Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

• 0
Igor Mosh

Renuncia a cidadania Brasileira - riscos e problemas

Pergunta

Boa noite, Galera.

Estou em processo de solicitação de cidadania Lituana. Já reuni todos os documentos e mandei para fazer a tradução para o lituano e posteriormente enviar para o consulado, porém no meu caso não terei direito a dupla cidadania, sendo assim antes de entregar os documentos par analise devo renunciar a cidadania brasileira.

Minha dúvida é: INICIALMENTE NÃO IREI MORAR NA EUROPA E CONTINUAREI NO BRASIL E POR ESSE MOTIVO TENHO RECEIO DE RENUNCIAR A CIDADANIA BRASILEIRA E TER PROBLEMAS AQUI O BRASIL, COMO POR EXEMPLO AO CPF E CONTA BANCÁRIA. AS INFORMAÇÕES DO ITAMARATY SÃO INSUFICIENTES PRA ENTENDER, ALÉM DAQUELE POVO NÃO RESPONDER EMAILS. SÓ ENTENDO QUE NÃO TEREI DIREITO E EXERCER O DIREITO/DEVER DE VOTAR.

Alguém aqui tem cidadania de outro país e teve que renunciar a cidadania brasileira??? Tem ou teve algum problema aqui no Brasil se ainda continua vivendo aqui???

Valeu,

Igor

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posts Recomendados

• 0

Olá, se vc pretende continuar morando no Brasil, qual seria a vantagem de renunciar a cidadania brasileira? Vc vai poder continuar morando no Brasil sem restrições, não sendo brasileiro...? Pode prestar concurso público, sendo estrangeiro? Não sei, mas acho que não é uma simples questão de "perder o direito de votar", então quem sabe vc se informa melhor... (e depois compartilha as infos com a gente).

Quanto a cidadania lituânia, até onde eu sei o país estava cogitando um referendo justamente sobre a questão de permitir ou não a dupla nacionalidade... acho que seria em setembro ou outubro esse referendo, mas também não tenho certeza. Considerando que vc não pretende morar na Europa por enquanto, acho que vale a pena se informar melhor e aguardar o resultado do referendo, se for do seu interesse. Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

• 0

Pelo que eu sei, a partir do momento em que é publicado o decreto com a sua renuncia a cidadania brasileira, você será considerado um estrangeiro no Brasil, e caso queira continuar a trabalhar legalmente aqui, você terá que entrar com uma solicitação de visto de trabalho, tirar NRE, não terá mais direito a passaporte brasileiro, só o Lituano, etc, como todos os estrangeiros que vivem e trabalham aqui no Brasil.

A grande maioria dos casos de outra cidadania que temos no Brasil é de dupla nacionalidade, onde a pessoa adquire a cidadania por laços sanguíneos, o que não a obriga a renunciar a cidadania brasileira.

Compartilhar este post

Link para o post
  • 0
Pelo que eu sei, a partir do momento em que é publicado o decreto com a sua renuncia a cidadania brasileira, você será considerado um estrangeiro no Brasil, e caso queira continuar a trabalhar legalmente aqui, você terá que entrar com uma solicitação de visto de trabalho, tirar NRE, não terá mais direito a passaporte brasileiro, só o Lituano, etc, como todos os estrangeiros que vivem e trabalham aqui no Brasil.

A grande maioria dos casos de outra cidadania que temos no Brasil é de dupla nacionalidade, onde a pessoa adquire a cidadania por laços sanguíneos, o que não a obriga a renunciar a cidadania brasileira.

Existe a possibilidade de ter a dupla cidadania, porém não no meu caso não é possível. Estou falando com o Itamaraty e Ministério da Justiça (estrangeiros) a respeito da perda da cidadania. Talvez seja necessário colocar um advogado após conseguir que o Brasil em acordo com a Lituania consiga manter as duas cidadanias.

O motivo de conseguir a cidadania agora seria para conseguir ficar mais que 3 meses nos paises da comunidade europeia e poder comprar um imovel na italia. Além claro de ter o passaporte europeu que facilita muito as coisas. Sou comerciante e por esse motivo estou buscando informações, porém lendo documentos oficiais não são conclusiveis quanto a perda da cidadania (tem uma especie de jeitinho brasileiro), o brasil oficializa sem "oficializar", se fingem de mortos e se o consulado estrangeiro não exigir oficialmente a denuncia o brasil fica na dele sem alterações no rg, cpf e etc.

Assim que conseguir mais informações irei divulgar. Até mesmo os meios que consegui todos os documentos e valores sem precisar de empresas ou advogados cuidando disso pra você.

