Ir para conteúdo

Relato e Vídeo - Bolívia/Chile/Peru em 17 dias.


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, segue um pequeno registro do nosso mochilão pela América do Sul, passando por Bolívia, Chile e Peru em 17 dias, de 21/02/15 a 09/03/15. Com certeza os melhores dias de nossas vidas.

 

Vídeo :arrow::arrow::arrow:

 

RELATO ::otemo::

 

Viagem feita em 2 pessoas (eu e minha namorada Darlene s2 ::love:: )

 

Pegamos um avião de SP pra Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), pela GOL, que era o mais barato na época. Tentamos ver quanto ficava pra começar pelo Peru, mas era mais caro. E pelo Chile também. Pagamos 800 reais, ida e volta. Começamos por lá e voltamos por lá também (Santra Cruz de La Sierra – SP). Saímos de SP 11h05 e chegamos em Santa Cruz 13h05.

Eu acho que agora a empresa BOA faz SP – Bolívia, vale a pena dar uma olhada.

De Santa Cruz teríamos que ir pra Sucre (Bolívia). Teríamos a opção de ônibus, que eram cerca de 17 horas de viagem.. ou de avião, meia hora de viagem. Como nosso roteiro era bem curto, optamos pelo avião, pela empresa BOA (http://www.boa.bo). É uma empresa barata da Bolívia, pagamos cerca de 200 bolivianos (que dá uns 93 reais).

Saímos às 14h45 de Santa Cruz e chegamos às 15h30, por aí.

10530740_893103254043865_1034412168981573551_n.jpg?oh=0d81e6c7123ee158defe55972fc1e412&oe=56CACC09&__gda__=1456095807_f68c1c3078a71db3bf1ea1a5b9a3eb4f

Estávamos em dúvida se dormíamos em Sucre ou se partíamos pra Uyuni (Bolívia), que é onde sai o passeio para o Deserto do Sal (Salar de Uyuni). Nos relatos que a gente leu, a galera dizia que dormia uma noite em Sucre por causa da altitude e tal, pra se acostumar..

Mas decidimos já ir no mesmo dia para Uyuni! Tem várias empresas que fazem Sucre – Potosi (que é uma cidade MUITO alta e fica no meio do caminho até Uyuni), e depois em Potosi você pode pegar busão pra Uyuni.

A gente preferiu fazer Sucre – Uyuni direto, só achamos com uma empresa de ônibus, que é a 6 de Octubre. Saímos 20h30 e chegamos umas 3h em Uyuni.

Minha namorada passou bastante mal no busão ::essa:: pois o ônibus faz uma parada rápida em Potosi, e por ser muuuuuito alto, ela ficou com muito enjôo. Foi péssimo hahaha ::dãã2::ãã2::'>

 

Chegamos de madrugada, pegamos um hostel ali perto mesmo. Lá não tem rodoviária, o busão para numa rua mesmo. Era pra gente já ir atrás de pacote de passeio para o Salar (era nosso 2º dia de viagem), mas como ela passou muito mal no busão, decidimos ficar 1 dia em Uyuni para se acostumar com a altitude. Lá tem MUIIIITA empresa que faz vários passeios. Todas fazem mais ou menos o mesmo preço, mas tenta conversar com várias, porque tem uns que explicam melhor o roteiro e outras só falam o preço e não querem nem dizer o que tem no pacote hahaha ::lol4:: A gente escolheu uma empresa que ficava na “avenida” principal de lá, não recordo o nome.

10450436_905270902827100_6487181947660739959_n.jpg?oh=627df6eef96912577bc11e8a1a589be5&oe=569A595E&__gda__=1452529623_3783370fd41eb5c91c5149651573a8e6

Os passeios saem às 10h30 de Uyuni, fechamos o pacote de 3 dias e 2 noites. Saiu por 800 bolivianos + 50 bolivianos do transfer da Bolívia para o Chile (isso tudo dá uns 395 reais).

O passeio acaba na fronteira da Bolívia para o Chile, por isso você pode optar por fazer o passeio e no fim voltar a Uyuni ouuuu fazer como a gente: fazer o passeio e pegar o transfer para o Chile, para San Pedro de Atacama (que são os 50 bolivianos. O transfer é uma van que te leva da Bolívia para o Chile).

11044603_901728799847977_612452456422745167_n.jpg?oh=40922bc0196806325099bdf0d27a694b&oe=569AFB25

Os carros são 4x4, cabem 6 pessoas. Se sua empresa não conseguiu 6 pessoas, as empresas juntam entre eles.. tipo, uma empresa fechou com 2 pessoas a outra com 4, eles vão juntar esse pessoal.

O passeio inclui hospedagem em 2 alojamentos diferentes, almoço, café da manhã, café da tarde e janta. Pelo menos conseguimos tomar banho os dois dias em água quente hahaha. Fora os 850 bolivianos, você tem que pagar 10 bolivianos (5 reais) por cada banho e mais 250 bolivianos (116 reais) pra entrar numa reserva (que é onde fica a Laguna Colorada).

18698_10152892566327635_3520601858199131542_n.jpg?oh=d6980d6addb9c1387609a4e784454040&oe=568895E9&__gda__=1451733054_e4fe19b11b81537935cb49cf7754a31b

Nesses 3 dias de passeio, você visita várias lagunas, o Arbol de Piedra (que são umas formações em pedra), o Salar de Uyuni (você só vê o salar no primeiro dia do passeio), os gêiseres (com direito a acordar 4h e ver a via láctea e o céu mais estrelado que você já viu), uma piscina termal..

 

No 3º dia, chegamos umas 11h na fronteira Bolívia-Chile. O guia deixa lá quem vai pro Chile; e volta pra Uyuni com quem não vai para o Chile. Lá pegamos o transfer (van) pra San Pedro de Atacama.

O transfer demora 1h, mais ou menos. Chegamos perto do meio dia em San Pedro (Chile).

11008420_10152892570042635_4705900120932350096_n.jpg?oh=b1cfacede819a16b4773cb0c5aff8bad&oe=569B5478

Toda vez que chegávamos num novo lugar, já íamos procurar hostel. E se fosse país diferente, a gente já ia fazer câmbio. É bom sempre fazer umas 3 cotações :idea: . Na maioria dessas cidades que passamos, tinha câmbio em todooooo lugar. Então, mesmo que não haja muita diferença de valor, qualquer diferença você já ganha um pouco hahaha Levamos mil dólares cada um e íamos trocando pela moeda local conforme a gente ia chegando nos lugares (cuidado com a série de dólar B2 :!: , tem alguns lugares que não aceitam essa série).

Lá em San Pedro ficaríamos pouco. Lá tem muita agência de passeio, muito hostel, vale dar uma pesquisada. Eu e minha namorada sempre pegávamos quarto privado e banheiro privado, até por isso que gastamos um pouco mais. Mas os quartos compartilhados são ótimos também! Pra quem já ficou em alojamento em viagens com a faculdade se acostuma de boa hahahaha ::otemo:: É que a gente queria algo privado mesmo!

No primeiro dia de Chile, já fomos atrás de passagem de ônibus pra Arica (Chile), e a empresa já fazia também de Arica pra Tacna. O ônibus sairia pra Arica no 2º dia de Chile, às 19h.

O Chile é mais caro que a Bolívia, então decidimos ficar menos tempo lá. Na Bolívia era bem barato tudo.

No Chile, gostaríamos de fazer Valle de La Luna e Valle de La Muerte, tour astronômico e lagunas. Mas como já tínhamos visto muiiiitas lagunas no passeio do Salar na Bolívia, desistimos de ver. Resolvemos fazer o tour astronômico (11.000 pesos chilenos) no 1º dia de Chile.. sairia 11h e voltaria 1h da madrugada. Você ia até um observatório no meio do deserto. MASSSS deu errado :evil: , eles avisam que se o tempo não tiver bom, eles cancelam o passeio. E foi o que aconteceu, cancelaram em cima da hora, tipo umas 22h, nem deu pra gente ver se dava pra fazer o passeio em outro lugar. (Só que pra ser sincera, o céu tava limpo de tudo, mas enfimmm..)

Perdemos esse dia de passeio. Os passeios para os Valles de La Luna e de La Muerte começam 16h em todos os lugares. O sol lá é MUIIIIITOOOOOO forte ::grr:: , queima mesmo. Então, como o passeio é no deserto, eles só saem 16h. Como a gente ia pegar o busão 19h, não ia dar tempo de voltar, porque eles esperam o pôr-do-sol pra voltar desse passeio..

Aí resolvemos alugar uma bike (eles alugam em várioss os lugares, uns 300 pesos chilenos) e fomos passear e conhecer a cidade. Conhecemos Pukara de Quitor, andamos um pouco pelo deserto.

12803_895334053820785_2323835125441966425_n.jpg?oh=4ed77fc673be6031695072cc8eee96a8&oe=56D15D65&__gda__=1452256280_1298dda5a7cc87138b98ed1557281cd0

Pegamos busão 19h em San Pedro e chegamos umas 5h, por aí, em Arica.

Toma cuidado com busão. Geralmente eles não tem controle de bagagem, você coloca sua mala/mochila no bagageiro e eles não te entregam nenhum papel, nada. E o bagageiro fica destrancado, é bom ficar atenta quando o ônibus estava dentro da cidade ainda, porque vimos relatos falando que alguém abriu o bagageiro enquanto o busão tava parado e pegou uma mala de lá. :!:

A gente foi pra Tacna (PERU) de táxi (compensa!!!!!), demora cerca de 1 hora. O táxi sai da rodoviária mesmo, lá de fora. Ele faz a imigração com você e tal!!!

O que pode demorar é a imigração.. você passa pelo Raio X e tal, então demora um pouco.

No Peru, chegamos em Tacna (Peru) e o táxi nos deixou na rodoviária. Lá a gente já comprou passagem pra Arequipa (Peru).

Todas essas cidades (Arica, Tacna e Arequipa) foi de passagem. Não ficamos nenhum dia em nenhuma.. Nosso destino era Cusco.

Quando for viajar à noite (compensa!!), pega bus cama.. é tipo o leito/semi leito daqui. E compensa viajar à noite, porque as viagens são longas, pelo menos você não perde o dia.

Saímos de Tacna umas 6h30 e chegamos em Arequipa 14h.

De Arequipa só íamos sair à noite, tipo 20h30, pra Cusco. E como chegamos em Arequipa 14h, resolvemos passar em algum hostel pra tomar banho e ficar até perto do horário do busão.

Chegamos em Cusco meio dia..

10431668_895832833770907_7771336788551023519_n.jpg?oh=81072f458464141ebe2edb37df50e122&oe=5693AD9B&__gda__=1452540657_021be95bc990045cf21629eda66c5981

Fechamos o passeio pra Machu Picchu para o dia seguinte (200 dólares, incluindo Van de Cusco pra Ollantaytambo.. trem de Ollantaytambo pra Águas Calientes.. subida de van até Machu Picchu.. guia turístico) É o passeio mais caro que fizemos, mas o mais rico em história ::otemo::

1507014_842983359092643_1749076453350612463_n.jpg?oh=1a395ccda1081d24aaf392731af1cbe2&oe=56CACEB1&__gda__=1452395148_0b3c917c8dbe1bc38bbacc73e726fae4

Os ônibus não são tão caros, em comparação com os do Brasil. E TUDOOOOOO, tudo mesmo, é negociável. Até mesmo uma passagem que compramos e fomos cancelar, a mulher disse: multa de 92 bolivianos. Aí a gente chorou, ela fez a multa por 80 bolivianos. hahahaha ::lol4::

Até as passagens de busão são negociáveis.

O passeio pra Machu Picchu saiu de Cusco 4h30, chegamos de volta em Cusco às 19h. Vale a pena dormir um dia em águas Calientes, pra você subir na montanha Wayna picchu.. como nosso roteiro era apertado, não conseguimos ficar 1 dia lá. Fomos e voltamos no mesmo dia.. e pra subir na montanha demora 2h30, por aí =///

De Cusco fomos pra Copacabana na Bolívia.. Saímos umas 21h e chegamos lá em Copacabana de manhã, tipo 10h.

Lá fizemos o passeio para Isla del Sol.. saímos no outro dia, às 8h. Você tem a opção de fazer só a parte sul da ilha OUUUUU fazer a parte sul e norte. A gente optou pelas 2 partes. O barco deixa você na parte norte e pega você na parte sul. Sai às 8h de Copacabana, demora cerca de 1h e pouco até a Isla del Sol. Lá você pode visitar o labirinto inca, a mesa de sacrifício (parte norte). De lá, você vai pra parte sul.. através do caminho Inca. Isso tudo dá quase 4h de caminhada, mas vale MUITO A PENA... sério! Minha namorada queria pegar um barco que leva da parte norte pra sul, mas eu insisti pra gente ir a pé. Melhor coisa.. as paisagens são lindas!!! ::otemo::

Claro que cansa um pouco, são várias subidas na montanha (tem um caminho já pra você andar, não dá pra se perder nem nada..), mas nada de anormal.

O barco pega você às 16h na parte sul.. e você chega umas 18h em Copacabana.

Lá a gente pegou um busão pra La Paz.. saímos as 19h, por aí, de Copacabana.. e chegamos às 23h em La Paz.

Passamos por 2 hostels, mas nãoooo tinha vaga em nenhum.

E era um domingo, pra melhorar hahaha Mas achamos um hostel bem no centro (Hostel El Lobo), na avenida principal próximo ao Mercado das Bruxas.

 

Lá em La Paz fechamos o passeio pela Carretera de La Muerte (Estrada da Morte).. de downhill. São 4h de descida por essa estrada. Você começa a mais de 4 mil metros de altitude..

Num friooooooooo do caramba.. o passeio começa as 7h. Aí você começa a descer a montanha numa estrada de asfalto.. até se acostumar com a bike. Depois pega a estrada mesmo, que é de pedra e terra (tenso hahaha).

Minha namorada estava cagando de medo, porque se você ver as fotos, dá muito medo. MAS ainda bem que fizemos.. é muito top. Não é tão perigoso assim, vai depender de vc. Vc vai no seu ritmo, de boa.. Vai uma van atrás da última pessoa do grupo, caso alguém se canse e queira descer de van..

O passeio custou 380 bolivianos, mas depende da bike que você escolhe. O mínimo é 300 bolivianos. Tá incluso café da manhã e almoço.

E ahhh.. eles dão equipamentos e tal. É só você ir descendo tranquilo. Minha namorada levou um capote no final, o pneu da da bike estourou e ela caiu.. mas só ficou ralada e com alguns roxos (graças ao poderoso Jah). Mesmo com os tombos, valeu a penaaaaaaaaa!!!!!!!!

Recomendo pra quem gosta de um passeio diferente.. e com adrenalina hahaha ::otemo::

Agora, se você não anda NADA de bike, aí já acho arriscado. O caminho tem muita pedra, então de vez em quando a bike dá uma derrapada de leve.. só que é de boa!!! Mas é que às vezes você se assusta, se não souber andar NADA de bike.

Minha namorada não anda quase nunca de bike, e foi super tranquilo. Nem sentimos que foram 4h de descida. Se não fosse pelo pneu dela ter estourado, ela desceria até o fim.. ficou faltando 20 min pra completar a descida hahhaa mas foi animal (Y) No fim você chega num vilarejo, SUPEEEER calor lá..aaaah, e é só descida viuuu?? não tem subida nenhuma nesse passeio.

Lá você pode nadar um pouco, tem buffet - almoço, incluso.. e você pode tomar banho lá também (leve repelente para quando chegar, o local tem muito pernilongo. MUITO MESMO :!: ).

Depois disso voltamos pra La Paz de van pela estrada nova.

Passeamos de teleférico em La Paz, visitamos o mercado das bruxas e de lá pegamos avião pra Santa Cruz novamente.. íamos pegar busão, mas uma ponte que fica no meio dessa estrada caiuuu.. e eles tavam fazendo rota alternativa por uma estrada de terra. Então, ficamos com medo de atrasar e de dar merda.. e decidimos comprar avião pra Santa Cruz.

De La paz pra santa cruz de busão tava demorando 22 horas. De avião foi umas 3h. Compramos pela BOA também, ficou 900 bolivianos pra 2 pessoas.

De lá voltamos para o Brasil!

 

 

:arrow::idea: Uyuni – Ficamos em um hostel na rua que os ônibus param. Foi o dia que chegamos de madrugada. Não lembro o nome do hostel, mas o banheiro era bem tenso, muitoooo sujo. Sorte que a gente só dormiu lá.. Se você for pegar quarto compartilhado, compensa sempre pedir pra ver o quarto e o banheiro, porque principalmente na Bolívia, que é um país “pobre”, tem muita coisa SUJA lá...mas nada que um espírito aventureiro não possa suportar.

 

:arrow::idea: San Pedro de Atacama – Hostel Matty (Endereço: Calle Toconao, 459C)

Super recomendo. Não tem café da manhã incluso, mas lá é bem arrumado e limpo. Super de boa, perto de TUDO!!! Fica pertinho da rodoviária também.. E lá tem aluguel de bike, quem tá hospedado lá tem um desconto.

 

:arrow::idea: Arequipa – Hostel Inka Roots (Endereço: Calle Santa Catalina, 213)

Esse hotel só ficamos até dar o tempo do nosso busão, só fomos pra tomar banho, na verdade. Parece ser bom, do ladinho da Plaza de Armas.. a única coisa ruim é que quando fomos tomar banho, a água estava gelada. (é bom perguntar antes se tem água quente, porque tem lugares que o clima à noite é bem frio). A mulher disse que tinha água quente, mas tinha que ligar o aquecedor.. só que resolvemos passear antes de tomar banho, então acho que é por isso que a água estava gelada, o aquecedor devia estar desligado.

 

:arrow::idea: Cusco – Ficamos num hostel na Calle Fierro. Não lembro o nome. Era bom, mas pra quem quer badalação não é bom hahaha É beeem tranquilo e deve ter uns 5 quartos só, tem café da manhã. Quando for pegar algum, pega perto da Plaza de Armas (que é perto de tudo).

 

:arrow::idea: Copacabana – Hostel Colonial (Endereço: Av. 16 de Julio, fica na esquina, é um prédio amarelo). Recomendo, fica a 2 quadras do lago, não é caro, tem café da manhã.. tranquilo!

Tem um hostel em Copacabana que chama La Cupula, tem um restaurante também nesse hostel.. É um hostel um pouco mais caro, mas compensa bastante (se você tiver com dinheiro, claro). Comemos fondue de queijo nesse restaurante, muito bom!!! Vista linda pro lago.. bem legal. Vale a pena.

 

:arrow::idea: La Paz – Hostel El Lobo (Av. Illampu, quase na esquina com a Calle Santa Cruz), fica numa das avenidas principais.

Recomendo! Gostamos dos quartos compartilhados (apesar de ter pego privado, eu olhei os compartilhados). É um hostel cheeeeio de gringos, fica numa localização ótima – do lado do mercado das bruxas, perto do teleférico vermelho – fomos a pé!, tem café da manhã. O único ponto ruim é que é na avenida, então você ouve o barulho da avenida o dia todo e o trânsito lá é caótico hahaha. Demos boas risadas vendo a bagunça toda.

 

:idea: Se você tiver RG com emissão há menos de 10 anos, não precisa de passaporte..

Caso contrário, precisa! Mas é super rapidinho! É só agendar na polícia federal pelo site mesmo.. E levar os documentos que constam no site e o comprovante de pagamento (156 reais, por aí)..

Depois de levar os documentos, em ate 6 dias úteis fica pronto!!

Mas li em relatos na net que o bom de levar passaporte é você carimbar.. (E pode carimbar em Machu Picchu tbm eles têm um carimbo lá).. E aí DIZEM que quando vc vai pra um lugar que precisa de visto, eles veem que vc não teve problema em entrar/sair de outro país!!!

Não sei se é verdade, MASSSS hajahaha que é legal ter vários carimbos é

 

:!: Outra coisa que precisa pra Bolivia é o CIVP (certificado internacional de vacinação e profilaxia)

Se vc não tomou a vacina de febre amarela há menos de 10 anos, ou vc toma num posto e depois leva a sua carteira de vacinação pra um lugar que emite CIVP (em Marilia/SP – nossa cidade natal - não tem nenhum.. O lugar mais perto é Bauru.. OUU no aeroporto de guarulhos em dias úteis)

No site da ANVISA tem uma lista de lugares autorizados que emitem!! Minha namorada teve que ir pra Bauru pegar esse CIVP, Pq só iríamos para guarulhos no domingo.. E lá a ANVISA só funciona em dias úteis

Nem pediram nosso CIVP na Bolívia, nem em outro país.. MASSSS eles exigem que vc tenha! Se vc tiver azar e eles pedirem pra vc mostrar.. E vc não tiver.. Vc não entra no país! :!:

Fica pronto super rápido! É só levar a carteira de vacinação.. E um documento! É de graça e não demora nem 15 minutos. Antes de ir tirar o CIVP.. faz um pré-cadastro, isso agiliza o atendimento lá.. http://www.anvisa.gov.br/viajante/ é só clicar em "CADASTRO NOVO" ::otemo::

 

Espero que tenham gostado. Anexo as planilhas com o preço dos passeis (fique atento as abas existentes dentro do arquivo) e tambem uma planilha com nosso Planejamento. No final muita coisa mudou mas o relato está ai.

 

O mais legal é conhecer novas culturas e pessoas que compartilham do mesmo sentimento. A vida é muito curta e deve ser aproveitada ao máximo. Melhor do que bens materiais é viajar e adquirir bens para sua Alma.

 

Grande abraço a todos. Salve PachaMama ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

 

10394118_905811939439663_2481539517456036033_n.jpg?oh=f2adb217f6ef6cdbf7bb07bb47fbfaf6&oe=56C6A0B0

PASSEIOS.xls

PLANEJAMENTO - NOSSO MOCHILÃO.xls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Renan, muito bom seu relato!

Estou indo agora no inicio de novembro fazer este mochilão, e pretendo ficar 18 dias, mas estou com algumas dúvidas:

- Tenho milhas onde consigo comprar a passagem de ida e volta para Santa Cruz, pensei em fazer primeiro o Salar, mas voltar para Uyuni e de la subir para La paz, e deixar o Chile de fora. Penso q talvez deixando o Chile de fora eu economise e também tenha um pouco mais de tempo disponível. Penso q em 18 dias seja bastante corrido. Estou um pouco em dúvida também pq teria q ir até cuzco via La paz e depois voltar pelo mesmo caminho. Nao sei se esta economia do Chile compensaria.

- me surgiu também uma passagem partindo de sao paulo até cuzco, e volta de santa cruz p sao paulo, por um preço bem em conta...penso que seria uma boa por conta do tempo, mas daí eu teria um custo de 1.000 R$ a mais na passagem.

Gostaria de uma opnião.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Renan, muito bom seu relato!

Estou indo agora no inicio de novembro fazer este mochilão, e pretendo ficar 18 dias, mas estou com algumas dúvidas:

- Tenho milhas onde consigo comprar a passagem de ida e volta para Santa Cruz, pensei em fazer primeiro o Salar, mas voltar para Uyuni e de la subir para La paz, e deixar o Chile de fora. Penso q talvez deixando o Chile de fora eu economise e também tenha um pouco mais de tempo disponível. Penso q em 18 dias seja bastante corrido. Estou um pouco em dúvida também pq teria q ir até cuzco via La paz e depois voltar pelo mesmo caminho. Nao sei se esta economia do Chile compensaria.

- me surgiu também uma passagem partindo de sao paulo até cuzco, e volta de santa cruz p sao paulo, por um preço bem em conta...penso que seria uma boa por conta do tempo, mas daí eu teria um custo de 1.000 R$ a mais na passagem.

Gostaria de uma opnião.

Abraço

 

Bom dia Josimar, tudo bem, amigo aventureiro?

Que bom que foi útil pra você.

Vamos lá: quanto ao deixar o Chile de fora tenho certeza que você vai economizar sim, tanto tempo quanto dinheiro já que o Chile tem um custo maior. Já vi relatos de pessoas que fazem primeiro o Salar e depois vão direto para La Paz mesmo....se você quiser conhecer as coisas com mais calma vale a pena já que o Peru é muito rico de história.

Fizemos toda viagem passando pelos 3 países em 17 dias e realmente é bem corrido, mas conseguimos aproveitar muito bem. O passei em Uyuni é de 3 dias (2 dias e 3 noites) e termina próximo a fronteira do Chile por isso já optamos por passar por lá... Se você não entrar no Chile já economiza 50 bolivianos, porque você não paga o transfer (algumas pessoas que foram conosco fizeram isso). Veja alguns relatos de quem faz esse passeio e volta pra La Paz e faça as contas dos dias. Nosso passeio no Chile foi legal, mas pra ser sincero não aproveitamos muito, pois tínhamos pouquíssimo tempo.. e os horários dos passeios no Chile não favoreceram o roteiro que tínhamos planejado lá. Acabamos optando por ficar um dia e meio no Chile.. pra ter mais tempo no final em La Paz (lá tem muitos passeios bacanas também). Mas o ambiente de San Pedro do Atacama é fantástico, ficamos com muita vontade de voltar lá.

 

Quando saímos de Cusco fomos para Copacabana na Bolívia visitar a Isla del Sol (vale a pena) e depois pegamos um bus para La Paz (demora 4hs). Vale a pena você fazer os cálculos e talvez ir primeiro em Cusco, conhecer tudo e depois descer para Uyuni visitar o Salar, mas se fosse você eu deixaria Macchu Picchu para ver depois já que foi nosso ponto forte da viagem.

 

Espero que te ajude, qualquer coisa não hesite em perguntar. Grande abraço, Rennan.

 

ps: desculpe pela demora em responder. Aproveite sua viagem :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros
Relato bom hein Renan!!!

Uma dúvida: li em algum relato por aí algo sobre a mão ser invertida no Downhill e vc precisar descer pelo lado do penhasco, bem tente a ele! É verdade isso? Rs Estou mto afim, mas isso aumentou meu medindo!

 

Obrigado!

 

É verdade sim, QuelTeixreira. Mas durante toda a descida cruzamos com no máximo 3 carros. Mas fique sem medo já que os guias e as pessoas que vão na frente vão parando antes e nao tem perigo nenhum. Minha namorada nem anda de bicicleta muito e desceu numa boa. Cada um vai na sua velocidade, não precisa correr e nem acompanhar todos. Vai na fé que não vai se arrepender. Depois nos conte como foi?

 

Ps: assista o vídeo aí do relato que tem umas cenas dessa descida :) e não se esqueça de levar repelente Pq quando chegar lá em baixo e for almoçar o local é lotaaaado de pernilongo kkkkk

 

Aproveite o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...