Ir para conteúdo
Dyanne

A primeira trilha a gente não esquece!

Posts Recomendados

ola

 

ja leio os relatos do mochileiros.com há algum tempo, com certa admiração e inspiração de me meter em tantas aventuras como o pessoal aqui do site..finalmente ja tenho algo pra escrever.

 

A primeira vez é inesquecível e a minha como trilheira foi em uma trilha la em Paranapiacaba...

 

tudo começou na terça dei um cano no trabalho e bebendo com o namorado la no centro pensando em algo pra fazer, olhei pra ele e disse: que tal irmos para Paranapiacaba?

ele me olhou e empolgado prontamente balançou a cabeça e disse: vamos!

isso já era 15:00 depois de metrô, trem e ônibus chegamos la pelas 17:00 na pacata vila que parecia até uma cidade fantasma...

a primeira impressão foi que já estávamos num lugar meio que perdido no tempo..

eu que adoro história e mato achei o lugar perfeito!

chegamos na vila e já fomos meio que coletar informações pq íamos voltar no domingo para passar o dia então queríamos já ter uma ideia do que se podia esperar...

meio que conhecia a vila pelo que li na net e estava interessada na trilha do poço formoso e mesmo sendo pros dois a primeira trilha não queria ir com guia, sei la parece que tira um pouco da adrenalina e aventura de meter as caras e fazer por si só :D

fomos então ao famoso bar da Zilda e la conversamos com o Tucão um simpático nativo que trabalha no bar e ficou feliz em nos dar coragem e algumas informações sobre a trilha...

o agradecemos e com as informações dadas fomos ver o mirante que fica no começo da trilha mesmo com a neblina q já se espalhava pelo céu a paisagem ainda era incrível...

e antes de voltar para o bar e tomar a saideira adentramos na trilha e andamos até a primeira torre, vendo q a trilha era "aberta" e sem grandes dificuldades pelo menos até aquele ponto, me animei em voltar no domingo ...

voltando pro inicio da cidade a paisagem já era outra, na parte alta me lembrou "Silent Hill" chegando na ponte que da acesso ao bar da zilda já me lembrou uma fase em cima de uma ponte no "Resident Evil 4" a cidade com neblina fica realmente sinistra...

tomada a saideira rumamos de volta para casa...

 

domingo 8:00 da manhã já estávamos no ponto de Rio Grande da Serra mesmo o tempo estando bem diferente do que vimos na terça ainda estava super animada e pra nossa surpresa mesmo o tempo estando uma droga o ponto estava lotado :shock:

pegamos o ônibus com mais trilheiros a maioria desceu pela estrada e a farofada que desceu toda em parana..

não vou mentir que o tempo estava mesmo desanimador fomos olhar o começo da trilha e bateu sei la um medo por ser a primeira trilha que fazíamos e por estar meio que deserta então fomos ao bar ver se arrumávamos uma outra trilha com guia. Conversamos um pouco com o amigo que fizemos na terça e ele novamente nos encorajou não sei se foi ele, a cerveja ou a ilusão na parte baixa que o clima estava abrindo decidimos subir e encarar!

quando voltamos parecia que o clima estava pior rsrsrs

porém já decididos e com um pouquinho de álcool no sangue entramos e foi a melhor decisão, escorregamos um pouquinho na descida pq tudo estava bem úmido e quanto mais nos aproximávamos mais escorregadio ficava ::lol4::

depois de uma caminhada moderada que pra muitos aqui do mochileiros deve ser super café com leite ^^ e sem grandes dificuldades, só um ressalto mesmo lendo o relato do Massa entramos na mesma bifurcação com teia de aranhas dai voltamos e pegamos a certa!

quando chegamos no poço podia até cantar "we are the champions-Queen" rsrsrs ficamos algum tempo curtindo encarei até me molhar um pouco na água q estava congelante porém tava valendo como um troféu..

meu namorado se limitou ha molhar apenas os calcanhares pois esqueceu o shorts... ::putz::

depois de ter curtido a paisagem e respirado bastante ar puro...

já era hora de voltar pois estava perto de ter uma hipotermia ::Cold:: rsrsrs

então começamos a subir mais escalaminhando que caminhando porém nem escorregamos, já estávamos mais ligeiros quanto aos obstáculos e todo lixo que encontramos no caminho prontamente guardamos para jogar no lugar devido ::grr::

enfim chegamos de onde partimos com gosto de vitória e fomos bebemorar no bar da Zilda e expor as fotos orgulhosos ::otemo::

ainda andamos um pouco em volta da vila e voltamos pra tomar a saideira no Bar, fizemos amizade com um casal corinthiano q estava por la, provamos o vinho da casa e a pinga cambuci ambos mto bons!

foi um dia incrível e estávamos exaustos pagamos a conta, agradecemos ao nosso amigo Tucão e fomos rumo ao ponto com o casal de amigos q fizemos no bar.

RG. da Serra....Tamanduatei...ônibus/Casa :D

 

pretendo voltar la mais vezes e desbravar tudo o que tiver a ser desbravado por aquelas bandas, quero agradecer pelo relato do Massa e do Jef que foram muito úteis pra mim!

 

e em especial agradecer ao Alex por ter feito do meu domingo nublado um dia incrível, sem ele isso não seria possivel ::kiss::

 

ps: desculpa qualquer erro ortográfico, de concordância e etc...é o primeiro de muitos relatos!

 

valeu galera segue algumas fotos!

 

 

 

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20111114231852.jpg 500 375 Legenda da Foto]réplica do big ben ao fundo[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20111114233640.jpg 500 375 Legenda da Foto]locomotiva em meio a neblina[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20111114232428.jpg 500 375 Legenda da Foto]ponto até onde fomos na terça[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20111114232634.jpg 500 375 Legenda da Foto]enfim Poço formoso[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20111114233312.jpg 500 375 Legenda da Foto]varias piscinas naturais[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20111114233022.jpg 375 500 Legenda da Foto]Eu e o meu parceiro de crimes ::love::[/picturethis]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois é Marcelo, já estou inspirada a voltar la... rsrs

 

um pessoal que encontramos la no poço disse que da pra se descer mais ainda...só não sei aonde vai dar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Dyanne! Realmente, a primeira trilha, independente da dificuldade que ela apresente, acaba por se tornar inesquecível, digna de se contar para nossos herdeiros!

 

Parabéns pela iniciativa de iniciar no trekking, e espero que este "estilo de vida" perdure por muito tempo em sua vida, pois além de saudável, proporciona o convívio pleno com o mundo natural e fuga do stress urbano.

 

Quanto à trilha do Poço Formoso: esta é um dos possíveis subcaminhos da principal: a Travessia do Vale do Rio Mogi, que se estende até o antigo Cosipa(atual Usiminas), em Cubatão, antes, interceptando o respectivo Rio Mogi, no fundo do vale, em 5km pirambeira abaixo.

 

A bifurcação a qual citei em meu relato e que vcs tb adentraram, na verdade, é o caminho principal para o Rio Mogi. Caso decida algum dia realizar a travessia completa de Paranapiacaba a Cubatão, siga por aquele caminho (a travessia tem ao todo, 10km, sendo que os últimos 5km são pelo próprio leito do rio, com água podendo chegar até o abdome)

 

Vale ressaltar que esta mesma trilha está interditada, pelos mais contestáveis motivos - apesar de nem sempre os guardas fiscalizarem a entrada da trilha. Portanto, qqer acesso à trilha do Vale do Rio Mogi, e consequentemente, à trilha do Poço Formoso é considerado "clandestino" e está vetado inclusive para os guias da vila. Mas a gente vai neh ::lol4::

 

Quanto ao pessoal que desceu do ônibus no meio da estrada, fica uma dica: a trilha que estavam a fazer alí era ou a Trilha das Cachoeiras do Vale(que passa pelo Lago de Cristal, Cachoeira das Graças e desce um profundo vale), ou a famosa Trilha da Cachoeira da Fumaça. A primeira é uma trilha muito fácil e pouco cansativa, porém, há um trecho em que deve cruzar e acompanhar o leito de um raso rio, o que acaba molhando até a canela. A trilha é facil somente até a cachoeira das Graças, pois depois desse ponto, começa uma descida árdua e perigosa pelo leito rochoso do rio, que agora se mostra mais traiçoeiro.

