Ir para conteúdo

FIM DE SEMANA NA SERRA DO CIPÓ (Com fotos)


Posts Recomendados

  • Membros

E ai pessoal, vou comelar a postar meus relatos a partire de hj , de viagens de 2007 a 2011, desculpe pela demora,mas eh que nunca criava coragem, e hj criei. Espero que ajude.... Abraço a todos os mochileiros.

 

SERRA DO CIPÓ –Setembro de 2010-(Cachoeiras Serra Morena e Farofa)

Em Setembro de 2010, eu e minha namorada resolvemos dar uma volta na Serra do cipó e conhecer este lugar tão comentado. Gosto muito deste turismo de Serra, Cachoeira e etc... Partimos de Belo Horizonte-MG, fica mais ou menos uns 100 km, 2 horas de carro aproximadamente(Distrito Cardeal Mota). A pousada a gente já tinha olhado na net, mas na hora a gente não achou o lugar e por sorte conseguimos um melhor, e por um preço justo.

(( http://www.guiaserradocipo.com.br/lapagrande/))

 

 

20111110222516.JPG

 

A Dona da Pousada é uma Sra. Muito Educada, D. Nelly , eu acho. Fazenda Lapa Grande é o nome da Pousada, que ainda mantém algumas cabeças de gado, e um terreno bem grande, com piscina e etc. Outro detalhe é que o local serve um delicioso café da manhã.Aliás , pra quem gosta tem até um Queijo que fazem e vendem lá na Fazenda mesmo.

 

20111110223014.JPG

 

A pousada fica no caminho para uma das portarias do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Chegamos numa sexta a noite, e pela manhã resolvemos explorar alguma coisa.

À noite ficamos pela pousada mesmo, comemos algo e fomos descansar para a manhã de sábado. O silêncio era ponto de honra na pousada, a noite toda só se ouvia grilos, e um mínimo barulho de água caindo, numa cachoeira que pertence também à pousada.

Na manhã seguinte, café da manhã caprichado, com direito a pão de queijo original de Minas (hehehe), sucos diversos, bolos, pães etc... Pronto pra caminhada do dia. Fomos então ao centrinho, onde tem um centro de informações turísticas. Lá colhemos algumas informações e adquirimos um panfleto (R$ 5,00) com o mapa da região, e com os principais pontos e distâncias entre eles. Muitos lugares são de fácil acesso, apesar de caminhada longa, a orientação no caminho é fácil. Porém algumas cachoeiras necessitam sim da presença do guia, por não apresentarem uma correta sinalização. Algumas cachoeiras são dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó, e outras são nos arredores mesmo, você pega a rodovia principal, que cruza no centrinho e dali vai por alguma entrada de terra, vai depender da cachoeira escolhida... achei um mapinha legal na internet, da uma olhada que vocês vão entender.

Decidimos por conhecer a cachoeira Serra Morena, pegamos algumas coisas no mercado para levar, (de preferência leve algum lanche leve, para não atrapalhar na caminhada) e pegamos a direção da entrada da cachoeira. Depois que passamos a entrada pra cachoeira Véu da Noiva, seguimos em frente, subimos uma “serrinha” e bem no alto tem a entrada pra Cachoeira Serra Morena, à esquerda de quem sobe. Nessa “serrinha” existem alguns mirantes, onde se podem tirar ótimas fotos. O caminho de estrada de terra é aproximadamente de 7km, depois tem a portaria e pra chegar na Cachoeira mesmo, ,tem uma caminhadinha, mas bem tranqüila.

 

 

 

20111110223440.jpg

 

Anda um pouquinho (30min), mas vale a pena, no dia, por sorte, chegamos e achamos a Cachoeira deserta, era só nossa. Mas por infelicidade (ou exclusividade) não tínhamos levado pilha pra câmera. A Cachoeira fica tipo numa cratera, o acesso é meio dificultado na hora de descer, mas vale muito a pena, lembrando que a água é bem gelada. E bem limpa também. Pode-se notar a presença de alguns pequenos peixes por ali.

 

 

20111110223805.png

 

Ficamos ali por umas três horas, já era meio tarde, e acabou por terminar nossa exclusividade, com a chegada de outros turistas no local, decidimos então voltar pra pousada, e preparar pro dia de domingo.

A Caminha tranqüila, no meio do trecho de terra, até o asfalto, tem um restaurante, bem rústico mesmo, tipo numa casinha, mas a comida é muito boa, e não é caro. (Pra quem gosta tem uma cachacinha ótima). Chegamos na pousada para dar uma relaxada, e preparar, pra dar uma volta a noite no centrinho, tomar um vinho e comer algo. Na rua principal tem uma pizzaria ótima, o nome é SANTA PIZZA, decoração bem rústica e é bem pequena, logo depois da ponte de chegada, a esquerda de quem vem de BH, servem ótimos vinhos lá também.

 

 

20111110224015.jpg

 

Depois uma soneca boa, no domingo o dia começou cedo, em busca de um ultimo refúgio no fim de semana.

 

O Novo destino era o Parque Nacional, e La chegando, decidimos que seria a Cachoeira da Farofa a nova parada.

 

20111110224204.jpg

 

Compramos os tickets de entrada, (R$ 15 pra cada) e Alugamos umas bicicletas, (R$ 35 cada uma a diária **)** DETALHE: As Bicicletas são bem normais, e bem fracas para aquele tipo de percurso, pra quem curte MTB (como eu curto), aconselho levar sua bike de casa. Como eu não tinha me informado dessa possibilidade antes de ir, deixei a minha em casa e me arrependi. Mas fazer o que, vamos aproveitar do jeito que dá,e até que as “Caloi Aspen” quebraram um galhão nosso., tinha também a opção de ir à cavalo, o aluguel era o mesmo valor.

 

 

20111110224403.JPG

 

O Caminho era bem forçado, com partes em areia, dificultando o deslocamento das bicicletas, de cavalo parecia ser bem menos cansativo e menos demorado.... hehehhe pena que só constatei isso no meio do caminho... Em algumas épocas do ano, os cursos d´água ficam intransponíveis, por isso é bom ver a data melhor pra ir. No verão chove muito.

 

 

20111110224604.JPG

Passando por riachos cristalinos...

 

 

20111110224732.JPG

20111110224758.JPG

 

20111110224855.JPG

tudo valeu a pena, o caminho era contagiante, aquelas montanhas desertas...um vegetação viva, o cenário de primeira.

 

20111110225221.JPG

20111110225305.JPG

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20111110225450.png 500 376.353790614 CACHOEIRA DA FAROFA]* esta foto eu peguei na net, somente esta....[/picturethis]

 

Na chegada, tem que deixar a bike ou o cavalo, depende de como for, antes de atravessar a água e subir pra cachoeira, pois o acesso só é possível a pé, mas é bem pertinho, uns 20 metros eu acho. Dessa vez a gente tinha levado a câmera e deu pra tirar algumas fotos.

 

 

20111110225828.png

E antes que ameaçasse escurecer, seguimos caminho pra voltar, o deslocamento durou em torno de 2 horas. Na volta ainda nos perdemos um pouco, mas logo encontramos o caminho certo..

Na volta, o cansaço já começava a aparecer. Porém o visual, cada vez melhor. O Efeito que a luz do sol faz nas montanhas quando está se pôr, é muito lindo.

 

 

 

 

20111110230156.JPG

 

Na chegada a sede do parque, levamos os pés, limpamos o que deu, passamos na pousada pra poder partir pra Belo Horizonte, afinal o fim de semana já tava acabando!!! Mas valeu por ter ido a um lugar como a Cachoeira da Farofa.

 

 

20111110230445.JPG

 

 

20111110230532.JPG

FIM DE SEMANA CURTO, MAS BEM APROVEITADO, EU RECOMENDO!

 

 

20111110230757.JPG

 

OPS: Hj estou solteiro, e recomendo o passeio tanto pra casais como pra solteiros... Abraço a TODOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

tm cout v.o, (tive que copiar e colar!! rsrsrsr)

 

Muito bacana seu relato, que maravilha começar a postar!! Isso é muito bom pois ajuda aos outros mochileiros com o compartilhamento de informações!

 

As fotos estão lindas!! parabéns!!!

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
tm cout v.o, (tive que copiar e colar!! rsrsrsr)

 

Muito bacana seu relato, que maravilha começar a postar!! Isso é muito bom pois ajuda aos outros mochileiros com o compartilhamento de informações!

 

As fotos estão lindas!! parabéns!!!

 

abraços!

Valew, em breve, muito mais, e com os detalhes, primeiro vou postar as fotos, que é pra animar o leitor hehehe Abração....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...