Ir para conteúdo

A primeira trilha a gente não esquece!


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Vale ressaltar que esta mesma trilha está interditada, pelos mais contestáveis motivos - apesar de nem sempre os guardas fiscalizarem a entrada da trilha. Portanto, qqer acesso à trilha do Vale do Rio Mogi, e consequentemente, à trilha do Poço Formoso é considerado "clandestino" e está vetado inclusive para os guias da vila. Mas a gente vai neh ::lol4::

 

 

a gente não encontrou nenhuma fiscalização na terça nem no domingo, apenas uma faixa amarela daquelas de cena de crime que não me intimidou nenhum um pouco ao contrário rsrs :D

 

o plano inicial foi entrar e ir até o poço ou até onde seria possível passar (como não sabia as condições em que a trilha se encontrava)

 

mais depois que começamos a andar vi que só precisávamos ter cuidado com algumas partes de deslizamento e para não escorregar pq o clima "chove não chove" não ajudava muito...

 

Hum, este comentário acima me fez recordar de algo!

 

Nesta semana, soube que nos últimos dias, três pessoas morreram em Paranapiacaba e mais uma esta desaparecida (nosso companheiro do mochileiros.com "Minduim"), as mortes deram-se duas por acidentes e a terceira por hipotermia! Talvez a faixa amarela esteja lá por este motivo! (NÃO TENHO CERTEZA) ::Ksimno::

Enfim, isso nos volta a lembrar que a pratica de trekking é ótima, prazerosa e repleta de novidades lindas. Porém NUNCA devemos esquecer que temos que ter respeito na mata, jamais sujar o meio ambiente ou destruir a vegetação, deixar marcas, lixo e etc... Devemos respeitar aquele local, a natureza sente e acredite, muitas vezes ela cobra!

No começo dessa vida de trilheiro, saímos para desfrutar das maravilhas escondidas, descuidados, até mesmo por falta de conhecimento, porém o ideal é nos atentarmos aos detalhes como calçados apropriados para evitar escorregões, torções e pernas quebradas (na falta de um sapato, ir descalço "apenas nas pedras" é uma boa opção)! Luvas para não pegar em espinhos e etc... Muita água p/ hidratação, Calça, boné e etc... Pois bem, só quero lembrar que além do respeito que devemos ter, temos também que nos preparar. No mais, é só curtir a trip e trazer no máximo fotos e vídeos =].

 

Abraços pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

ta certo Jef...

 

medo não mais respeito sempre!

 

quero fazer mais passeios por la, só que planejando claro de acordo com a dificuldade pq começamos na vida trilheira domingo rsrs

 

tem q ir dificultando aos poucos e pretendo investir em alguns itens como calçado, bolsa e uma bussola rsrs

eu acho q os itens mais importantes já consegui que é vontade e um parceiro pra se meter nessas aventuras! :D

 

de certo que esse e outros sites me ajudaram muito, eu já sabia bem a teoria antes de ir la no domingo...vi ftos, videos, li relatos quando cheguei la foi como se já tivesse ido!

ler é uma viagem mais nada se compara a ver com os próprios olhos!

 

pena q o tempo estava meio feio :cry:

 

temos que ser aventureiros mais com responsabilidade pra justamente não acontecer essas tragédias q vc comentou!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
e aproveitando como eu faço pra chegar no lago de cristal?? :P

 

não que eu queira mastigado mais é que é uma das minhas próximas ambições e como vc e o Massa já foram...

 

Olá Dyanne!

 

Desculpe a demora, retornamos apenas hoje do mato rs...

Enfim, vou tentar ajudar!

 

A trilha p/ o lago de Cristal é bem fácil.

Vcs pegarão o tradicional busão até Paranapiacaba, porém, deverão ficar atentos, pois, irão descer em frente a fábrica da "SOLVAY" (sugestão: Avisar o cobrador). Após estarem em frente a rua da entrada da SOLVAY, vcs seguirão pela estrada sentido Paranapiacaba a pé e a uns 200 mt poderão ver a primeira entrada a direita. Entre nesta estradinha de terra e vão em frente, no início existe uma casinha do lado esquerdo, continuem andando. Após uns 10 minutos andando vcs encontrarão a primeira curva a esquerda (ponto de referência é uma placa branca bem grande logo nesta curva), entrem nesta curva e prossigam.

 

Segue imagem da placa de referência:

20111120233926.jpg

 

Após uns 15 a 20 minutos nesta nova estradinha de terra haverá uma entrada a direita, entrem nela, e vão em frente, quando vcs estiverem andado mais uns 10 minutos haverá uma curva brusca a esquerda e do lado direito uma "picada" pela qual vcs devem prosseguir entrando na mata. Saindo da trilha de jipes e finalmente entrando na trilha dentro da mata. Dai em diante só terá mais uma entrada q vcs deverão saber (mencionarei mais a frente), vcs andarão cerca de 5 minutos após entrarem na picada á direita, quando derrepente aparecerá uma pequena ponte de madeira por cima de um cano antigo de esgoto que esta dentro do rio vermelho.

 

Segue imagem da ponte:

20111120233658.jpg

 

Atravessem a ponte e continuem andando.

Não haverá bifurcação e nem dificuldades (tirando alguns trechos escorregadios), após mais 10 minutinhos verão a primeira travessia do rio vermelho ou rio da Solvay, atravessem o riacho (cuidado p/ não escorregar), a trilha estará no lado oposto, bem marcada também, a última bifurcação é logo após a travessia, fiquem atentos, pois, a trilha principal (aparentemente), leva a um caminho que é em forma de subida, porém, este não NÃO É O CAMINHO CORRETO!!!

 

Quando atravessarem o rio, haverá a trilha que sobe em direção a algum lugar (ainda desconhecido por mim hehe...), e a que leva ao lago de Cristal, pois bem, a que vcs devem seguir é uma que segue à esquerda margeando o rio vermelho. Vão em frente, pois, após esta bifurcação não haverá mais dificuldades. Travessias do riozinho, trilha margeando o riozinho e assim segirá a trip de vcs até o lago de cristal, que estará a uns 15 minutos após a bifurcação mencionada a instantes.

 

No mais é isso ai Dyanne, boa sorte, boa trip e se precisar de uma ajuda é só falar.

 

Abç...

 

LAGO DE CRISTAL:

20111121002136.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Nossa eu fico brisando nesse site...quando quero saber alguma informação sobre um lugar que eu fiquei sabendo venho sempre aqui no forúm saber mais...porque sabemos que toda informação é válida em lugares que não conhecemos... :P

Minha primeira trilha também fiz em Paranapiacaba...trilha do Mirante...já fiz essa trilha de noite, de noite com chuva, de noite com lua cheia...de todo jeito...sem pre sem guia...

Uma coisa que tem me desagradado na Vila e especificamente nesta trilha é a exigencia de monitoria...cara a trilha é a mais simples possivel...por isso subo a noite...

Fora isso a cidade é linda e ideais para praticantes de trekking como nós... ::cool:::'>

Irei fazer essa trilha do poço formoço dia 02 de Junho... ::Cold:: vamos ver...tomara que não tenha guarda senão o jeito vai ser desviar para pedra da qatinga....

 

Saudações...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 5 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...