Ir para conteúdo

Mochilão 40 Dias: Uruguai/Argentina/Chile - 2013/2014 - Itinerário e Dúvidas


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite pessoal!

 

Eu e mais dois amigos estamos com um mochilão marcado para o final deste ano, com quarenta dias de duração, passando por Uruguai, Argentina e Chile. Como todo marinheiro de primeiríssima viagem, sem experiência alguma quanto a viagens ao exterior, longos dias fora de casa e todo o mais, após consumir muito conteúdo do site, venho apresentar nosso itinerário, nossas compras prévias e nossas expectativas, pra que quem quiser (por favor) palpite.

 

O itinerário base é o seguinte:

 

Dia 27/12/13: De Santa Helena/PR até Curitiba de carona

Dia 28/12/13: Saída de Curitiba/PR, para Porto Alegre/RS – Aéreo

Dia 29/12/13: Porto Alegre/Punta Del Diablo – Ônibus

Dia 30/12/13: Punta Del Diablo/La Paloma – Ônibus

Dia 31/12/13: La Paloma/Montevideo – Ônibus

Dia 31 até 04/01/14 – Ficar em Montevideo, de onde pretendemos alugar um carro para visitar Punta Del Este e Sacramento

Dia 04/01/14 – Montevideo/Buenos Aires – Buquebus

Dia 04 até 09/01/14 – Buenos Aires

Dia 09/01/14 – Buenos Aires/Viedma – Ônibus

Dia 10/01/14 – Viedma/Bariloche – Trem

Dia 10 até dia 15/01 – Bariloche, saindo alguns dias para El Bolson

Dia 15/01 – Bariloche/El Calafate – Ônibus

Dia 16/01 até 22/01 – El Calafate, saindo alguns dias para El Chanten

Dia 22/01 – El Calafate/Natales – ônibus

Dia 25/01 – Natales/Punta Arenas – ônibus

Dia 28/01 – Punta Arenas/Ushuaia – ônibus

Dia 03/01 – Ushuaia/Buenos Aires – aéreo

Dia 05/01 – Buenos Aires/Puerto Iguazu – aéreo

Dia 05/01 – Puerto Iguazu/Santa Helena/PR – carona

 

A maior dúvida é quanto as roupas, mochila, bota, etc. Comprei uma deuter quantum 70 + 10, três segundas peles conquista (duas camisas uma calça), um 3x1 conquista, e uma bota nômade gs3000.

 

Além do mais, tem a história do dinheiro, não sei quanto levar (uma média por dia), e como levar (travel Money, débito internacional ou efetivo mesmo)..

 

Sugestões são muito bem vindas, não só sobre o itinerário e as dúvidas em si, mas também sobre o que fazer em cada lugar desses,, já vi muita informação no site, mas informação nunca é demais..

 

Forte abraço, Solano

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Solano!

Eu e meu namorado estaremos entre Montevideo e Buenos Aires nessa epoca do Natal/Ano Novo. Se tiver vaga pra mais gente nesse dia q vcs forem alugar carro, aceitamos carona! Hahaha. Compramos só os aéreos SP-Montevideo-SP.

Será nossa primeira vez pela Am. do Sul, entao nao sabemos mto onde ir tbem.

Fizemos uma vez um 'mochilao' na Europa e outro no nordeste do Brasil. Entao o q posso t dizer é sobre a bagagem, e cara, leve o minimo possivel! Lave roupas em maquinas q normalmente tem em hostel e funcionam com moedinhas. É serio, ninguem q carrega somente uma mochila consegue passar 40 dias sem lavar roupa! Haha.

A época é d calor, pense nisso. Pesquise as temperaturas medias dos destinos pra nao errar.

Como eu e meu namorado nao vamos pro Sul da Argentina, só Buenos Aires msm, entao só levaremos roupas d verao!

Sobre o dinheiro, eu ainda tb estou meio perdida, pq é diferente da Europa, q é tudo Euro. Aqui cada pais é uma moeda. O q eu pretendo fazer (e indico q vc tb faça) é ligar pro banco e conversar com a gerente da minha conta pra ele me indicar a melhor opçao! (obs: eu confio na moça e sei q ela nao vai me enrolar, se vc nao confia mto no seu banco e acha q eles vao t enrolar, entao procure alguem d confiança para pedir dicas!)

Boa Viagem!!!

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa, pode ser que nos encontremos por lá então, já reservamos o Hostel Destino26 para Montevideo! Já tinha visto isso de levar pouca roupa, e realmente é uma dica muito válida, até pra não encher a mochila com peso desnecessário. Sobre o negócio do dinheiro, eu até confio no meu banco (itaú), só que como moro em cidade pequena, o pessoal da agência não sabe coisa nenhuma sobre as opções pro exterior, aí preciso recorrer pro site mesmo. Vi que está sendo muito utilizada a opção de débito internacional, que aparentemente é mais em conta, mas tenho dúvidas se dá pra sacar dinheiro nos ATMs com cartão de débito.. Cartão de crédito já tá totalmente descartado, e não pretendo rodar quarenta dias com todo o dinheiro da viagem no bolso tbm, o negócio é encontrar uma solução..

 

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ola sgcprates,

 

leva alguma roupa de abrigo, porque mesmo no verão, e principalmente de noite, as cidades da Patagônia, mas ainda as que estão perto da cordilheira, acostumam ter temperaturas baixas. Já acampei em diferentes pontos perto de Bariloche em janeiro e fevereiro com noites que chegarem a 5° C.

 

O melhor forma de aproveitar o dinheiro e você levar dólares desde Brasil e trocar na Argentina pelo Cambio Paralelo, que hoje em dia esta pagando perto de $10 por cada dólar. Mesmo sendo um pouco menor, levar Real também e bom.

O Travel Money não e muito utilizado por lá e ai você somente fará cambio no oficial, deixando de aproveitar a vantagem do paralelo. O mesmo acontecera o mesmo com o Debito Internacional.

Tenha sempre um Cartão de Credito no bolso, já que e a melhor garantia para uma emergência.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ola sgcprates,

 

leva alguma roupa de abrigo, porque mesmo no verão, e principalmente de noite, as cidades da Patagônia, mas ainda as que estão perto da cordilheira, acostumam ter temperaturas baixas. Já acampei em diferentes pontos perto de Bariloche em janeiro e fevereiro com noites que chegarem a 5° C.

 

O melhor forma de aproveitar o dinheiro e você levar dólares desde Brasil e trocar na Argentina pelo Cambio Paralelo, que hoje em dia esta pagando perto de $10 por cada dólar. Mesmo sendo um pouco menor, levar Real também e bom.

O Travel Money não e muito utilizado por lá e ai você somente fará cambio no oficial, deixando de aproveitar a vantagem do paralelo. O mesmo acontecera o mesmo com o Debito Internacional.

Tenha sempre um Cartão de Credito no bolso, já que e a melhor garantia para uma emergência.

 

Abraço!

 

É... o problema é o tal do câmbio oficial. Pensei seriamente em levar tudo em dólar, mas aí tem o problema da segurança. Sobre o Travel Money, pelo que o cara do banco me explicou, ele passa nos lugar em que aceita Amex, mas não entendi como funciona no caso de sacar dinheiro, pq até onde sei Amex é uma bandeira de cartão de crédito.. Vamos ver quando chegar mais perto do dia D..

 

Sobre as roupas, considerando que eu não pretendo acampar durante o trajeto, vc acha que é suficiente? Pelo que li no fórum fiquei seguro que sim, mas nada como alguém que já foi falando diretamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
É... o problema é o tal do câmbio oficial. Pensei seriamente em levar tudo em dólar, mas aí tem o problema da segurança. Sobre o Travel Money, pelo que o cara do banco me explicou, ele passa nos lugar em que aceita Amex, mas não entendi como funciona no caso de sacar dinheiro, pq até onde sei Amex é uma bandeira de cartão de crédito.. Vamos ver quando chegar mais perto do dia D..

 

Sobre as roupas, considerando que eu não pretendo acampar durante o trajeto, vc acha que é suficiente? Pelo que li no fórum fiquei seguro que sim, mas nada como alguém que já foi falando diretamente...

 

Sem duvida que não muito seguro andar carregando dinheiro, mas realmente vai poupar muito se consegues levar dinheiro vivo. Se levares dólares, alem de ter o melhor cambio terá a vantagem que ocupara menos espaço. Qualquer outra solução (Money Travel, Cartão de Credito e tirar dinheiro no caixa) significara uma perda de mais do 25%.

 

Referente a roupa, mesmo não indo a acampar, pensa em uma saída na noite na balada, a caminhar, ou mesmo alguma excursão que volte tarde, precisas ter pelo menos um moletom e algum corta ventos ou jaqueta.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

Olá, tudo bom?

 

Eu e um amigo meu estaremos indo pra Argentina no início de janeiro.

 

Já fechamos onde vamos até Buenos Aires, a idéia era ir até o extremo sul, mas parece que é muito caro.

 

Alguém sabe uma maneira barata de chegar até o Ushuaia?

 

Como você vai fazer cara? Pra chegar até lá, saindo de Buenos Aires?

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caio, vou fazer Argentina e chile de 14 de jan a 21 de fevereiro, mas ainda não tenho certeza se vou a Montevideo, qual é o valor e quanto tempo demora o ônibus que vc pegará de Montevideo à Argentina, vc sabe? sabe se em Montevideo o custo é alto? Sei que dá pra ir de barco, mas acho q o barco é mais caro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Estou neste momento em Puerto Natales, no sul do Chile.. Para descer para a Patagônia, vim de ônibus. Os trechos que fiz foram os seguintes: Buenos Aires-Bariloche, pela Via Bariloche, ônibus leito, custando 1.078 pesos; Bariloche-El Bolson, ônibus convencional, custando 50 pesos; El Bolson-El Chalten, ônibus convencional, empresa Taqsa, por 1.000 pesos (não recomendo, o ônibus é muito ruim para a distância da viagem, recomendo vir direto de Bariloche a El Calafate, o custo é o mesmo e o ônibus infinitamente melhor, mas aí não vem pela Ruta 40); El Chalten-El Calafate, ônibus convencional, custando 200 pesos; El Calafate-Puerto Natales, ônibus convencional, 200 pesos.

 

Na Argentina os preços estão ótimos, a moeda deles esta uma merda. No Uruguai está MUITO caro, quebrou com meu orçamento; Cheguei hoje no Chile, mas já vi que os preços estão meio salgados.

 

Quanto ao deslocamento de Montevideo a Buenos Aires, todas as pessoas com quem conversei disseram que é mais vantajoso ir de buquebus, que foi o que fiz. É bem mais rápido e a passagem não é tão cara, cerca de 500 pesos, sendo que de quebra vc ja vai passar um dia em Colonia del Sacramento.

 

Daqui, vou a Punta Arenas e de lá para Ushuaia, de ônibus. Me disseram aqui que a viagem entre Punta Arenas e Ushuaia é de cerca de 12 horas e os horários não são regulares. Quando chegar em Punta Arenas e me informar melhor passo alguma informação mais completa.

 

E se vai descer, tragam casacos, esta frio pra caralho!!!

 

Att, Solano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...