Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!

#1174867 por Igor Mosh
27 Mar 2016, 00:13
OI LAURA.

JÁ TENHO TODOS OS DOCUMENTOS E SÓ FALTA A TRADUÇÃO PARA DAR ENTRADA, PORÉM AINDA NÃO AVANCEI AINDA PQ ESTOU COM PROBLEMAS PESSOAIS, MAS PARA CONSEGUIR A DUPLA CIDADANIA TEREI QUE COLOCAR ADVOGADO NO CASO ($$$).

BOM, TENHA EM MENTE QUE QUALQUER DOCUMENTO BRASILEIRO QUE NÃO SEJA CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR DE CASAMENTO OI ÓBITO, LIVRO REGISTRO DE CHEGADA DE ESTRANGEIRO E PROCESSO DE NATURALIZAÇÃO DE ALGUM CIDADÃO LITUANO NÃO TERÁ VALIDADE, MESMO QUE TRADUZIDO PARA O LITUANO. ELES ACEITAM APENAS DOCUMENTOS ORIGINAIS OU DECLARAÇÕES DE ORGÃOS LITUANOS PARA PROVAR QUE A PESSOA EM QUESTÃO É/ERA LITUANO.

COM AS INFORMAÇÕES QUE ESTÁ FALANDO VOCÊ NÃO IRÁ CONSEGUIR NADA. O POVO DO CONSULADO É MEIO TOSCO, MAS SE QUISER TIRAR DÚVIDAS OU TOMAR UMA RASGADA LIGUE OU ENVIE EMAIL PARA kons.br@urm.lt

OLHE NOVAMENTE O TEXTO QUE ESCREVI E TENTE SEGUIR A RISCA PRA CONSEGUIR TODOS OS DOCUMENTOS.

VALEU,

IGOR
#1175376 por FernandoDoreto
28 Mar 2016, 20:32
Igor, bastante assertiva sua resposta. Também estou na busca da obtenção da cidadania lituana, infelizmente não conseguirei cidadania dupla, tomara que vc consiga a sua dupla.

Galera, quero perguntar ao grupo algumas coisas, agradeço caso alguém possa contribuir. Tenho toda a documentação já em lituano e queria entender melhor o como funciona na prática a renúncia brasileira e obtenção da cidadania lituana.
- Em que momento me torno efetivamente cidadão lituano?
- Para solicitar a cidadania tenho que renunciar a brasileira primeiro?
- Antes de me tornar lituano, tenho que passar meu bens/patrimônio, desativar conta bancária ou existe "equivalência automática" para o "novo" eu lituano?

Quem precisar precisar de algumas instruções preliminares acesse http://br.mfa.lt/br/pt/informaco-consul ... /cidadania , lá tem dá pra entender os documentos necessários e em quais circunstâncias vc consegue obter cidadania dupla.
Fernando
#1177505 por dy.moob
05 Abr 2016, 05:42
Gente, eu li tudo e achei super interessante, porém tenho uma dúvida que pode ser paralela ao assunto se alguém puder me ajudar (e que não seja um patriota tentando me convencer do contrário). Bom... Eu quero renunciar a pátria brasileira: não estou em processo de cidadania para nenhum país. Não, eu não quero prestar concurso, Não, eu não faço questão de votar, Não eu também não uso sistema de saúde e educação pública e blá blá bla, se alguém puder me ajudar... Será que precisarei de um advogado??? Déis de já agradeço ::otemo::
#1177515 por xxxxxxxxxx
05 Abr 2016, 08:07
Não querendo lhe convencer do contrário dy.mob, e muito menos sendo nacionalista, apenas vendo a coisa com racionalidade e frieza.

Mas ao renunciar a cidadania brasileira sem ter uma outra cidadania você não poderá mais trabalhar com a mesma facilidade aqui no Brasil, você passa a ser considerado um estrangeiro, e estará sujeito as mesmas regras que eles, ou seja, você precisa tirar um visto de trabalho, que é caro e burocrático, que só vale por 2 anos, tendo que ser renovado periodicamente. Alem disto, sem uma outa cidadania, você também não conseguirá tirar passaporte e terá muitas dificuldades em tirar documentos.

Entendo que a sua atitude seja um protesto, mas será que você não vai se enfiar numa furada sem tamanho com uma atitude destas, complicando a sua vida de maneira desnecessária? Pessoalmente eu acho que existem maneiras muito mais eficientes de se protestar sem que você se prejudique tanto assim.
#1178116 por Adriana T-Tresch
07 Abr 2016, 05:47
dy.moob escreveu: Bom... Eu quero renunciar a pátria brasileira: não estou em processo de cidadania para nenhum país.

Não é possível. O Brasil não permite a renúncia da nacionalidade brasileira, se é a única nacionalidade que a pessoa possui. Aliás o Brasil é signatário da "convenção das nações unidas pela redução dos casos de pessoas apátridas" ou alguma coisa assim, desculpa não sei bem como traduzir o nome da convenção... mas vou deixar o link aqui da wikipedia em inglês, caso seja do seu interesse: https://en.wikipedia.org/wiki/Conventio ... telessness

EUA é um país que permite que as pessoas renunciem a cidadania e virem apátridas. Talvez existam outros, não sei.
#1203656 por Isis selmi
18 Jul 2016, 15:40
Olá Igor, tudo bem? gostaria de agradecer todas as informações sobre cidadania lituana, tenho as utilizado diariamente para conseguir a minha. Na verdade estou te escrevendo para tirar uma dúvida de uma pessoa muito leiga no assunto, rsrs.Como você fez para fazer a transferência para o Banco Lituano? Estou apanhando para fazer isso... Estou perdida a já não sei mais a quem posso recorrer... Se puder me ajudar... Muito obrigada!!!!!! Isis
#1215809 por fcmartins
07 Set 2016, 19:54
Pessoal, achei esse post no Google e gostaria de compartilhar a informação que a lei de cidadania da Lituânia foi modificada, e entrou em vigor dia 06/07, permitindo a dupla cidadania em alguns casos.

Basicamente, se seu ancestral era cidadão Lituano entre 1918 e 1940 e deixou a Lituânia até 1990, você pode manter a cidadania brasileira e solicitar a Lituana. O requisito de ser até bisneto(a) permanece. Antes era preciso provar que o ancestral tinha deixado a Lituânia por perseguição.

Entrei em contato com o consulado e tive a impressão que eles ainda não estão por dentro da mudança, me disseram que teria que renunciar, mandei outro email e não me responderam mais.
#1224287 por Ramon L Braga Pereira
12 Out 2016, 18:03
Pessoal, tb estou no processo de reunir documentos e tenho dúvidas . Vou tentar a dupla cidadania, parece que a lei mudou, acho que os descendentes de quem emigrou a partir de 1918 tb tem direito a dupla cidadania . Já consegui a certidão de nascimento do meu bisavô. Agora vou correr atrás de documentos Brasileiros e ver se consigo algum documento provando que ele emigrou devido a guerra, ou algum tipo de ocupação e etc ... Espero poder ajudar aqui e que tb possam compartilhar as suas experiências. Acho interessante se pudermos criar um grupo no facebook para trocarmos informações ...

Usuários navegando neste fórum: Yahoo [Bot] e 6 visitantes