 

faca2-620x592.jpg?95884c

 

Também gosto das bainhas plásticas no estilo das Mora, principalmente as com clip, para usar em ambiente aquático são excelentes.

 

Ambas não são bem o estilo que estávamos discutindo e dos tutoriais, que eu gosto para facas grandes/espessas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O SEGREDO DE UM BOM COURO PARA BAINHAS

 

Simples, independente do couro, se atanado ou tratado, as lojas especializadas neste artigo possuem retalhos, com preços até 85% mais baratos que a peça inteira. São esses retalhos que eu compro. O que eles entendem como retalho pode ser um pedaço de 10cmX10cm ou um de 60cmX80cm. O que determina retalho é a geometria do corte e a condição. O atanado que adiquiri, por exemplo, o metro saia se não me engano 80 dilmas. o pedaço que comprei de quase um metro paguei 22 dilmas, porque em uma das pontas havia um furo no couro, e ele tinha um ralado em outra parte.

 

O segredo é saber procurar e pechinchar. Até quis comprar uma ferramenta destas para corte, mas fui desencorajado pelo vendedor, que me mostrou que até um estilete dá conta, se voc~e não trabalhar em um cortume profissional.

 

Até mais....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Um tutorial - http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=41844 - para terem uma idéia de como fazer algo no estilo preferido e sugerido pelo amigo Trauco. Muito bem feita e detalhada, bainha do hermano. Não precisam fazer até o final, claro, percebam o tratamento para de deixar o couro no formato da lâmina, medidas, costura, o que valer.

 

Aproveitando o tema, uma de kydex - http://ivancampos.wordpress.com/2011/04/03/tutorial-de-bainha-de-kydex/ -, simples e muito funcional pro mato.

 

Finalizando por agora, os tipos de bainhas - http://www.coatscrafts.com.br/receitas/patchwork+costura/COMO+FAZER/tipos+de+bainhas.htm -, aproveitem! ;) ;) :D

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
O SEGREDO DE UM BOM COURO PARA BAINHAS

 

Simples, independente do couro, se atanado ou tratado, as lojas especializadas neste artigo possuem retalhos, com preços até 85% mais baratos que a peça inteira. São esses retalhos que eu compro. O que eles entendem como retalho pode ser um pedaço de 10cmX10cm ou um de 60cmX80cm. O que determina retalho é a geometria do corte e a condição. O atanado que adiquiri, por exemplo, o metro saia se não me engano 80 dilmas. o pedaço que comprei de quase um metro paguei 22 dilmas, porque em uma das pontas havia um furo no couro, e ele tinha um ralado em outra parte.

 

O segredo é saber procurar e pechinchar. Até quis comprar uma ferramenta destas para corte, mas fui desencorajado pelo vendedor, que me mostrou que até um estilete dá conta, se voc~e não trabalhar em um cortume profissional.

 

Até mais....

 

Diego, é isso mesmo. As falhas mais comuns que o pessoal evita é cicatriz, cicatriz de carrapato, variações na espessura, rasgos, defeitos da escarnadeira e tudo isso termina não afetando uma bainha e outros utilitários de couro. A faca eu não sabia que tinha ficado cara, quando eu comprei a minha numa ferragem e a sovela custou mais caro, mas isso faz muito tempo. Hoje em dia, eu usaria o zebu para cortar couros que a tesoura não dá conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E por falar na Starret, parece que até ela sacou que as lâminas de serra são boas para cortar couro e as vende já cortadas e sem fazer os dentes de serra:

 

FACA PARA CORTE DE COURO - Lâmina para Faca - RS-6

http://www.starrett.com.br/produtos/produtodetalhe.asp?prodnome=Lamina-para-Faca-RS-6&codprod=792&cat=4&linha=87

Lamina-para-Faca---RS-6_ImgProd792.jpg

 

Produzida em aço rápido HSS das serras RS.

Para couros, borrachas, tapeçaria.

Ponta preparada para afiação: 30 graus.

 

Lamina-para-Faca---RS-6_ImgProd3792.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gostaria de fazer uma consulta aos amigos do fórum; seria interessante criar-se um tópico para que se debata um tema polêmico: scandi grind é o melhor grind para uma faca all around, ou seja, uma faca para múltiplas-aplicações no tipo de ambiente silvestre que temos no Brasil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...