Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#340295 por ogum777
08 Jan 2009, 13:46
venilsonribeiro escreveu:Meu irmão tambem esta querendo ir e eu estou trabalhando a cabeça da minha gata, pois a travessia é longa e o pessoal tem que estar bem fisicamente. A ideia é colocar o pessoal pra começar o preparo fisico já em Janeiro. Desde já vamos começar adquirir material necessario pois será nossa primeira vez numa caminhada desse porte. Gostariamos de participar de um grupo que ja tenha tido a experiência pra gente poder aprender mais rápido do que ficar dando cabeçada. :mrgreen:


faça algumas trilhas com pernoite antes. a escolha de equipo é pessoal. e nenhum equipo deve ser inaugurado numa travessia dessas. uma cois aé armar barraca no fundo do quintal. outra coisa é armar a barraca numlugar exíguo, inclinado, com vento e ainda por cima cansado depois de 12 horas de caminhada. se vc mora no rio, faça uma subida ao açu com pernoite antes. terá até uma diéia do consumo de comida.

piacitelli escreveu:Olá.

Não vá sem guia..ou sem alguém que conheça MUITO bem o caminho. É muito fácil se perder lá encima...Do Açú até a Pedra do Sino a navegação fica mais complicada. Tem ainda o problema da neblina. Quando fui...tivemos que improvisar acampamento pois até o guia se perdeu ...a neblina estava muito..muito densa....

Ademais...se prepare bem, equipe-se....e .bom passeio...a travessia é fantástica...
abração


dá pra fazer sem guia, se tiver capacidade de orientação e as infos corretas. tem um guia de trilhas de petrópolis (não lembro o autor), com todas as infos. mas quem se perde em escada (q só tem duas opções, subir e descer), ou não tem idéia do que seja correção de declinação numa bússola, não tente. lembrando que gps é acessório de bússola, sozinho não vale...

venilsonribeiro escreveu:
piacitelli escreveu:Olá.

Não vá sem guia..ou sem alguém que conheça MUITO bem o caminho. É muito fácil se perder lá encima...Do Açú até a Pedra do Sino a navegação fica mais complicada. Tem ainda o problema da neblina. Quando fui...tivemos que improvisar acampamento pois até o guia se perdeu ...a neblina estava muito..muito densa....

Ademais...se prepare bem, equipe-se....e .bom passeio...a travessia é fantástica...
abração


Olá piacitelli!! a idéia na verdade é fazer parte de algum grupo que tenha a experiência de já ter feito a travessia inclusive com GUIA, pois não tenho experiência nenhuma, as caminhadas que fiz duraram horas e em lugares bem mais fácil de caminhar e não é o caso dessa trilha. Como o período para fazer a travessia é em Julho/Agosto/09 tenho um bom tempo para me preparar e adquirir equipamentos necessários...e depois é só aproveitar.
Abraços


não é uma caminhada pra iniciar-se na área. faça outras mais simples antes, com pernoite. é preciso até acostumar os pés à bota, pois uma cois aé usa ruma bota por horas seguidas, outra é usar por dias seguidos.

>>Diego<< escreveu:Fala ae galera !!!!

ja comecei a comprar os equipamentos e me preparar.....
Valeu !


use os equipos várias vezes antes! até pra perceber que eventualmente está com o equipo errado!


e se vão em grupo, planejem os equipos em grupo! se vão cozinhar pra 4 pessoas, dá pra levar um fogareiro a combustível líquido. se vão cozinhar pra 3, um fogareiro a gás. se vão cozinhar pra uma pessoa, façam a espiriteira em casa.

uma barraca de 4,5 kg pra 4 pessoas dá um pouco mais de 1,1 kg por pessoa (distribui-se o peso entre os participantes), pesa menos do que uma barraca ultra-leve pra cada um (exemplo, minipack da azteq, 1,75 kg, e dá pra um só, ou dois abraçadinhos).

pra ter uma dica de equipos leves, olhem:
superleve-backpacking-light-t28654.html
tem 5 páginas de comentários.
lembrando que mochila mais leve é menos torturante. uma cois aé carregar 15 kg meia hora. outra coisa é carregar 15 kg um dia, uma terceira coisa é carregar 15 kg três dias.

#340512 por ogum777
09 Jan 2009, 12:41
nando_rick escreveu:Camarada moro em petropolis se vc quiser alguma info to aí blz ,ja fiz a travessia 5 vezes... ::cool::
se quiser add :nando_plus21@hotmail.com


cara, tem mapa ou croqui do trecho açu-sino?

é a pior parte, pq vc sendo de petrô sabe que andaram ums "guias" (entre aspas pq não merecem essa alcunha de guias verdadeios) andaram removendo indicações e pintando setas em direções erradas e etc.

se puder disponibilizar, ótimo, o fórum funciona no padrão creative commons.
#340552 por piacitelli
09 Jan 2009, 15:52
Ogum

Fiz a Peterê em julho 2007....na travessia propriamente dita....Açu-Sino, no morro do Dinossauro pegeui uma neblina que não dava pra ver um palmo na frente. Improvisamos acampamento alí.

O risco de neblina - sem guia - e de morte. Por isso aconselho a todos a não ir sem guia.
Dificilmente eu volto nos lugares que passei...procuro conhecer coisas novas, mas se votar um dia lá...com certeza irei com guia novamente.
Inúmeras indicações (Totens e pinturas) estão "deturpadas". Muita gente se perde lá e tem gente que cobra altos valores pra resgatar.

Quando se vai com um grupo, com gente que já fez várias vezes a travessia é diferente...mas pra quem vai na primeira...não aconselho não...respeito tua opinião, mas ...por faver..me permita discordar...

abração
#340580 por ogum777
09 Jan 2009, 18:13
pois é piacitelli,

os "guias" conseguiram o que queriam, ao botar as pistas falsas.

agora pra ir lá, todo mundo, além de pagar a entrada, o pernoite, ainda paga o guia. ou o resgate.

por isso eu ainda não fui fazer essa travessia. o que eu não posso fazer sozinho, ou apenas num grupo de amigos, e acho que não me vale à pena fazer. pois aventura não é coisa que se compre.

é isso.

[]s
p.s. talvez eu um dia contrate um guia, apenas pra plotar bem a trilha num gps, e divulgar depois de graça pra qualquer um que queira fazer sozinho.
#340639 por kaabah
10 Jan 2009, 07:50
Eu acho estranho quando vcs dizem que se PAGA pra um GUIA fazer resgate. Certamente esse guia nao possui vinculo com IBAMA, que é quem eu acha que faz a fiscalizacao e demais servicos por lá.

Por exemplo no Pico da Bandeira. Lá os guardas são extremamente comprometidos com a seguranca do pessoal, inclusive já os vi fazendo resgate. Em dias de chuva, no acampamento do terreirao eles passam de barraca em barraca avisando para ter atencao com mal tempo etc etc.

Muito estranho esse negocio né?!

Minha unica experiencia com guia nao foi nada boa. O cara se perdeu e chegou quase 2h depois de mim no topo do pico da bandeira. Era o segundo fim de semana após a inauguracao da trilha pelo lado capixaba. Aí nos empurraram um guia.

Mas é assim...
#340654 por ogum777
10 Jan 2009, 11:13
java2,

o estado do rio enfrenta altos índices de desemprego, como aliás, boa parte do país. a serra dos órgãos virou negócio pra muita gente, e não tô falando das mochilas da trilhas e rumos, que fica em teresópolis.

quando tentei a travessia a um ano e meio atrás e acabei explorando um caminho secundário (tem um relato no setor de relatos) eu estranhei que já na portaria o guarda me deu uns 3 números de telefone pra eu chamar caso me perdesse. perguntei se eram números de funcionários do parque,e ele deu uma risadinha, e disse que eram pessoas que estavam acostumadas a resgatar "paulistas folgados" e cobravam por isso.

dois dias depois, na pedra do queijo, na subida do açu, acabei tendo uma conversa com um guia, conversinha meio insólita. claro que o cara me deu uma meia dúzia de cartões pra eu repassar a quem quisesse contratar seus serviços. depois descobri que é membro aqui do fórum (embora nunca tenha postado nada).

guiar gente na travessia é meio de vida pra muita gente. não apenas guiar, mas também carregar parte do equipamento. essa travessia, sendo um clássico no setor, atrai muita gente atrás do "certificado de aventureiro", que não sabe o que é uma bússola com correção de declinação, e acha que gps vai te dar o caminho correto com um mapinha das ruas pra seguir. e claro, não tá a fim de carregar barraca, nem perder horas discutindo qual o melhor combustível pra um determinado fogareiro. ou seja, gente que não é da área, mas quer umas fotos bonitas pra colocar no orkut, e e não é da turma do "do it yourself", mas do "pay it yourself".

ora, portanto, há um certo mercado para guias, e, principalmente, dos "guias-babás".

o problema é que a travessia foi ficando muito famosa, e muita gente começou a distribuir gratuitamente as infos pelas quais os guias cobram.

nessa hora, a travessia (que nunca foi fácil) ficou mais difícil, pois além das dificuldades técnicas (físicas e de orientação), uns espíritos de porco passaram a colocar marcos falsos, pintar setas em direções erradas....

um dia uma administração séria do parque colocará (espero) umas setas de aço chumbadas na pedra, em boa parte do caminho. assim não apenas evitam acidentes, mas também evitam que as pessoas saiam das trilhas devastando o que deve ser preservado.

ah, segundo alguns comentários que li num outro lugar, um bom modo de se guiar por lá é seguir a trilha de papel higiênico.... :evil: parece que o povo que anda por lá ultimamente ignorando até as regras corretas de se defecar no mato [pra quem não sabe: a)escolhe-se um lugar afastado, e longe de veios de água, pra não contaminá-la; b) enterra-se os dejetos; c) o papel higiênico deve ser queimado].

apenas recomendo, de novo, que não se iniciem no mundo das trilhas com pernoite por essa travessia. existem outras, de orientação mais fácil. a gente aprende aos poucos, dando cabeçada. faz parte. no mais, deve-se lembrar do que diz o beck no site dele:

"Procurar uma agência de aventura, porém, sairá sempre muito caro. O turismo de aventura é mais caro que o turismo convencional (deu até no Yahoo). Se você precisa de um guia para sair por aí, vai ter que pagar por ele. Mas... se você tem suficiente competência para ir por conta própria, sabendo o que está fazendo, explorar os quatro cantos da Terra pode sair quase de graça. Se você sabe acampar, arrumar sua própria mochila, navegar com bússola e mapa, e tomar suas próprias decisões - o mundo é seu, meu amigo!"

está em:
http://www.livrosdobeck.com/

e a revista (aventura já) número8 (oito) tem um mapa da travessia. muito melhor do que aquela reportagem cretina da "aventura e ação", que só coloca foto e não dá nenhuma informação!
#340894 por piacitelli
12 Jan 2009, 09:12
Ogum

Eu perdi a oportunidade de "marcar" a Peterê no GPS. Tive um problema técnico e fui sem o meu equipamento. Concordo plenamente com a idéia de divulgar livremente.

Os mapas, tanto do Beck como da Aventura e ação não ajudam em nada lá em cima. Principalmente se vc se deparar com neblina.

Ah com relação à equipamentos...."estrea-los" na Peterê não é nada aconselhavel....e iniciar alguém em trilhas lá então.....nem pensar.

Grande abraço.
#342472 por FABIO CAMARGO
19 Jan 2009, 18:39
Galera, eu e um amigo meu estamos querendo fazer essa travessia em 2009, também. Será minha primeira experiencia em viagens desse tipo, meu amigo já fez a travessia da Serra Fina, pelo calendario, temos um feriado prolongado em abril, e um em junho, acho que o de junho seria mais recomendado. A ideia nossa é fazer a travessia com guia, principalmente porque tem o tal "lance do cavalinho". :mrgreen: !!
Ogum, seus comentários são bem animadores!!!! hehe!!!
Bom, minha experiencia se resume a trekkings de um dia, minha bota estou amaciando ela, e achei interessante a ideia de um pernoite para ver como é. deixarei meu msn se alguém quiser me contatar: fabio_hpsc@hotmail.com
Valeu a todos, e quem sabe não nos encontremos por lá!!
#342481 por ogum777
19 Jan 2009, 19:01
FABINHO CAMARGO escreveu:Galera, eu e um amigo meu estamos querendo fazer essa travessia em 2009, também. Será minha primeira experiencia em viagens desse tipo, meu amigo já fez a travessia da Serra Fina, pelo calendario, temos um feriado prolongado em abril, e um em junho, acho que o de junho seria mais recomendado. A ideia nossa é fazer a travessia com guia, principalmente porque tem o tal "lance do cavalinho". :mrgreen: !!
Ogum, seus comentários são bem animadores!!!! hehe!!!
Bom, minha experiencia se resume a trekkings de um dia, minha bota estou amaciando ela, e achei interessante a ideia de um pernoite para ver como é. deixarei meu msn se alguém quiser me contatar: fabio_hpsc@hotmail.com
Valeu a todos, e quem sabe não nos encontremos por lá!!


peraí, guia pro cavalinho? vc quer umguia pra te levar até laá? ou um carregador pra te carregar no cavalinho?

outra coisa, vcs não deviam colocar mails e msns. sempre tem a turma do spam passando por aqui pra caçar e-mails alheios. o fórum tem uma ferramenta ótima, chama "mensagem privada". dá pra montar grupos.
#342549 por Hique
20 Jan 2009, 02:24
po eu tb quero fazer essa trilha... ja entrei la por teresopolis pra passar um dia "passeando" ate onde sabiamos voltar...
eu como marinheiro de primeira viagem daria um sugestao pra quem mora em minas ou rio pra subir a ibitpoca pq la tem uma infra estrutura no vilarejo e varios campings e parque para testarmos qualquer eventualidade q possa acontecer e acostumar a andar em terrenos mais pedregosos e lugares bem mais frios...
pq teresepolis e petropolis eh muito frio...
qualquer ideia meu msn: hique20@hotmail.com

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes