Ir para conteúdo

Quanto custa a sua viagem?


Posts Recomendados

  • Membros

Salve mochileiros!

 

Um dos questionamentos mais recorrentes no tema planejamento financeiro de viagem é o tal do "quanto se gasta por dia em uma viagem para o lugar tal". E de fato esta é uma maneira bem prática de planejar sua viagem, sabendo de quanto dinheiro vaio precisar dispor. Lendo relatos por aí, tenho visto uma grande variação nesses valores diários que as pessoas afirmam gastarem por dia em suas viagens, logicamente isso depende muito do seu estilo de viajar, dos passeios que realiza, do seu nível de exigência nas hospedagens, etc. Pois então, com esse tema em mente revi meus diários de viagem e cheguei à conclusão que nos dias de hoje posso afirmar que em média gasto R$ 100 por dia durante uma viagem, isso com todas as despesas diluídas nesse valor. Esse resultado eu obtive enquanto escrevia este artigo no meu blog, que fala justamente sobre esse tema: Quanto custa uma viagem?

 

Mas fiquei curioso e gostaria de ouvir outras opiniões, baseadas em experiências de viagem: E VOCÊ, QUANTO GASTA POR DIA EM UMA VIAGEM? Logicamente isso varia muito, mas se puder fazer uma grande média global, que valor melhor se aplicaria a você?

Link para o comentário
  • Membros

Rapaz... ultimamente não ta dando para sair de casa (com familia) por menos de R$300 por dia (Hospedagem, alimentação, Gasolina), mas o céu é o limite se for internacional coloca uns R$600 por dia.

Na verdade não calculo por dia, tem muita gente que faz assim, divide em passagens para ir e voltar do local, deslocamentos internos, alimentação e outros(ingressos, lembranças etc). Começo a Planejar pela passagem barata, assim que vejo uma promoção compravel (se for de avião) ai programa as férias em cima dessa data (pelo menos 3 meses antes) reservo todos os hotéis pela internet procurando melhor custo beneficio, ai vejo quantos dias vou ficar ponho R$200 por dia +/- 40% e esse vai ser o custo, normalmente dá certo.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Eu faço assim... separa custo de hospedagem que é fixo e passível de planejamento antes da viagem e calculo 125 reais por dia por pessoa para viagem. EM TESE dá tranquilo. Este cálculo sempre para viagens terrestres. Para viagens aéreas fazer o custo do aéreo em separado.

 

Assim, numa viagem de carro 125 reais dá tranquilo para gasolina e pedágios no dia que está com o pé na estrada (a roda né) mais alimentação e nos outros dias os 125 reais são uma boa meta... ou come qualquer coisa gastando 10 reais e o restante com passeios... ou faz aqueles passeios a pé sem custo e torra tudo num super restaurante etc.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Pra mim, tudo depende do lugar ... alguns são muito mais caros e complexos do que outros. Aqui no Brasil eu compro a passagem primeiro e me viro pro resto dar certo, pois aqui as viagens são menos complexas, mais acessíveis. Lá fora eu já faço planejamento minucioso e separo por categorias os gastos, prevendo todos eles antes de tomar a decisão. Não seria tão rigoroso se ganhasse bem e dinheiro não fosse um problema, mas quem é pobre e sonha viajar, tem que gastar de alguma forma. Quem não quer gastar muito dinheiro, gasta tempo planejando, para achar os meios mais baratos e eficientes de fazer alguma coisa.

 

De tanto bolar roteiros em viagens e opinar no dos outros, no caso específico da Europa eu escrevi um artigo a respeito, que está na minha assinatura.

Link para o comentário
  • Membros

Gostei de ver que tem mais gente que faz como eu: focar na compra das melhores opções possíveis de passagens aéreas e "moldar" o resto da viagem para encaixar nessa agenda! E realmente faz todo o sentido, já que uma das coisas menos flexíveis são as passagens aéreas promocionais, e ao mesmo tempo, costumam ser as coisas de custo mais impactante da viagem. Outa coisa que costuma fazer "estrago" na carteira são os ingressos e passeios. Não dá para simplesmente deixar de pagar o preço salgado de algumas atrações, pois muitas são simplesmente a razão de você estar lá. Então o negócio e tentar não pagar mais do que o necessário em hospedagem e alimentação, por exemplo.

Link para o comentário
  • Membros

Concordo plenamente Robson. Recentemente fizemos uma viagem a Ushuaia de carro e focamos justamente nessa linha de pensamento de economizar em hospedagem e alimentação. Como gostamos de acampar, botamos a preguiça de lado e fizemos um roteiro de campings. Não sabíamos se ia dar certo e corremos o risco de chegar nas cidades e ter que procurar um hotel de última hora. No fim deu certo. Nessa última experiência acho que conseguimos fazer uma viagem super econômica. Outra coisa que fizemos foi fazer um rancho antes de sair e levamos bastante comida junto já que estávamos de carro.

Foram 17 dias e 10515km rodados. Gastamos um pouco menos de R$800,00 entre camping e hotel, ou seja média de R$50,00 por dia em estadia para o casal. E vou dizer, não foi nada ruim, nos divertimos muito nos campings e conhecemos muitos mochileiros e aventureiros do mundo todo. Vimos muitas pessoas acampando mesmo viajando de avião e ônibus. Para quem não curte acampar pesquisar é a melhor forma de economizar com estadia.

Quanto a alimentação acho que não tem nada de vergonhoso ir a mercado e fazer um "rancho". Muita gente acho que comer quando se viaja é somente em restaurantes. Acho que o momento de ir em restaurantes tem que existir para poder conhecer os lugares, mas a gente tenta equilibrar isso com momentos de economia.

Economizando nesses dois fatores, e nas passagens, você "sobra" para investir em entradas e passeios, que são a razão de viajar como você disse.

Essa última viagem a Ushuaia conseguimos ter um custo de R$ 2500,00 por pessoa, e conhecemos muita coisa. Portanto um custo de R$ 150,00/dia com tudo.

Abraço!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...