 

Grande abraço e boas trilhas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pois é Marcelo, já estou inspirada a voltar la... rsrs

 

um pessoal que encontramos la no poço disse que da pra se descer mais ainda...só não sei aonde vai dar!

 

Olá Dyanne,

 

Fico feliz em saber que nossos relatos ajudaram, certa vez li aqui mesmo os mochileiros que "quando relatamos a nossa trip, é como se voltássemos ao local"... E realmente isso é muito prazeroso, ajudar e compartilhar, a final aqui não é o clube do bolinha!

Sempre que precisar de um ALOHAAêeeeeee...

 

Abraços e saudações mochileiras!

 

''TREKKINGFOREVER''

 

::hahaha::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

obrigado meninos pelas dicas...

 

fuçando em alguns relatos de vcs aki no site e tbm no site do Massa percebi que vcs voltam la com frequência afinal tem mta coisa pra se fazer!

 

quem sabe a gente não marca uma trip....

 

fiz a primeira e ja to louca pra fazer as proximas ::hahaha::

 

sempre gostei desse estilo de vida sou mais hippie q urbana rsrsrs

 

e graças ao que leio por aki encoraja mais ainda de se meter em aventuras por ai, até porque tem bastante coisa pra ver pelo quintal de SP q mta gente não sabe!

 

ja estou planejando a próxima quem sabe pro lago do cristal ir dificultando com o tempo mais posso dizer que quero entrar de cabeça nessa vida trilheira e mochileira....

 

passeio pra turista ver... to fora ::bruuu::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vale ressaltar que esta mesma trilha está interditada, pelos mais contestáveis motivos - apesar de nem sempre os guardas fiscalizarem a entrada da trilha. Portanto, qqer acesso à trilha do Vale do Rio Mogi, e consequentemente, à trilha do Poço Formoso é considerado "clandestino" e está vetado inclusive para os guias da vila. Mas a gente vai neh ::lol4::

 

 

a gente não encontrou nenhuma fiscalização na terça nem no domingo, apenas uma faixa amarela daquelas de cena de crime que não me intimidou nenhum um pouco ao contrário rsrs :D

 

o plano inicial foi entrar e ir até o poço ou até onde seria possível passar (como não sabia as condições em que a trilha se encontrava)

 

mais depois que começamos a andar vi que só precisávamos ter cuidado com algumas partes de deslizamento e para não escorregar pq o clima "chove não chove" não ajudava muito...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato, tanto a vila quanto seus arresores - digo, Taquarussu, Taiaçupeba, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Cubatão, são repletas das mais variadas trilhas e maninhos selvagens, para todos os tipos e gostos!

 

Conhecer todas as maravilhas destes lugares requerem inúmeros retornos e incursões variadas, uma vez que as trilhas costumam ter bifurcações, que por suas vezes, podem desembocar em verdadeiros tesouros perdidos.

 

Qualquer coisa, estamos aí para mais trips, mantemos contato e podemos marcar alguma!

 

O Jefferson é companheiro meu de trilha tb kkk ::lol4::

 

Abç

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rsrsrs...

 

eu tbm pensei a mesma coisa.

 

eu realmente fiz algo a respeito quando vi a faixa.... me abaixei e passei por baixo! ::lol4::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma vez que fui barrado na entrada desta trilha, alegaram que o movivo da interdição era que ela estava em manutenção, em virtude das fortes chuvas de JANEIRO... pelo visto, nada foi feito pela trilha... lamentável.... puro descaso... chega a ser revoltante!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Exato, tanto a vila quanto seus arresores - digo, Taquarussu, Taiaçupeba, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Cubatão, são repletas das mais variadas trilhas e maninhos selvagens, para todos os tipos e gostos!

 

Conhecer todas as maravilhas destes lugares requerem inúmeros retornos e incursões variadas, uma vez que as trilhas costumam ter bifurcações, que por suas vezes, podem desembocar em verdadeiros tesouros perdidos.

 

Qualquer coisa, estamos aí para mais trips, mantemos contato e podemos marcar alguma!

 

O Jefferson é companheiro meu de trilha tb kkk ::lol4::

 

Abç

 

ALOHAAA!!!

 

Bom dia,

 

Como citado acima, a serra do mar é cercada por belezas naturais como cachoeiras, lagos, gargantas e trocentas outras. O legal é que a mata atlântica (apesar de restar apenas 7% do que ela já foi um dia), ainda é um lugar fantástico e maravilhoso, cercado de paz, harmonia e muita VIBE!

Eu e o Massa praticamos trekking juntos com mais algumas pessoas, e o meu lugar lugar favorito em particular é sem dúvida a serra na parte de Paranapiacaba, onde é possivel não somente a prática do trekking, como também escalada, rapel dentre outras.

Quando estiver a fim é só avisar. Estamos ai para ajudar e somar.

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vale ressaltar que esta mesma trilha está interditada, pelos mais contestáveis motivos - apesar de nem sempre os guardas fiscalizarem a entrada da trilha. Portanto, qqer acesso à trilha do Vale do Rio Mogi, e consequentemente, à trilha do Poço Formoso é considerado "clandestino" e está vetado inclusive para os guias da vila. Mas a gente vai neh ::lol4::

 

 

a gente não encontrou nenhuma fiscalização na terça nem no domingo, apenas uma faixa amarela daquelas de cena de crime que não me intimidou nenhum um pouco ao contrário rsrs :D

 

o plano inicial foi entrar e ir até o poço ou até onde seria possível passar (como não sabia as condições em que a trilha se encontrava)

 

mais depois que começamos a andar vi que só precisávamos ter cuidado com algumas partes de deslizamento e para não escorregar pq o clima "chove não chove" não ajudava muito...

 

Hum, este comentário acima me fez recordar de algo!

 

Nesta semana, soube que nos últimos dias, três pessoas morreram em Paranapiacaba e mais uma esta desaparecida (nosso companheiro do mochileiros.com "Minduim"), as mortes deram-se duas por acidentes e a terceira por hipotermia! Talvez a faixa amarela esteja lá por este motivo! (NÃO TENHO CERTEZA) ::Ksimno::

Enfim, isso nos volta a lembrar que a pratica de trekking é ótima, prazerosa e repleta de novidades lindas. Porém NUNCA devemos esquecer que temos que ter respeito na mata, jamais sujar o meio ambiente ou destruir a vegetação, deixar marcas, lixo e etc... Devemos respeitar aquele local, a natureza sente e acredite, muitas vezes ela cobra!

No começo dessa vida de trilheiro, saímos para desfrutar das maravilhas escondidas, descuidados, até mesmo por falta de conhecimento, porém o ideal é nos atentarmos aos detalhes como calçados apropriados para evitar escorregões, torções e pernas quebradas (na falta de um sapato, ir descalço "apenas nas pedras" é uma boa opção)! Luvas para não pegar em espinhos e etc... Muita água p/ hidratação, Calça, boné e etc... Pois bem, só quero lembrar que além do respeito que devemos ter, temos também que nos preparar. No mais, é só curtir a trip e trazer no máximo fotos e vídeos =].

 

Abraços pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta certo Jef...

 

medo não mais respeito sempre!

 

quero fazer mais passeios por la, só que planejando claro de acordo com a dificuldade pq começamos na vida trilheira domingo rsrs

 

tem q ir dificultando aos poucos e pretendo investir em alguns itens como calçado, bolsa e uma bussola rsrs

eu acho q os itens mais importantes já consegui que é vontade e um parceiro pra se meter nessas aventuras! :D

 

de certo que esse e outros sites me ajudaram muito, eu já sabia bem a teoria antes de ir la no domingo...vi ftos, videos, li relatos quando cheguei la foi como se já tivesse ido!

ler é uma viagem mais nada se compara a ver com os próprios olhos!

 

pena q o tempo estava meio feio :cry:

 

temos que ser aventureiros mais com responsabilidade pra justamente não acontecer essas tragédias q vc comentou!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e aproveitando como eu faço pra chegar no lago de cristal?? :P

 

não que eu queira mastigado mais é que é uma das minhas próximas ambições e como vc e o Massa já foram...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e aproveitando como eu faço pra chegar no lago de cristal?? :P

 

não que eu queira mastigado mais é que é uma das minhas próximas ambições e como vc e o Massa já foram...

 

Olá Dyanne!

 

Desculpe a demora, retornamos apenas hoje do mato rs...

Enfim, vou tentar ajudar!

 

A trilha p/ o lago de Cristal é bem fácil.

Vcs pegarão o tradicional busão até Paranapiacaba, porém, deverão ficar atentos, pois, irão descer em frente a fábrica da "SOLVAY" (sugestão: Avisar o cobrador). Após estarem em frente a rua da entrada da SOLVAY, vcs seguirão pela estrada sentido Paranapiacaba a pé e a uns 200 mt poderão ver a primeira entrada a direita. Entre nesta estradinha de terra e vão em frente, no início existe uma casinha do lado esquerdo, continuem andando. Após uns 10 minutos andando vcs encontrarão a primeira curva a esquerda (ponto de referência é uma placa branca bem grande logo nesta curva), entrem nesta curva e prossigam.

 

Segue imagem da placa de referência:

20111120233926.jpg

 

Após uns 15 a 20 minutos nesta nova estradinha de terra haverá uma entrada a direita, entrem nela, e vão em frente, quando vcs estiverem andado mais uns 10 minutos haverá uma curva brusca a esquerda e do lado direito uma "picada" pela qual vcs devem prosseguir entrando na mata. Saindo da trilha de jipes e finalmente entrando na trilha dentro da mata. Dai em diante só terá mais uma entrada q vcs deverão saber (mencionarei mais a frente), vcs andarão cerca de 5 minutos após entrarem na picada á direita, quando derrepente aparecerá uma pequena ponte de madeira por cima de um cano antigo de esgoto que esta dentro do rio vermelho.

 

Segue imagem da ponte:

20111120233658.jpg

 

Atravessem a ponte e continuem andando.

Não haverá bifurcação e nem dificuldades (tirando alguns trechos escorregadios), após mais 10 minutinhos verão a primeira travessia do rio vermelho ou rio da Solvay, atravessem o riacho (cuidado p/ não escorregar), a trilha estará no lado oposto, bem marcada também, a última bifurcação é logo após a travessia, fiquem atentos, pois, a trilha principal (aparentemente), leva a um caminho que é em forma de subida, porém, este não NÃO É O CAMINHO CORRETO!!!

 

Quando atravessarem o rio, haverá a trilha que sobe em direção a algum lugar (ainda desconhecido por mim hehe...), e a que leva ao lago de Cristal, pois bem, a que vcs devem seguir é uma que segue à esquerda margeando o rio vermelho. Vão em frente, pois, após esta bifurcação não haverá mais dificuldades. Travessias do riozinho, trilha margeando o riozinho e assim segirá a trip de vcs até o lago de cristal, que estará a uns 15 minutos após a bifurcação mencionada a instantes.

 

No mais é isso ai Dyanne, boa sorte, boa trip e se precisar de uma ajuda é só falar.

 

Abç...

 

LAGO DE CRISTAL:

20111121002136.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrando que o alerta principal, tanto nesta quanto em qualquer outra trilha, em especial, as que envolvem trechos em rios, é para o fato de que se deve evitar realizar em dias de mau tempo, uma vez que estes rios podem ter suas vazões drasticamente aumentadas, até mesmo, com uma simples garoa. No mais, vale muito a pena mesmo esta do Lago de Cristal/Cachu das Graças.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa eu fico brisando nesse site...quando quero saber alguma informação sobre um lugar que eu fiquei sabendo venho sempre aqui no forúm saber mais...porque sabemos que toda informação é válida em lugares que não conhecemos... :P

Minha primeira trilha também fiz em Paranapiacaba...trilha do Mirante...já fiz essa trilha de noite, de noite com chuva, de noite com lua cheia...de todo jeito...sem pre sem guia...

Uma coisa que tem me desagradado na Vila e especificamente nesta trilha é a exigencia de monitoria...cara a trilha é a mais simples possivel...por isso subo a noite...

Fora isso a cidade é linda e ideais para praticantes de trekking como nós... ::cool:::'>

Irei fazer essa trilha do poço formoço dia 02 de Junho... ::Cold:: vamos ver...tomara que não tenha guarda senão o jeito vai ser desviar para pedra da qatinga....

 

Saudações...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×