Outra coisa que é bem bacana, na maioria dos paises da europa você consegue o documento similar ao nosso CPF sem ser naturalizado ou ter a cidadania, porém usar o sistema educacional e de saúde é bem mais complicado, porém para cidadãos da europa é bem simples.

Valeu,

Igor

Compartilhar este post

Link para o post
  • 0

Olá Igor

também estou com essa questão. Preparando documentos para cidadania lituana mas não gostaria de perder a cidadania brasileria. Gostaria de saber se você avançou e se contratou algum advogado.

Obrigada

Compartilhar este post

Link para o post

• 0

Boa noite pessoal!

Queria saber as mesmas respostas. Minha esposa está pensando em tirar a cidadania lituana, e queria saber se é muito dificil de juntar a documentação sem um advogado.

Alguém tem algum link para compartilhar?

Compartilhar este post

Link para o post
  • 0
Olá Igor

também estou com essa questão. Preparando documentos para cidadania lituana mas não gostaria de perder a cidadania brasileria. Gostaria de saber se você avançou e se contratou algum advogado.

Obrigada

OLA PESSOAL GOSTARIA DE SABER SE VOCES ME INDICAM ALGUM ADVOGADO PARA AS DUVIDAS E O PROCESSO DA CIDADANIA LITUANA, ESTOU COM ALGUNS DOCUMENTOS, MAS TEM ALGUMAS DUVIDAS QUE AINDA VAGAM NA CABEÇA, OBRIGADO!

OBS SOU DE SAO PAULO

Compartilhar este post

Link para o post
  • 0

a princípio não tenho nenhum aporte para seus problemas, mas fiquei curioso. Tem alguma coisa de diferente? Por que tanta gente está se mudando à Lithuania? Eu sei que lá é um lugar legal e tals, mas tem países mais comuns para se fazer isso. Alguém pode me responder? Também tenho desejos de um dia morar por aí

Compartilhar este post

Link para o post

• 0

Basicamente é por que a "moda" de tirar cidadania Europeia chegou aos descendentes de Lituanos, especialmente depois que a Lituânia passou a fazer parte da União Europeia e Espaço Schengen, passou a ser interessante para os descendentes de Lituanos tirar a cidadania Lituana para ir morar na Europa.

Agora que ela faz parte da EU e Espaço Schengen os cidadãos Lituanos podem morar e trabalhar em qualquer país da Europa Ocidental, isto tem motivado os descendentes de imigrantes Lituanos (Filhos, netos, Bisnetos, etc) a pedir a cidadania, é o mesmo movimento que se viu com os descendentes de Italianos, Portugueses e Espanhóis a alguns anos atras, quando a EU e Espaço Schengen começaram a funcionar, todo descendente de imigrantes destes locais que tinha de onde conseguir a documentação foi tirar a cidadania Europeia na esperança de vida fácil e riqueza na Europa.

Mas para a grande maioria destes novos cidadãos Europeus, não foi nada disto que aconteceu, sem qualificação profissional, a maioria trabalhou feito condenado em sub-empregos, trabalhando 12 ou 14 horas por dia, ganhando pouco sem registro, perderam a sua juventude trabalhando feito condenados, e hoje grande parte está pior do que antes , de volta ao Brasil, sem dinheiro, com 40 a 50 anos, sem contribuição com INSS, com dificuldade para se aposentar, etc...

Conheço dúzias de "italianos" e "Espanhóis" nesta situação, pois morrei um tempo numa cidade onde um terço da população foi para Itália e Espanha nos anos 90 e 2000 em busca do "eldorado".

Então tem que ter cuidado e pensar bem antes de largar tudo e ir em busca do "eldorado" perdido na Europa...

Compartilhar este post

Link para o post
  • 0

Texto duro de se ler, Adriano. Acredito que na lithuania seja um pouco diferente, ou seja, que as pessoas consigam morar lá com mais facilidade do que na italia e portugal, já que o país tem bem mais apoios sociais do que portugal e italia. Mas, ao mesmo tempo o pessoal é bastante xenofobico, do que ouvi falar, entao sempre será um pouco arriscado, porque conseguir emprego, e mais para um emprego bom, possivelmente não será coisa fácil

Compartilhar este post

Link para o post
  • 0

Responder sem conhecimento de causa é pior que dar bom dia pra cavalo só complica as coisas. Este assunto é complicado. O que tem que fazer é ir no consulado e ver realmente os documentos, normas direitos e deveres.

Perder a cidadania ::mmm:::essa::::essa:: , só se for para ir e não voltar. Agora, sair do Brasil para procurar o pote de ouro sem um bom curso superior que possa exercer, realmente ilusão pura ilusão. Seja onde for. A pessoa sempre será imigrante.

Se você pegar um ovo de galinha e colocar no ninho da pata, vai nascer galinha e nunca será pata. ::hahaha::

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...