Ir para conteúdo

Roteiro de Viagem europa fim de 2015/2016


Posts Recomendados

  • Membros

Olá gente, sou novo aqui no fórum, apesar de já ter lido vários relatos e tópicos a respeito de viagens daqui. Vou fazer uma viagem a Europa perto do natal do ano que vem para visitar minha familia em portugal, e após um tempo em que conhecerei portugal e a ilha da madeira com a minha família, seguirei viagem enquanto eles voltam ao brasil.

A questão é: por ser inverno, eu estou bastante em dúvida dos locais para onde eu devo ir, então eu queria saber qual um possível roteiro que eu posso fazer levando em consideração o seguinte:

1) Sou um viajante que se importa mais com paisagens, museus e monumentos vem em segundo lugar e vida noturna e festas em terceiro.

2) Não tenho problemas necessariamente com o frio e a neve

3) Estou disposto a dar preferencia por locais mais baratos para que, se coubesse dentro do orçamento eu pudesse estender minha viagem por mais 10 dias (conto a principio com um orçamente de 10mil reais, passagens aereas de ida e de volta para o Brasil não inclusas na conta )

 

É isso ai gente, eu tinha me interessado bastante pelo leste europeu e tinha pensado em visitar: Croacia-Romenia-Rep. Tcheca-Montenegro-Eslovenia-Grécia (Não necessariamente nessa ordem )

Gostaria de saber a opinião de vocês aqui do fórum!

Muitíssimo obrigado pela atenção e pela ajuda.

Link para o comentário
  • Membros

Então adriano, a principio eu vou passar uns 30 dias com a minha familia em portugal/ilha da madeira/espanha, durante as festas e mais um tempo.

Durante todo esse tempo eu nao vou pagar nenhum custo da viagem.

Os 10mil seriam pra depois desse período em que estarei com a minha familia, A passagem de volta para o brasil ja estará comprada então esse gasto também não está incluído..

Estou pensando em ficar o máximo de tempo possível com o dinheiro que eu conseguir obter até lá, que seria no mínimo 10mil reais.

Quanto tempo você acha que eu conseguiria ficar viajando sozinho pagando minhas despezas com essa quantia?

Quanto você acha que seria necessário eu juntar supondo que eu fosse ficar 40 dias?

Tem um adendo. Eu sou portugues nascido em portugal, tenho nacionalidade identidade e passaporte portugues. Eu li que existem algumas exigencias que são feitas a estrangeiros que não são feitas aos cidadão da União Européia, como por exemplo o seguro viagem... Isso muda alguma coisa nos meus gastos gerais? ou não?

Link para o comentário
  • Membros

Poxa Adriano, muito obrigado pelas dicas e estimativas cara, estão sendo extremamente uteis. Eu andei repensando meu roteiro e resolvi fazer um trecho da europa em que os países da europa que eu irei visitar são todos vizinhos. Eu gosto do frio e tenho vontade de ter a expêriencia de ficar um tempo em locais frios e com neve. Levando em consideração que eu viajarei muito provavelmente entre o meio e o fim de janeiro eu andei pesquisando tanto em sites brasileiros quanto da europeus quais são bons lugares para se visitar durante o inverno, levando em conta também o quesito preço. Todos os sites que eu vi falando desse tema (europa no inverno), citavam como uma das vantagens o fato de nessa época, excetuando feriados, as cidades estarem menos apinhadas de turistas e gentes, eu também tendo a pensar que isso será uma vantagem de viajar nessa época. Bom levando em conta essas pesquisas eu elaborei o seguinte itinerário (que não necessariamente será seguido nessa ordem nem de países nem de cidades):

Polônia ( Varsóvia/Cracóvia/Auschiwitz/Zakopane ) - Rep. Tcheca ( Praga/Plzen (até agr)) - Austria ( Viena/Innsbruck/Salzburg (até agr)) - Hungria ( Budapeste (ate agr)) - Eslovaquia ( Bratislava - Parque Nacional Tatra ) - Eslovenia ( Bled ).

Tenho vontade de conhecer a Romênia, que ouvi dizer que é muito linda durante o inverno ( além de muito fria ), Então se fosse possível incluir ela no roteiro..

O que você acha Adriano?

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 9 meses depois...
  • Membros

Fala Adriano, fala Pedro, beleza??

 

Então gostaria de umas sugestões, se possível, não só de vcs dois, mas de alguém mais que porventura esteja vendo essa mensagem e que possa agregar.

 

To com passagem comprada pra chegar em Milão no dia 21/12/2015 (com escala em Roma, que é onde pretendo descer) e retorno no dia 09/01/2015, saindo de Milão. Esta vai ser minha primeira viagem pra Europa, e estou indo com minha namorada, primeira dela também. Como será inverno e já andei pesquisando que no frio, como o próprio Adriano disse, vale a pena ficar nas cidades grandes, portanto, fiz o seguinte roteiro provisório:

 

Dias 21-24: Roma

Dias 24-26: Florença

Dias 26-30: Londres ou Paris

Dias 30-03: Paris ou Londres

Dias 03-05: Amsterdam

Dias 05-08: Berlin

Dias 08-09: Milão (volta dia 09)

 

Pois bem, gostaria de saber se é muita cidade pela quantidade de dia (sabemos que é mania de mochileiro iniciante querer ir no máximo de cidades possível, e as vezes não se aproveita bem) e se conseguirei aproveitar razoavelmente bem cada cidade. E também, por ser inverno e eu estar com a minha namorada, pretendemos gastar um pouco mais e ficar hospedado em algum hotelzinho bom e barato, ou seja, mesmo que tenha que gastar menos com alimentação, pretendo dar mais importância a hospedagem.

Queria saber também, se 150 euros por dia pra cada um de nós é suficiente pra ficar hospedado num hotel com quarto privativo, pra comer e não passar fome e poder apreciar também as culinárias dos países vez ou outra (NÃO TODOS OS DIAS), porque não quero chegar na Itália e ter que comer McDonalds, sem querer desrespeitar quem o faz, até porque quero experimentar as comidas desses países. Nesses 150 euros por dia não estou contabilizando a passagem.

 

Então, o que me dizem? E se puderem me dar mais sugestões sobre esse tipo de viagem no inverno, estou aceitando sugestões.

 

Desde já, valeu galera!!

Link para o comentário
  • Membros

João. dei uma olhada rápida e uma coisa me chamou atenção. Você colocou que chegaria dia 21/12 em Milão com escala em Roma, onde pretende descer, e volta por Milão, você comprou a ida e a volta separadamente? Pergunto isso pois deu a entender que você deixaria de pegar a conexão de Roma para Milão e ficaria direto em Roma e pelo que sei, caso tenha comprado ida e volta juntos, se você deixar de pegar essa conexão você perde os próximos voos, no caso o voo de volta. Não sei se é exatamente assim e se serve para todas as companhias, mas acho melhor verificar isso e evitar surpresas desagradáveis hein.

 

Quanto ao tempo em cada cidade, achei pouco tempo tanto em Londres quanto em Paris, conheço as duas cidades e garanto que 3 dias completos são poucos.

 

Outra coisa que você tem que ver é o deslocamento entre as cidades, que pode ser complicado e tomar bastante tempo., se for de avião vai ter que pagar para despachar bagagem, além do deslocamento ao aeroporto.

 

Estou com viagem marcada para o fim do ano também e estou tentando utilizar o trem ao máximo.

Link para o comentário
  • Membros
João. dei uma olhada rápida e uma coisa me chamou atenção. Você colocou que chegaria dia 21/12 em Milão com escala em Roma, onde pretende descer, e volta por Milão, você comprou a ida e a volta separadamente? Pergunto isso pois deu a entender que você deixaria de pegar a conexão de Roma para Milão e ficaria direto em Roma e pelo que sei, caso tenha comprado ida e volta juntos, se você deixar de pegar essa conexão você perde os próximos voos, no caso o voo de volta. Não sei se é exatamente assim e se serve para todas as companhias, mas acho melhor verificar isso e evitar surpresas desagradáveis hein.

 

Quanto ao tempo em cada cidade, achei pouco tempo tanto em Londres quanto em Paris, conheço as duas cidades e garanto que 3 dias completos são poucos.

 

Outra coisa que você tem que ver é o deslocamento entre as cidades, que pode ser complicado e tomar bastante tempo., se for de avião vai ter que pagar para despachar bagagem, além do deslocamento ao aeroporto.

 

Estou com viagem marcada para o fim do ano também e estou tentando utilizar o trem ao máximo.

 

Então Thiago, comprei ida e volta juntos mesmo. Cara eu já ia cometendo um erro grosseiro e já ia estragar a viagem e na volta eu ia ter que ficar em Milão mesmo, pq não ia ter dinheiro pra compra passagem de volta! haha. Vou refazer meu roteiro partindo de Milão mesmo, nada de descer em Roma.

 

Quanto ao dia de cidades, vou levar em consideração o que vc me disse quanto aos dias em Londres e Paris, e vou colocar 4 dias cheios, mesmo sabendo que ainda é pouco, mas é melhor. A propósito, vc que já esteve em ambas as cidades, estou em dúvida em qual escolher para passar o Reveillon, e mesmo sabendo que é algo muito subjetivo, vc já esteve nesse período em alguma dessas duas cidades? Qual indicaria? Tenho um amigo que me disse Paris e uma amiga que disse Londres.

 

Quanto ao roteiro corrido, como o Adriano mencionou, estou pensando em retirar Berlim e Florença.

 

E também quanto a viajar de trem, preciso olhar no fórum as dicas de viagem de trem, tipo as companhias mais baratas. Fiz uma simulação aqui agora no RailEurope de Amsterdam para Londres no dia 30/12/2015, às 17:17h e o preço foi bem salgado: 145 euros.

 

E também mudei meu roteiro mais uma vez hehe:

 

Milão: 21-22

Paris: 22-23-24-25-26-27

Amsterdam: 27-28-29-30

Londres - 30-31-01-02-03-04

Roma: 04-05-06-07-08

Milão: 08-09

 

Posta o seu roteiro aqui, se já tiver feito. Valeu.

Link para o comentário
  • Membros
Isso mesmo, se você comprou ida e volta por Milão, descendo em Roma e não pegando o voo para MIlão, todo o resto da sua passagem será automaticamente cancelado por no-show e você estará ferrado, terá que pagar uma multa de uns 200 ou 300 dólares e o preço do dia de uma passagem só de ida caso resolva "aproveitar" o voo de volta.

 

Levem em conta que toda vez que você tem que trocar de cidade você perde meio dia de viagem, se tiver que pegar um voo, pode lhe custar um dia inteiro dependendo do horário do seu voo.

 

Quanto ao seu roteiro, eu acho ele meio apertado e corrido, até seria viável caso você consiga encaixar todos os deslocamentos depois das 18 horas, quando já está escuro mesmo e as atrações turísticas fechadas, mas nem sempre isto é possível, as vezes você pode ter que pegar um voo no meio do dia e estragar um dia inteiro por que o voo das 19:00 está absurdamente caro...

 

Como você vai ter que ir a Milão de qualquer jeito no inicio da sua viagem, e isto já vai te estragar o primeiro dia, tudo vai acabar ficando meio corrido demais, pessoalmente eu cortaria algum local, pessoalmente eu cortaria Berlin, que é o local mais fora de mão no seu roteiro e com as passagens mais caras, e o que já está com o tempo mais prejudicado no roteiro atual.

 

150 euros para cada um, pessoalmente eu acho que dá e sobra, mas claro tudo vai depender de quanto que você for pagar nos hotéis nas vésperas do Natal e Ano Novo, os preços podem ser bem salgados...

 

Você quase nem acha Mac Donalds na Itália... kkk, se quiser economizar na Itália e for comer lanche, coma um autêntico e típico panini italiano com mussarela de búfala!! Você acha ótimos paninis em qualquer canto da Itália a partir de 2 Euros, e é bem mais saudável e gostoso que um mac...

 

Fala Adriano, beleza?

 

Então, como eu disse pro Thiago, já ia fazendo besteira logo de cara, mas agora estou mais esperto depois dessas dicas de vcs, que desde já agradeço, e nada de no-show em Roma né?

 

Como eu não vou mais descer em Roma (graças a Deus), mudei meu roteiro e também eu sabia que estava apertado e que se perde muito tempo nos deslocamentos, somando-se também ao fato que no inverno os dias são bem curtos, seria mais um corre-corre todos os dias, aí postei o roteiro ali no comentário acima, melhorou? Me diz o que vc achou, pq um cara em outro tópico lá disse que vc é o Senhor Europa, então vou levar bastante em consideração o que vc disser, hehe.

 

Pois é, como comprei a passagem pra Milão, vou perder alguns dias lá mesmo, porque pelo que pesquisei não tenho muito interesse em nada lá, não gosto de moda mesmo.

 

E outra, te falei 150 euros, mas falei errado, bem que eu queria que fossem 150 euros mesmo. Mas na verdade são 100 euros por dia por pessoa, 100 pra mim e 100 pra patroa, entre deslocamentos, hospedagem, alimentação e os passeios, será que dá ou fica muito apertado? Eu vi a tabela que vc postou no outro tópico, achei interessante, e dificilmente passava dos 100 né?

 

Cara, não sei se aqui é o tópico adequado mas eu vou pesquisar depois, eu disse que pretendia gastar um pouco mais com hospedagem, mas pro meu bolso os hotéis estão meio caros, e o que vc me diz de hostels? Eu nunca fiquei num hostel e por isso tava querendo hotel mesmo. É tranquilo ficar num hostel? E também não estou sozinho se estivesse, nem ligaria de dormir em qualquer lugar, mas com a namorada daí o pensamento muda um pouco né?

 

Esses paninis devem se muito bom, tô ansioso pra tomar um café típico italiano.

 

É isso aí, rumo ao 1º mochilão!!

Link para o comentário
  • Membros

tudo bom, João?

sobre hostels: você pode pegar um hostel com quarto duplo e curtir tranquilamente com a namorada, com toda a privacidade. hoje em dia o nome Hostel - ao menos na Europa - significa mais que você terá um contato mais pessoal com os outros viajantes e os donos (dependendo do lugar) do que aquele atendimento informal de um hotel. e veja: não é todo hostel que é aquele oba-oba de festas não: normalmente o pessoal é tranquilo - o que existe é um bar e uma área comum e um ambiente que propicia a comunicação entre todos. os próprios hostels organizam eventos como jantares ou pubcrawls para isso. já fui em hostels em grupo de amigos que queriam encher a cara, já fui em viagem com namorado em esquema amorzinho-cuticuti e já fui totalmente sozinha no esquema "to na minha". vale pesquisar para ver o perfil do hostel: familiar, baladeiro ou com infra de hotel.

sugiro pesquisar sua hospedagem no booking.com - que não cobra NADA pela reserva. com uma certa antecedência (que você tem), conseguirá um preço bom. mas reserve com uns QUATRO MESES de antecedência, porque quartos privados lotam rápido.

outra opção é o airbnb - em algumas localidades, o preço compensa.

 

sobre milão: não estive lá, mas estou planejando um rolê por lá ano que vem. pelo que li, não tem muito na cidade, mas tem um bate e volta no Lago Como que parece ser bem interessante.

 

sobre ser "mochileiro iniciante": já fiz viagem pra europa de cobrir trocentas regiões em pouco tempo e hoje priorizo um rolê mais calmo. mas, independente do meu pensamento, acho que, por ser uma primeira viagem, a experiência de conhecer vários lugares é válida sim. na minha opinião, você só deve se ater a não fazer uma maratona insana que canse você e sua namorada (uma coisa é VOCE cansado, outra é VOCE E ELA cansados). mas acho que você vai tá no pique de querer ver tudo e, tendo essa preocupação antecipada que mostra, não sofrerá disso.

 

sobre o roteiro:

eu deixaria apenas a primeira pernoite em milão e seguiria para paris no dia seguinte. ficar mais tempo na sequência na mesma cidade faz mais sentido.

também acho que tem bastante noite em amsterdam: dá para quebrar isto colocando uma em Bruxelas ou, se preferir, fazer uma outra cidade na itália entre roma e milão.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...