Ir para conteúdo

Perú 18 dias - Agosto 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Prezados seguem algumas dicas e considerações quanto a minha estadia recente no Perú.

Utilizei o RG sem problemas. Meu passaporte estava vencido e não consegui tirar o novo a tempo devido a ineficiência da nossa querida polícia federal.

Algumas atrações tem descontos para moradores da América do Sul.

 

Lima

Fiquei hospedado no bairro de Miraflores, bem bonito, super bem localizado e com bastante comércio nas redondezas.

 

Compras

Achei Lima interessante para comprar vestuário masculino. As redes Ripley e Sagafalabela (chilenas) estavam com boas promoções. Ex: Camisa social Guivenchy 60 soles. Se quiser ir a um shopping melhor ir direto ao maior chamado Jockey Plaza.

 

Minha esposa não achou interessante para vestuário feminino. Para cosméticos os preços eram um pouco melhores que no Brasil

 

Falando em shopping o Larcomar em Miraflores deve ser visitado é muito bonito e tem boas opções para comer além de render belas fotos.

 

Em Miraflores tem um mercado de Artesanato (Mercado inca se me lembro bem) bom para comprar itens para casa ou lembranças. Se não comprar em Lima você tem como boas opções as lojas de Cuzco que são mais caras mas têm maior qualidade ou vendedores em Pisac e Chinchero (estes dois nos arredores de Cuzco para comprar tecidos).

 

Ruínas e Centro Histórico

Visitei Patchacamac contratando um tour daqueles ônibus SightSeeing (com guia) pagando aprox. 115 soles se me lembro bem.

 

Gostei de ter visitado as Huacas de Lima (pirâmides de barro). Para a Huaca Pucllana (bem bacana), a visita é guiada.

Para a Huaca Huallamarca a visita é bem rápida, pois ela é menor e não é guiada, mas gostei de visitar, pois rende belas fotos além de ser no belo bairro San Isidro.

 

A Plaza das Armas e Plaza San Martin no Centro são muito bonitas e a catedral deve ser visitada.

 

Táxis

O valor deve ser negociado, pois não possuem taxímetro.

 

O que percebi, táxis novos fazem melhores preços. Um taxista me disse que os motoristas destes táxis mais antigos geralmente ao ver que você é turista cobram mais e se fazem de ofendidos se você tentar negociar.

 

Percebi isso ao chamar uma lata velha e perguntar o preço do trecho Miraflores-Centro. O motorista me cobrou 30 soles e quando falei 15 (valor que vi em um site) o motorista saiu resmungando. O carro seguinte um Corolla novo me cobrou 20 e creio que se tivesse negociado conseguiria 10 ou 15, mas topei, pois negociar sempre cansa!

 

No aeroporto no desembarque usei a agência Green super-recomendada em diversos blogs. O táxi até Miraflores custou 45 soles (tem uma tabela fixada com os valores no stand deles). O mesmo valor me foi cobrado do trecho Ibis Miraflores-Aeroporto (outra empresa).

 

Parapente

Não dei sorte, pois nos primeiros dias estava muito frio e no dia que fez sol e céu claro o vento não estava legal. Quem tiver o desejo de fazê-lo a Aeroextreme é mais recomendada no Booking.com e custa aproximadamente 140 soles. Eles alçam voo de Miraflores.

 

Comer e Beber

Pisco Sour e Cusquenha toda hora!

 

A rede La Lucha Sanduicheria é muito boa. A batata frita Clássica deles e os sanduíches são muito bons.

 

Café Juan Valdez e alfajor Havana.

 

Ceviche, Arroz Chaufa ou Lomo Saltado!

 

Ainda bem que caminhava o dia inteiro para gastar todas estas calorias.

 

 

Cuzco

Curti muito o lugar, fiquei no centro histórico ao lado da Plaza das Armas. Cancelei dois dias que ficaria em Puno (para conhecer o Titicaca) para poder ficar mais (9 dias) e não me arrependo!

 

Ruínas e Centro Histórico

O Vale sagrado é muito bacana. Em um dia você visita Pisac, Ollantaytambo e Chincheiro. Em outro dia você visita Moray e as Salinas.

 

O boleto turístico inteiro (130 soles e duração de 10 dias) ou parcial (70 soles e duração de 2 dias) depende da quantidade de dias que você vai ficar.

Além do boleto você deve contratar uma agência (é barato e existem agências para todo lado) que irá prover o guia e o transporte para estes locais

 

O boleto parcial permite visitar Pisac, Ollantaytambo, Chincheiro e Moray. No passeio a agência inclui as Salineras de Maras e o ticket custa 10 soles.

O boleto completo além das atrações do parcial inclui algumas outras ruínas nos arredores de Cuzco como Sacsayhuaman bem bacana e Tambomachay (a fonte da Juventude de Ponce de Leon) além de alguns museus.

 

A catedral na Plaza de Armas é espetacular mesmo para ateus como eu.

 

O templo do sol é lindíssimo e tem um belo jardim. Visitei o lugar duas vezes!

 

Comer e Beber

Pisco Sour e Cusquenha toda hora!

 

Ceviche, Arroz Chaufa ou Lomo de Alpaca Saltado!

 

Uma vez ao mês o hotel Windsor de Cuzco tem um almoço buffet espetacular com banda e Pisco Sour liberado por 70 soles pessoa mediante reservas. Foi muito bom.

 

Compras

Gostei da loja ao lado do templo do sol para comprar artesanato para minha casa. A qualidade era superior e o preço justo.

 

Minha esposa comprou tecidos em Pisac e Chincheiro.

 

Táxis

Do aeroporto à Plaza das Armas, 10 soles.

 

Trilha Inca Cuzco-Machu Picchu

Fizemos o roteiro de 3 dias e 2 noites com hospedagens bem simples (Santa Lúcia e Águas Calientes). O roteiro incluiu descer de bike um vale por 55km (espetacular), rafting (no rio Urubamba), tirolesa com 4 trechos e caminhada de 3hrs até Águas Calientes (que decidimos ir de trem para aproveitar mais a cidade de Águas Calientes). Também incluía o guia em Machu Picchu. Essencial para entender a história do lugar.

 

- Machu Picchu

Com o bilhete Machu Picchu-Wayna Picchu passamos o dia todo no lugar. Cheguei as 6 da manhã e saí às 16 hrs.

Gostei muito de fazer a trilha para Huchu Picchu (5/10 min até o topo) e Wayna Pichu (30 min até o topo em ritmo acelerado). Belíssimas fotos.

 

Arequipa

Fiquei hospedado próximo a Plaza das Armas (Las Torres Ugarte) o pessoal do hotel foi muito bacana (como todos que conheci no Perú) e o café da manhã era bem gostoso. O centro histórico é muito bonito com suas construções brancas e bons bares e restaurantes nas redondezas.

 

Comer e Beber

Pisco Sour e Cusquenha toda hora!

 

Huanpapa, restaurante bem em conta para comer batata com diferentes molhos. Bem gostoso e a gerente do lugar super bacana.

 

Táxis

Do aeroporto ao centro histórico, 20 soles.

 

Vale Del Colca

Fizemos o roteiro de 2 dias e 1 noite partindo de Arequipa com a agência Colonial (muito boa) com hospedagem bem simples em Chivay. Paguei um pouco mais por um quarto com calefação, pois faz frio no mês de agosto.

No caminho de Arequipa a Chivay vimos paisagens deslumbrantes, fizemos uma caminhada durante a tarde e entramos nas piscinas térmicas de Chivay (relaxante).

 

À noite, participamos de um jantar típico bem divertido em Chivay.

 

No segundo dia, mais paisagens belíssimas até o mirante do Condor onde tivemos a sorte de ver 4 deles sobrevoando o Vale e passando pertinho de nós. Muito bacana!

 

Super-recomendo. Novamente conhecemos muita gente legal de diferentes nacionalidades e vislumbramos paisagens lindíssimas.

 

É isso, espero ter colaborado. Foram 18 dias bem divertidos que passaram a galope.

 

Vendo fotos de outros turistas sei que devo voltar a este belíssimo país para conhecer Ica e Huaraz.

Em breve. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, danielfelix!

 

Muito bom seu relato...me tirou várias dúvidas! Obrigada!

 

Não defini minha hospedagem em Arequipa. Teria algo que desaprovaste no Las Torres de Ugarte? Pelas fotos da internet, perece-me que fica numa rua meio íngreme. É isso mesmo? E quanto à água quente, teve algum problema?

 

Agradeço se puder me tirar mais essas dúvidas... ::sos::

 

Bjs,

Natalia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trilha Inca Cuzco-Machu Picchu

Fizemos o roteiro de 3 dias e 2 noites com hospedagens bem simples (Santa Lúcia e Águas Calientes). O roteiro incluiu descer de bike um vale por 55km (espetacular), rafting (no rio Urubamba), tirolesa com 4 trechos e caminhada de 3hrs até Águas Calientes (que decidimos ir de trem para aproveitar mais a cidade de Águas Calientes). Também incluía o guia em Machu Picchu. Essencial para entender a história do lugar.

 

- Machu Picchu

Com o bilhete Machu Picchu-Wayna Picchu passamos o dia todo no lugar. Cheguei as 6 da manhã e saí às 16 hrs.

Gostei muito de fazer a trilha para Huchu Picchu (5/10 min até o topo) e Wayna Pichu (30 min até o topo em ritmo acelerado). Belíssimas fotos.

 

Olá! Gostei muito do seu relato, estou com passagens compradas e estou fazendo o roteiro. Pretendo fazer a trilha Inca de 2 dias e 1 noite, mas tenho uma dúvida quanto ao seu relato...Você reservou antecipadamente aqui no Brasil ou fechou o pacote da trilha na hora? Qual foi o custo individual? Está tudo incluído ou tem que pagar mais alguma coisa por fora?

Obrigado.

Rick

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...