Ir para conteúdo

Tudo, ou quase tudo, sobre a Tunísia


Posts Recomendados

  • Membros

Tunísia - Montes verdes, Mar Mediterrânio, Star Wars, Deserto do Saara, Celtia e muito mais.

 

Bueno minha gente, me sinto na obrigação de trazer as informações que tenho já que o mochilieros.com sempre me ajudou muito na hora de montar meus roteiros e sempre me deu o estímulo que ninguém dá!

 

Tunísia: minha experiência foi diferente porque eu fiz um intercâmbio para lá, para dar aula de inglês para universitários, fiquei três meses e posso dizer que me apaixonei na primeira semana! Sim, eu sei.. todas as perguntas do mundo! Tá, Yasmin, mas por que? Não sei. Ou melhor, sei, mas explicar é difícil. O povo, a cultura, os costumes, a sujeira, sim a sujeira, mais tarde explico, o caos do trânsito, a comida.. ahhhh a comida, a cerveja, as festas.. sim, tudo! Inclusive, o árabe deles é o mais bonito que já escutei até hoje e, eles ainda falam francês!!!!

 

Vamos ao que interessa:

 

Moeda: na Tunísia trabalha-se com o Dinar tunisiano. Cheguei em Tunis (capital) dia 10 de dezembro de 2013 e fiquei até dia 03 de março de 2014. A conversão estava em torno de DT 1,00 = R$ 1,41. Ou seja, a moeda deles vale mais, mas de modo geral as coisas são mais baratas. Especialmente a comida e o transporte.

 

Visto: não, não precisamos de visto pelo período de até 3 meses.

 

Transporte: na capital, para quem está mochilando, aconselho o táxi de maneira geral. Tá eu sei que era para ser um mochilão e economizar, mas acredite, é barato!! Vale a pena. Tu podes usar o metrô também dentro da cidade, e o meu preferido os táxis públicos (são sensacionais), na verdade são lotações que levam a todos os bairros da cidade, especialmente os mais distantes. Dependendo da cidade que você decidir visitar, nem tem táxi (os amarelinhos, normais) é à pé, ou taxis coletivos. No entanto, se estiveres à passeio, não vais te socar nas bibocas em que me soquei..provavelmente... até porque eu aconselharia, foram as melhores.. anyway..

 

Comida: Pelo amor de Deus!!! Come tudo que encontrares! Sério a comida é muito boa, apesar de não existir o conceito de higiene lá, a comida era maravilhosa e não passei mal NENHUMA vez!!!!! Então, se tu tens um bom estômago e não pensa muito.. vai que é tua! Sério galera, a comida é sensacional!!! Vale a pena. Eu amo experimentar gororobas estranhas e comer apenas a comida típica. Todavia, se és sensível (estômago) ou tem nojinho a variedade de pizzas é imensa e são muito boas também. Mais uma vez, não aconselho ficar só nas pizzas porque não tem graça, não é a comida deles, enfim.... Olha, eu sofro de gastrite e não tive NENHUMA dor de estômago ou algo do gênero. Tá! Chega de comida Yasmin!!! É que eu me detenho muito neste aspecto. Sou fã! ahahahah

 

Pessoas: dá de tudo, mas se fui tratada com grosseria, posso contar nos dedos, com certeza. Tanto que nem me lembro. Sempre fui muito bem tratada. Não usei lenço. Mulheres podem beber álcool, sem problemas, roupas normais, claro que não fui com um decotão, ou calça de ginática (conhecida como kinor), mas foi tranquilaço! As pessoas te ajudam! Te convidam para jantar couzcouz na casa delas sem te conhecer. Querem te dar doces, comida, pulseira.. sério conhecí pessoas incríveis. Claro que você não vai sair jantando na casa de qualquer um né?! Não seria tao retardado quanto eu... eu fiz isso.. e deu muito certo. Sou uma pessoa muito aberta a aventuras e um pouco inconsequente.. por isso não aconselho ninguém a fazer isso.. Mas foi sensacional.. almocei mais umas quantas vezes na casa dessa e de outras famílias.. Eles são assim.. querem que sejas bem tratado e que gostem do país deles. Enfim, fui super hiper mega ultra bem tratada. Não tenho do que reclamar.

 

Meninas: é tranquilo! Só não seja idiota e tudo ficará bem! :D Andei a maior parte do tempo sozinha ou com outras gurias e nunca tive problemas. Ah.. sim. Isso pode ser um problema para algumas: eles falam muitooooooooooooooooooooooooooooooo! Nice eyes.. Hmmmmm NIIIIIIce! Sexyyyyyyy! Tentam adivinhar tua nacionalidade e até saem caminhando do teu lado tentando obter algum sucesso.. Daí vai do teu jogo de cintura e teu humor. Eu me divertia e tirava com a cara deles. Para mim foi mais um passa tempo do que um problema. Não posso, no entanto, deixar de mencionar que o assédio é grande, mas é isso, são apenas chatos e inconvenientes.. Não metem a mão como muitas vezes fazem aqui no Brasil.. Por isso não achei nada de mais... Em relação a relacionamentos.. cuidado ao se apaixonar, muitas vezes só querem o passaporte, sexo lá, não é tão liberado, por isso quando eles vem uma estrageira enlouquecem então tome cuidado. Se estiveres só pela diversão tá tranquilo.. mas tenha cuidado também.. porque eles se apaixonam fácil e isto pode ser um problema.. eles são beeeeeem insistentes!

 

Meninos: cuidado! O país é open minded, but, sempre tem né... cuidado ao se envolver com mulher lá.. elas até podem ter mente aberta, mas com certeza a família não tem. A coisa lá é séria se der merda, vai ter que casar!

 

Álcool: delícia! a cerveja deles é muito boooooa! o nome é Celtia e o preço é razoável. Não vende em todos os mercados. O álcool é liberado, mas o acesso não é tão facil! Melhor lugar para beber da cidade, minha opinião: Pub. Esse é o nome do lugar, mas nem os tunisianos conhecem... ahahaha é um pub que fica em um hotel chamado (The Golden Tulip) na verdade é um dos hotéis mais caros de Tunis, mas no Pub, existe o happy hour que acontece das 6 pm às 8 pm se não me engano. É um pouco afastado de tudo, fica no bairro Gamarth, do centro deve dar uns 17 Dinares (caríssimo! eu sei!) mas é que é muito longe do centro, sério deve ser 30 mín andando nonstop sem trânsito, ou seja, barato o taxi. Depois eu explico como chegar lá de um jeito mais econômico. Voltando a cerveja, meio litro de chop DT 3,5. Tanto Heineken quanto a Celtia, particularmente eu prefiro a Celtia. Fora do h. h. é o dobro, daí não precisa ir lá, você pode ir a outros bares que tem o mesmo preço. ahhh para os amantes dos destilados, eles tem uma bebida que se chama "Borcha". forte, barata e ruim. Vende no carrefour

 

Aeroporto: não pegue um táxi na parte inferior do aeroporto, são táxis específicos para turistas. Absurdamente caros! Saia, faça a volta e suba por uma ladeira que tem na lateral dentro do estacionamento, pela rua mesmo. Na parte superior, você vai encontrar táxis com taximetro. Exija o taximetro!!!!! Até o centro deve dar uns DT 4 enquanto no táxi p turista sai DT 30. -.-

 

Taxi: geralmente são honestos, mas eles podem tentar mudar a bandeira sem que você note, sempre começa com DT 0,450. Após as 21h é outra bandeira , sai um pouco menos que o dobro. Na noite você tem que tomar cuidado, eles sempre roubam a tarifa, mesmo de tunisianos. É foda. Não tenho muitos conselhos sobre os táxis na noite porque geralmente não tem muito o que fazer, a não ser evitar. quando falo noite, me refiro voltando da festa lá entre meia noite e 5h. O pensamento deles é: ah se tem grana para estar na festa bebendo, vai pagar... Mas de modo geral as corridas não passam de 6 dinares, que pela distância é um ótimo preço. Eu tive muita sorte com taxistas, muitos me pediam em casamento, me davam lanchinhos.. eram muito educados, mesmo sem saber falar inglês. Poisé, a maioria dos taxistas lá não falam inglês, falam francês e árabe.. Mas como um bom mochileiro, tu vais saber te virar! ;) Mais uma vez: NÃO NEGOCIE! EXIGE O TAXÍMETRO PQ VALE MAIS A PENA! Lembrando que a tarifa começa com 0,450DT, se começar com mais reclame!

 

Hospedagem: não posso ajudar muito, pelo menos não em Tunis porque eu nunca fiquei em hostel lá :( Mas nas outras cidades, algumas posso dar um help. De maneira geral, os hoteis em que fiquei eram bons e baratos.

 

Tunis (capital), o que fazer/conhecer:

 

Pinha paixão ::love:: , mas serei honesta: não precisa muito tempo p conhecer a capital, eu diria que dois dias são suficientes.

 

Comece pelo Souk na Medina, ele fica no fina da rua Habib Bourguiba (rua em que ocorreu a revolução há dois anos), abre lá pelas 9h, então se você tiver levantado mais cedo, na mesma rua tem um hotel azul, todo espelhado, não lembro o nome, mas não é dificil de encontrar, é do lado direito da rua (para quem está de costas para o relógio) perto da Catedral. Na esquina da quadra da catedral (que valhe a visita) tem uma lojinha de prata de boa qualidade, e bem barata. Você poderá pegar o elevador até o terraço, lá tem um pub e uma panorâmica incrível de toda a cidade (imperdível, até mesmo porque é de graça). Nesta mesma rua então você matará 5 atrações em apenas uma manhã : O torre do relógio, a panorâmica no hotel ,o souk, a Mesquita El Zitouna e a própria Av. Habib Bourguiba. Você CERTAMENTE se perderá no souk, não tem como não, quando isso acontecer, pergunte pela Mesquita (Mosquèe) quando chegar nela, visite, é possível visitar de graça (se tiver carão, meninas com lenço e se te perguntarem se é "mulsim" diga que sim. Do contrário terá de pagar 5 euros). Compre uns lenços, barganhe muuuuuuuuuuuuuito, se for preciso chore, se não pagará absurdos. Visitou a mesquita, quer sair fora? Pega a viela que fica na frente da porta central da mesquita e sairá onde entrou. Não aceite "ajudas" pois elas lhe custarão alguns dinares.. sempre terá alguém tentando lhe guiar, mostrar algo inédito, se quiser experimente, mas para isso não tenha medo de se incomodar. Evite o souk à noite. E antes de almoçar experimente a chicha de maçã, no souk! É a melhor! Em torno de 4DT.

Feito o souk, volte à Habib Bourguiba e coma/tome algo por ali mesmo. Na ruas paralelas encontrará comida mais barata e na minha opinião melhor. Mas pode também desfrutar dos inúmeros cafés. Obs: estes cafés, geralmente "não tem cardápio", ou seja, não com preço para turista, então eles lhe dirão o cardápio de cabeça e com preços exclusivos... por isso eu prefiro as travessas paralelas. Mas aceita que dói menos: você VAI pagar mais, é inevitável. Só tome cuidado, para não pagar mais sempre e nem muuuuuito mais. Pegue um táxi e vá direto para o Museu do Bardo. É incrível! Vale muito a pena!!! Com carteira internacional de estudante é grátis! :D do contrário 12DT.

 

 

 

Outras atrações: encaixe como preferir!

 

Ruínas de Cartage: desgastante (mais uma vez é grátis com CIE) ou 10DT. São vários parques, em locais diferentes. Tu vais perder quase o dia aí, por isso contrate um taxi pelo passeio. Vale a pena!

 

Sid Bou Said: Lindo demaissssss! Durantes o dia é muito mais bonito, então eu aconselharia sair de Cartage, um pouco antes do final da tarde e assistir o por do sol, no famoso café que aparece em todas as pesquisas do google images. Tu vais reconhecer! É caro e ruim, mas vale a paisagem! Esse café fica em Gamarth, o bairro mais caro de Tunis. Outro bairro muito bom é o La Marsa. É perto de Cartage, por isso indico fazer no mesmo dia.

 

La Marsa: melhores pubs da cidade. Eu aconselho O Plug, ou The Factory (é um prédio que entra no Mar Mediterrânio, tem um restaurante no primeiro piso, um pub no segundo e tipo uma baladinha no terceiro. Toca rock de modo geral. É beeeem underground, pinha paixão. Melhores dias da semana é quinta e sábado. Tem também o Plaza (muito fofo) o Pub que fica no hotel Golden Tulip em Gamarth e Carpe Diem, que é uma disco, mais bestinha.

No bairro Soukra, tem o Le Beuff, que é um restaurante e no lado direito do prédio tem um irish pub, que toca rock e é ducara... é muuuuuuuuuuuuito bom. Melhor dia é sexta!

 

Ta de capital, basicamente, é isso.. Agora vamos para o interior! ::hahaha::

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bizerte: 1h30min de Tunis, que fofura! cidadezinha lindinha!! Visita rápida (1 dia) Pegue uma loage (van)de Tunis pergunte no hostel o nome da estação. Chegando na estação é uma várzea! Grite o nome da cidade e alguém te levará para a van respectiva. hahaha é assim mesmo! São 5DT ida e 5DT na volta. Nessa cidade tem o Old Port... que é muito fofo! Tem o forte e a Medina, tudo no mesmo c centrinho.. tem várias mesquitas ali na volta. Dê uma perambulada e termine o dia na corniche (beira mar).

 

Tabarka: 3horas de Tunis. Mesmo esquema de Bizerte. Pegue uma Louage. 10DT. Ida e mais 10 na volta. Aqui a cidade é micro. Pouca coisa para ver, mas tem umas panorâmicas divinas, e umas formações rochosas lindas demais. Tem tbm o que ele chamam de floresta, que na verdade é uma ruína no topo de uma colina. O porto é uma graça tbm, mas não tanto como em Bizerte. Vale a pena. O interior é bemmm diferente da capital, quase não tem mulheres andando na rua sem lenço, muitos homens e os olhares serão diferentes.

 

Hamamet: é um dos locais mais turísticos para os europeus, por causa da praia e dos diversos hoteis na beira do mar. Honestamente tem lugares mais interessantes para visitar na Tunisia, mas vale a foto. 1h de Tunis. 10DT de louage. Mais 10 na volta. Dê uma passeada pelo souk, mas depois do souk de Tunis não tem muito o que ver. Ahh, gente aqui, no lado oposto de Hamamet, tem um lugar que se chama Hergla. Nossa, é lindo demais, não sei se vai rolar de vocês irem.. pq nem os tunisianos conhecem direito essa região. Só conheci pq um amigo tinha uma casa no meio do deserto de Hergla, que na vdd é uma região montanhosa. Linda demais.. se der, não sei como, vale a pena.

 

Douga: maior parque de ruinas da Tunisia. Nossa vale a pena demaisss. Grátis para quem tem CIE. Perdi quase um dia aqui. É lindo demais. Impressionante. Me senti um pouquinho em Roma e outro pouquinho em Atenas, não fosse pelo verde da região. Leve comida e água. Não tem onde comprar nada aqui. O acesso é mais complicado. Você tem que pegar uma louage até a cidadezinha, depois um taxi ate o parque.

 

Sousse: Fui de ônibus de Tunis (3horas) ahhh coisa lindinha da mamãe. Que cidadezinha bem meiga! Tem a Corniche. A medina. O souk, que é bem grandinho. Vários museus na cidade e todos valem a pena. Só não vá em museu que é de caveiras pq só tem duas. UHAIUHAIUHAUIAHUI É de graça pra quem tem carteirinha, mas não vale muito a pena se você tiver que pagar. 5DT. Tem um museu que fica na medina, que é privado vc terá que pagar 5 DT de qualquer forma, mas vale a pena só pela panorâmica quem tem da torre da casa. É lindo demais. Na medina, tem muita coisa para ver. Tem um centro de informações turísticas quase na frente da medina. Vá até lá e pegue um mapa com todas as atrações vai ajudar bastante. A maioria dos lugares é de graça p quem tem CIE. Fizemos tudo em uma manhã. Daí pegue um ônibus até:

 

EL Jem: tem o segundo maior anfiteatro do mundo, só perde p o Coliseu ;) Então se vc ainda não foi à Roma, vale a pena demais, pq é igual quase, e muito mais bem preservado e voce pode andar e subir em tudo, justamente por não ter quantidade de turistas que tem em roma!!! :D É menos de uma hora de Sousse. Tem tbm um Museu, que é incluído no preço do ticket do anfiteatro, ou mais uma vez de graça p CIE. Mas confesso que depois do Museu do Bardoo, não tem graça.

 

Kairouan: cidade pequena, posso dizer que a arquitetura da cidade é uma das mais impressionantes, muitos fortes. A cidade é bege!!! Existem várias mesquitas nessa cidade. São as atrações da cidade, ela é conhecida justamente pelas inúmeras mesquitas. Uma que é a Grand Mosquee, é impressionante mesmo, mas te liga, só abre até o meio dia p ara turistas. Então basicamente tem a medina, com várias mesquita lá dentro (mais famosinha é a das três portas) a grande mesquita o souk e mais umas mesquitas. Aqui tbm tem centro de informações turísticas, dá para pegar o mapa com as atrações, fica na frente da medina ;)

 

Ahh só uma dica: Vá primeiro à Kairouan, pegue um ônibus para Sousse, durma lá, faça Sousse na manhã seguinte e pegue outro ônibus para El Jem, de EL jem dá para voltar para Tunis de trêm por 14DT ou partir para outra cidade. Pq não dá para ir direito para El Jem de Kairouan não tem transporte direito, tem que ir obrigatoriamente à Sousse, nem sair de Kairouan de trêm. Só ônibus. O preço do onibus entre Kairouan até Sousse dá 3 DT (2h).

 

Touzer: voce vai ter que começar daqui para fazer o sul da Tunísia, pq é a única cidade com recursos o suficiente para te ajudar. Eu aconselho você a contratar uma agência. É eu sei, eu tbm não gosto dessa ideia, mas acredite, é impossível fazer com o transporte público, e se você alugar um carro, não vai ver nem a metade, o carro TEM que ser 4x4 e você não vai ver tudo mesmooooooo. Eu contratei uma agencia que fica na frente do hotel mais barato da cidade que aparece no booking.com, vc tbm vai ficar nesse eu acredito. hauahiuhaiu e é bom! O tour cobre tooodo o sul, com 4x4, só não cobre guis locais, caso vc resolva contratar ou não saiba recusar, pois se não recusar vai ter que pagar igual. No fim paguei 180DT, por dois dias para visitar tudooo! Só que assim, estavamos em três, se fossem mais pessoas sairia mais barato. Mais uma vez, barganhe, nunca deixe de fazer isso!!! Dormimos em um acampamento beduíno, com janta e café da manhã incluído.

 

OBS: esse ano eles iniciaram um evento, que é um festival de música eletrônica de 3 dias que acontece na região de Touzer, véi, é no cenário do Star Wars, a galera vai até fantasiada. Mó loucura. No meio do deserto um festival de música eletrônica, claro que não perdi, dizem que vao manter o evento todos os anos.. super indico! É animal. Vou colocar as fotos. Ahh cuide com as drogas lá. A pena é pesada, não vai vacilar! mas a galera usa igual.. a mais comum é o haxixe marroquino, pq maconha é difícil deles conseguirem.

Aí vão as fotos, pq não dá para explicar é incrível apenas!

 

Tem tbm a ilha Jema, não fui pq não tinha tempo, nem dinheiro, sei que é linda, mas apenas praias.

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Ei Yasminls!!

 

Ótimas suas dicas sobre a Tunísia, ajudou bastante!! É muito bom ver opiniões de quem já viver a realidade do país :)

Ficarei na Tunísia por 10 dias em outubro, nas cidades de Tunis e Djerba.

O hotel que vc ficou em Tunis é o: Hotel Tunis - Habib Bourguiba?

Você chegou a ir em Djerba?

 

Muito obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ei Yasminls!!

 

Ótimas suas dicas sobre a Tunísia, ajudou bastante!! É muito bom ver opiniões de quem já viver a realidade do país :)

Ficarei na Tunísia por 10 dias em outubro, nas cidades de Tunis e Djerba.

O hotel que vc ficou em Tunis é o: Hotel Tunis - Habib Bourguiba?

Você chegou a ir em Djerba?

 

Muito obrigada!

 

Oi Thays, que bom que foi útil, então em Tunis não fiquei em hotel pq estava morando lá.. dividi aluguel de um ap com uma galera.. mas pelo nome, é bem localizado.. Habib Bourguiba é a principal avenida da capital e te leva pra qualque lugar da cidade! :D Foi o único lugar que eu queria, mas nao consegui visitar foi Djerba. Mas ouvi coisas muito boas.. dizem que tem as melhores praias da Tunísia. Se voce for para lá, faz um relato depois e manda as fotos... ainda quero voltar lá!!!! Beijao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...