Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#319502 por mdezem
13 Ago 2008, 23:59
Olá Pessoal,

Vi alguns posts nos tópicos de Vila Trindade e sobre a Praia do Sono, mas resolvi criar este para os colegas possam colocar a informações sobre a travessia Paraty->Trindade ou Triha da Joatinga, como é conhecidade também.

Li bastante sobre o assunto e consegui as seguintes informações:

- A trilha é pesada em alguns trechos, principalmente o trecho Cairuçu - Ponta Negra.
- Você verá muitas cachoeiras e paisagens deslumbrantes... etc.

Para chegar ao inicio da trilha vocÊ vai até Paraty, pega um barco até o Pouso da Cajaíba e começa a caminhada, passando pelas praias Martins de Sá e Cairuçu. Em Caiuruçu mora o ilustre morador da região, o Sr. Maneco, que por sinal é o unico morador da praia. Seguindo viagem a proxima parada é Ponta Negra, Antigos / Antiguinhos, Praia do Sono e finalmente vc chegou em Laranjeiras/Trindade. De lá pegue um circular até Paraty e volta pra casa.

Apesar de todas as leituras, me restam varias duvidas. Alguém aqui já fez a trilha e poderia me ajudar?

- Quantos Kms tem a trilha?
- Dá pra fazer em 2 dias?
- Ele á pesada, mas precisa ser 'atleta' ou um ser normal que esteja bem fisicamente vai chegar em laranjeiros inteiro? =D

Do mais, se alguém tiver dicas eu ficarei muito agradecido.

Obrigado a todos.

Becão

#319526 por piacitelli
14 Ago 2008, 10:44
Olá

Ponta da Joatinga é uma das trilhas que está na minha lista.....

Pelo que li até agora....ela não é pesada não....

Segundo o Augusto (aqui do mochileiros) ele disse que ela é mais leve que a trilha do ouro...., veja em:

http://mochileiros.com/viewtopic.php?f=56&t=1388

Eu tenho a Resvista do Beck que fala da travessia.

Infelizmente ele parou de publicar..mas essa edição ainda tem em lojas como Mundo Terra, Cia da Aventura, etc.

Abração
#319579 por mdezem
14 Ago 2008, 17:09
piacitelli, valeu pelas informações, só faltava isso pra eu me decidir a me aventurar por lá num fim de semana. Agora é partir pro abraço =D

Muito obrigado.

Marcelo
#319588 por Augusto
14 Ago 2008, 18:16
Fala Paulo.

Qdo eu fiz essa travessia levei 3 dias, saindo do Pouso até o Sono.

Concordo com vc que dá p/ fazer em 2 dias, mas uma caminhada numa das regiões mais bonitas de nossa costa merece vc ficar o maximo de tempo possivel p/ apreciar todas as praias escondidas e os poções lá perto da Praia de Ponta Negra.

Com certeza a Trilha do Ouro é bem mais cansativa. Caminhada por estradas de terra parece que não termina nunca.

Mas lá na Joatinga, vale a pena faze-la em no minimo 3 dias.

Abcs

piacitelli escreveu:Complementando.....

Na revista, o Beck fala que a travessia pode ser feita em dois dias, totalizando 10 hrs de caminhada.

Abraços
#319671 por piacitelli
15 Ago 2008, 09:28
Grande Augusto....

Os dois dias que comentei vi na revista do Sérgio Beck. Essa travessia tá na minha lista de prioridades:

Pico do Marins
Serra Fina
Ponta da Joatinga

São as próximas minha.

Que época do ano fez a Joatinga?

Abração
#319678 por Augusto
15 Ago 2008, 10:45
Blz Paulo.

A minha primeira Joatinga fiz em Julho/2003 sozinho, fazendo no sentido Pouso-Sono.
Depois fiz novamente em Setembro/2004 com minha esposa, no mesmo sentido.
E sempre acampando em Martim de Sá e Ponta Negra.

Das 3 que vc citou, Serra Fina com certeza é a mais complicada, tanto pela falta de agua qto pela dificuldade da trilha.

Abcs
#320077 por piacitelli
19 Ago 2008, 08:52
Grande Augusto...

Falta de água pra mim é complicado..a Serra Fina será um grande exercício....tomo muita água mesmo.

Agora em Setembro..ou no máximo em outubro quero fazer também..não tá na lista uma volta na Ilha Comprida de Bike. Quero sair da ponta sul...subi-la todinha e voltar. Cerca de 120km.

Voltando à água, fiz a Peterê em julho e devido a Neblina fortissima ivemos que parar no morro do dinossoauro. Estavamos sem água. O próximo ponto de água seria o Vale das Antas. Fiquei sem água das 4 da tarde até na manhã seguinte quando chegamos no Vale. Mas a Neblina hidrata muito bem.

Creio não ser essa a realidade da serra fina.....

abração
#321617 por haole
01 Set 2008, 12:44
Gostaria de saber se alguém fez a trilha recentemente...como está a trilha?
Dá pra fazer com prancha e tudo ou está meio fechada?
Abraço
#321739 por Augusto
02 Set 2008, 14:40
Joatinga tem sempre um pessoal fazendo Haole.
E a trilha é sempre tranquila.

Entre Martim de Sá e Ponta Negra, existe um trecho da trilha, onde vc passara por mata fechada. A prancha incomoda um pouco, mas dá p/ levar ela sim.
De Ponta Negra até o Sono a trilha é como se fosse uma estrada, de tão facil que tá.

Abcs

haole escreveu:Gostaria de saber se alguém fez a trilha recentemente...como está a trilha?
Dá pra fazer com prancha e tudo ou está meio fechada?
Abraço
#321799 por haole
02 Set 2008, 20:58
Valeu Augusto! Quantos dias dá pra aproveitar e "sair satisfeito", 4 ou 5 dias?
Abraço
#330351 por guilhermerighetto
06 Nov 2008, 10:09
Olá,

será que alguém aí pode me ajudar?

a partir de Ponta Negra existe uma trilha para chegar à cachoeira do Saco Bravo... qual o tempo de caminhada nesse percurso? será que consigo fazer a trilha sem precisar de um guia?

se alguém tiver outras informações e dicas, também agradeço.

Obrigado.
#555843 por Monique Lessa
16 Fev 2011, 21:18
Oie gente, eu preciso sa ajuda de vocês.
Estou querendo conhecer martins de sá no carnaval desse ano 2011.
E gostaria de ajuda de vocês, será que rola?
É o seguinte, preciso saber qual é o trajeto pra quem sai do Rio de Busão, só tem essa opção busão até paraty e depois pegar um barco que custa R$45 Reais?
Ou rola alguma alternativa mais barata.
Eu pretendo ficar 4 dias.
Por isso vou acabar levando "mtas coisas". Barraca, saco de dormir, comida, fogareiro, essas coisas.
Precisava da ajudinha de vocês de boa, queria fazer essa parada sem gastar mto, a grana está curta. rs
Mas claro que ñ é bem uma miséria.. se não eu ficaria em casa..rs
qq coisa, mandem a resposta pro meu E-mail moniquelessarjhost@gmail.com.

Beijãooo e boa quarta pra geral!!
#793753 por davilog
06 Jan 2013, 14:27
Olá a todos.
Sei que esse post é antigo, mas vou adicionar informações para quem parar aqui para consultar.
Passei o reveillon deste ano na Praia do Sono e pequei algumas informações que foram dúvidas por aqui.

Estava acampado na Praia do sono, mas num dos dias fiz a trilha até ponta negra. Lá, conversando com os locais, eles me passaram um panfleto turístico da prefeitura que dá boas informações para o turista.

O guia dá informações para quem sai de Trindade e vai até Martin de Sá. Daí em diante, não menciona mais nada.

Pelo guia, as trilhas foram descritas assim:

Vila Oratório (proximo ao condomínio Laranjeiras. último ponto que dá pra chegar de carro) até Praia do Sono - 1h30 de duração - dificuldade moderada
Praia do Sono até Praia dos antigos - 30 minutos - dificuldade moderada
Praia dos Antigos até praia dos Antiguinhos - 10 minutos - leve
Praia dos Antiguinhos até Praia das Galhetas - 35 minutos - Dificuldade moderada
Praia das galhetas até Praia da Ponta Negra - 20 minutos - leve

A partir daqui, a trilha deve ser realizada com o acompanhamento de monitores ambientais. Lembrem-se que essa é uma região de reserva ambiental.

Praia da Ponta Negra até Saco Bravo - 2 horas - pesada
Praia de Ponta Negra até Cairuçu das pedras - 3 horas - pesada
Praia de Ponta Negra até Martin de Sá - 5 horas - pesada

De Martin de Sá em diante não tenho mais informações

Essas durações já consideram um turista com uma mochila pesada nas costas, e que precisaria de pequenas pausas para tomar fôlego após as subidas mais fortes.

Existem camping na Praia do Sono e em Ponta Negra, onde também tem bares e restaurantes dos caiçaras. De acordo com a dona do camping onde fiquei na Praia do Sono, em Marin de Sá existe apenas uma família vivendo lá. Eles deixam acampar por lá (as vezes), mas são super-restritos com os turistas. Não toleram muita gente, barulho, lixo, bebidas, muito menos drogas. Enfim, ninguém vai lá pra ficar causando...

A trilha até a Praia do Sono é bem estruturada, devido ao grande fluxo de turistas que vão pra lá nos feriados. Existem corrimãos e degraus de madeira nos trechos mais íngremes. Entre antiguinhos e a Ponta Negra é o trecho mais bonito do que passei, porque é dentro da mata fechada. No meio do caminho tem a cachoeira das Galhetas que é muito bonita e é um bom pouso para descansar e se refrescar. Existem cachoeiras também próximos a Praia do Sono. o Saco Bravo é tambpem uma cachoeira, bem próxima ao mar.

No panfleto também tem alguns telefones úteis, pelos quais podemos nos informar melhor.

Associação dos Moradores Originários da Praia do Sono: 24 9816-3308 (Leila)
Associação dos Moradores de Ponta Negra: 24 9956-8822 (Teteco)
APA de Cairuçu/ICMBio: 24 3371-1400
Reserva Ecológica de Juatinga/INEA (que abrange toda a região): 24 3371-9654

Acredito que para conseguir um monitor ambiental que acompanhe a trilha, deve-se ligar para o telefone da Reserva Ecológica.

Bom, espero ter acrescentado informações uteis
#913516 por Pands
07 Jan 2014, 13:37
Olá!

Gostaria de fazer umas perguntas sobre custos, segurança e alguns outros detalhes dessa travessia de Paraty - Trindade:

- Faremos a viagem eu e uma amiga apenas: vocês acham que existe algum perigo ou teriam algum alerta para nos dar sobre a região ou a travessia por estarmos em duas garotas?
- Vocês tem noção de preços de barcos e campings (dos mais baratos mesmo)? É fácil encontrar essas opções mais baratas?
- Nunca fomos pra essa região: é tranquilo descobrir as trilhas e os caminhos mesmo sem conhecer? Li bastante sobre as trilhas, mas os relatos tem alguns anos já, gostaria de ter informações mais recentes.
- A partir de Ponta Negra, as trilhas devem ser feitas com acompanhamento de monitor ambiental: vocês sabem qual o custo que teríamos com isso?
- É possível (e alguém tem informação sobre isso) seguir somente por trilhas de Paraty até Trindade (sem pegar barco)? Depois de Martin de Sá não encontrei mais informações. Estamos pensando em passar uma semana só de caminhadas, acampadas, praia e cachoeiras. Pra aproveitar bem, e de preferência sem gastar muito. Aliás, em quais locais é possível pegar um circular para voltar para Paraty (se for o caso de não querer continuar por alguma razão)?

Obrigada.
Carina

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes