Tudo sobre Botas, Tênis e outros calçados.
#262642 por jsouto
13 Jan 2006, 20:27
OI Pessoal,

Estou indo para Santiago de Compostela, e tenho dúvidas em qual a bota mais adequada. Estou escolhendo entre a Alpinist (Snake) e a Titã (Nomade), alguêm pode me dar uma força nesse tópico? Existe uma outra bota mais adequada?

Souto

#236020 por Silmara
18 Jan 2006, 12:12
Oi, Souto !! Eu fui e também usei uma Salomon para montanhismo, um número maior que o meu e com meias para tracking, além dos cuidados básicos (proteção nas áreas mais propensas às calosidades e o pé MUITO BEM seco !!!) .
Buen Camino !!!!!!!!
#238417 por jgmiguel
24 Jan 2006, 14:46
Olá Souto, blz !!

Sobre este tema, há mta polêmica. Uns preferem botas, outros preferem tênis. Eu particularmente usei tenis da Salomon, mto bem amaciado, e mesmo assim tive mtas bolhas.

Na minha opinão, o calçado ideal é aquele que vc se sente bem. É uma das escolhas mais dificeís que eu enfrentei, foi a escolha do meu tênis.
Como vc tem que escolher uma das duas botas, calce-as e veja qual vc acha mais confortável. Tem que ser um numero maior, para que seu dedão não bata na frente e machuque. Veja qual é mais macia e mais estruturada!!!
Já ouvi dizer que a Snake é mto boa !!!

Veja meu relato sobre minha peregrinação:
http://www.mochileiros.com/topic.asp?TO ... compostela

Buen Camino
#238486 por Augusto
24 Jan 2006, 15:50
E aí Souto.

Se vc está pensando em ir fazer a caminhada nos próximos dias, nao sugiro vc comprar uma bota/tenis agora.

<u><font color="red"><font size="4"><b>Nunca</b></font id="size4"></font id="red"></u> leve uma bota/tenis estalando de nova para uma caminhada.

Primeiramente vc deve lacear a bota/tenis p/ depois usá-lo na caminhada.

E p/ vc lacear, tem de usar durante algum tempo, quase que regularmente p/ ela ir se adapatando ao seu pé.

Se nao vai ser bolha na certa.

Abcs.

Augusto
#238579 por kaoru noda
24 Jan 2006, 19:53
Souto,blz?
E como o Augusto falou ai em cima.
Bota,tem que pegar o formato do seu pe e para isso,so usando mesmo.
Depois de amaciada,vc vai ver que e uma maravilha.
#250385 por Vilma
04 Mar 2006, 00:38
Souto,
Eu fiz com uma Salomon com Goretex, usei palmilha de silicone e meias de coolmax, cheguei sem bolhas nem canseira nos pés, foi um passeio, é claro que a mochila estava com +- 10% do meu peso.
Acontece que depois que a bota descansou um pouco, quando fui fazer uma trilha em Monte Verde a danada abriu o bico, descolou totalmente o solado.
Agora adquiri uma Nomade Titã, ainda não amaciei, mas senti ela muito confortável, penso que ela seja uma boa opção para a peregrinação.
Bom Caminho,
Vilma (SPaulo-SP)
#269051 por murillus
22 Jul 2006, 13:44
Me ensinaram usar vela para as areas de atrito em botas de couro... Isso diminuiria a formacao de calos...

Procede a informacao???
#270361 por fabiomon
31 Jul 2006, 20:26
Murilus,

Uma bota não pode fazer calos! Por isso é muito importante você comprar uma bota com bom design biomecanico e com uma forma que se se adapte ao seu pé.

Prefira as flexíveis, leves e transpiráveis, ok?

Um abraço,
#941026 por Edurasta
21 Mar 2014, 17:17
Primeiro, use uma bota leve!! Uma bota de trekking mesmo, não uma para montanhismo... São atividades muito diferentes. Deve ser macia e levemente flexível, ou seja não pode ser rígida como as botas de montanhismo. Além disso use uma palmilha a mais ou uma palmilha com suporte de arco, evite as palmilhas de silicone, elas são pesadas e apesar de parecerem macias não funcionam bem a longo prazo; a bola da vez é o EVA, apresentam pouca distorção e são super leves.

Outra coisa muito importante, para grandes quilometragens verifique se está comprando uma bota cuja entressola seja de EVA, ou seja, entre o solado e o cabedal uma entressola de EVA, isso ajuda amortecer significativamente as pisadas. Com um conjunto desse dificilmente você terá bolhas.

Vale lembrar que para evitar bolhas a amarração é essencial. No Brasil não tem mas na Europa existe um produto chamado Compeede, isso pode salvar uma vida! uma pré ou pós proteção contra as bolhas!
Abraços
#1141652 por Nix R Brun
29 Nov 2015, 13:47
Boa tarde, tbm tenho algumas dúvidas sobre esse assunto, farei o caminho no segundo trimestre 16 primavera. Queria indicações de 3 boas botas para fazer o caminho, e se possível tbm indicações sobre 3 boas mochilas, qual tamanho ideal pra esse tipo de atividade. Sendo H, 30a, com 1,78 e 75 kg. Sem grande experiência , mas com práticas menores.
Desde já, grato. E parabéns pelo site e participantes sempre dispostos a opinar e ajudar os novatos.
Abc.
#1141692 por Maíta Franco
29 Nov 2015, 15:42
Olá, fiz o Caminho de Santiago em agosto (2015) com a minha Nômade Titã e ela se saiu muito bem, tive apenas duas bolhas muito pequenas no segundo dia de caminhada, depois não tive mais nenhuma. Ela já estava amaciada, pois já havia usado para subir montanhas ao redor de Curitiba, mas desde que comprei (2010) ela sempre foi muito confortável. O solado continua intacto, só a impermeabilidade dela é que ficou comprometida, peguei muita chuva por lá, no começo ela não molhava, no final ela encharcou, mas nesse dia, nenhum peregrino ficou com o pé seco, foi um dilúvio, botas de várias marcas encharcaram.
#1142136 por Bullseye
01 Dez 2015, 11:11
Nix não indico bota no geral para o caminho de Santiago quando não se vai no inverno. Os primeiros 2 terços do caminho no geral tem baixa pluviosidade e mesmo os poucos trechos com subidas realmente fortes não existe necessidade de botas. Não existem trechos técnicos, não existem trechos onde o risco de lesões em tornozelo sejam importantes a ponto de pensar em calçados com suporte maior.

Um bom trail running e mais leve, ventilável, confortável, menor desgaste físico e seca muito rápido.

O segredo é ir leve...

Infelizmente aqui no Congo e quase impossível comprar materiais leves e de qualidade.

Mochilas eu gosto das Alto Estilo que tem vários modelos com capacidade adequada e peso na casa de 1,2 e 1,3 kg... Não são propriamente dito leves mas saem dos 2kg 2,5kg padrão.

Tente manter sua mochila abaixo de 8kg...

Se vc psicologicamente não consegue fugir do paradigma das botas recomendo uma bota leve de tecido com solado mais flexível de preferência na casa de 500gramas o par...

Mas eu JAMAIS faria o caminho fora do inverno com um calçado assim...

Não tem sentido algum...
#1219935 por marcoap
24 Set 2016, 19:16
Bullseye,
Referente às suas observações sobre trail shoes, você saberia me dizer se, à semelhança das botas, recomenda-se o uso de um número maior ouse usa o mesmo número do tênis comum? Você tem experiência com este tipo de calçado?

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes