Ir para conteúdo

Um sonho... uma viagem (Bolívia e Perú) - Agosto 2008


Posts Recomendados

  • Membros

Acho que não seria educado de minha parte não escrever um relato e publicar no mochileiros... já que foi uma fonte excelente para minhas decisões sobre o roteiro...

 

Já estava louco contando os dias para o início da minha viagem, tão sonhada desde os doze anos de idade, idealizada e estudada desde dezembro de 2007, era sexta-feira, meu último dia de trabalho antes das férias e seguiria viagem de carona até Cáceres na segunda, com o Michel, um amigo meu daqui de Ji-Paraná, quando iniciaria de fato minha viagem (acho que meu colegas de empresa ficaram aliviados, não agüentavam mai ouvir sobre a tal viagem). Foi quando recebi uma ligação do Michel dizendo “se arruma que estou indo agora... daqui 30 minutos eu passo aí pra te pegar, joga as roupas na mochila e vamos....”

Ainda não acredito que consegui “arrumar” minha mochila em 30 minutos... tá certo que depois descobri que havia esquecido algumas coisas... mas isso não importa...

Saímos na sexta às 23 horas e tocamos para Cuiabá, com parada em Cáceres para me deixar na rodoviária, como fazia tempo que não passava por Cuiabá resolvi seguir com ele, quando estávamos retornando de Cuiabá foi batendo uma insegurança... já tinha dito para o Michel que voltaria pra casa com ele e faria como o programado no meu roteiro inicial, começar a viagem pelo Peru, atravessando pelo Acre... foi quando Michel disse que eu estava com medo (e eu estava mesmo não nego) parou na rodoviária de Cáceres perguntou pra um velhinho (meu primeiro anjo-da-guarda) qual era o ônibus que seguiria pra San Mathias e apontando com o dedo disse “é esse e eu vou nele tbm”... depois de combinar com o velhinho para que ele me deixasse em “segurança” lá compramos a passagem e viajei... ainda com medo, me lembrei da Lucy, ela viajou sozinha... pena não ter conseguido viajar com ela...

Chegando próximo de San Mathias o busão para, daí pra frente tem que ser de taxi, era noite, somente dois taxis estavam lá para pegar os passageiros, e eu estava no fundão, pensei... me lasquei... foi quando ao sair do busão o velhinho estava lá me esperando no taxi, havia guardado o lugar dele e o meu, seguimos viagem... espremidos dentro de uma lata de sardinha... ao chegar em San Mathias, uma cidadezinha de fronteira... feia... suja... e com pessoas mal encaradas... lembro de ter ouvido tiros à noite... ele me mostrou o melhor hotel e me hospedei, foi assim que passei minha primeira noite fora do Brasil, ASSUSTADO! Amanheceu, saí a procura de um local pra fazer câmbio de dinheiro, precisava comer e comprar a passagem para Santa Cruz de La Sierra, meu próximo ponto de parada... hahahahahahah “caí com os burro n´água”... era dia 10 de agosto e estava acontecendo o referendum, tudo fechado, nada funcionava, não pude viajar pra lugar nenhum... por isso os tiros, pensei...

Idas e vindas da praça ao hotel acabei conhecendo uma peça estranha... um camarada que se vestia todo de preto, que era conhecido por cuervo (tatuador, cantor e tbm artesão)... e que me foi de grande valia, já explico pq, como não poderia viajar no domingo teria que seguir viagem na segunda fiquei outro dia no hotel... bem cedo, na segunda, corremos para a migracion e não tivemos tempo pra cambiar, Cuervo me emprestou dinheiro para a passagem e para a comida... chegando em Santa Cruz ele me convidou para ficar na casa dele, acabei aceitando ainda meio hesitante por não conhecê-lo direito, mas fui, tinha que devolver o dinheiro dele, assim seguimos para a periferia, onde ele mora, consegui cambiar dinheiro, devolvi o dinheiro que ele me emprestou, conheci muitas coisas lá, costume dos bolivianos, como mascar folha de coca a cultura, o que fez com que eu me encantasse com a Bolívia e seu povo... Um belo dia ao entrar na internet, pra dar notícias, descobri que uma amiga de São Paulo estava pra chegar a Santa Cruz, então, resolvi esperar... resumindo a conversa... fiquei oito dias na casa do Cuervo. Segunda cedo, dia 11, me encontrei com Priscila e Amilton, resolvemos o que tínhamos pra resolver, cambiar dinheiro... carimbar o passaporte deles e seguimos viagem... para La Paz, pois no dia seguinte teria o paro cívico (que depois se transformou nesse conflito todo que vcs viram na televisão) mas conseguimos fugir dele... Ficamos em La Paz onde um Taxista mostrou a cidade, resolvemos ir com ele tbm para tiwuanaku e shacaltaya, dois dias e seguimos para Copacabana onde faríamos o passeio pela Isla Del Sol e se conseguíssemos dormiríamos lá, pensa num frio cortante, e que lugar maravilhoso... que vista... que pôr-do-sol... tivemos que nos despedir... tristes fomos para Puno, com suas islas flotantes (não sei se foi impressão minha, mas achei o povo das islas meio mecanizado e faziam de tudo pra arrancar dinheiro dos turistas – e outra coisa, pensa num parte suja e hedionda do lago... é lá, todos os detritos são jogados no lago, diferentemente do lado boliviano que é conservado) seguimos viagem para Cusco, Cusco é linda, “Cusco é show!” tem um clima agradável, povo educado... consciente da importância turística... fizemos o city tour e na primeira parada, em qoricancha, nos perdemos do grupo... depois de quase nos descabelarmos... descobrimos que eles ainda estavam dentro do museu... o alívio (isso é que dá fazer a dança do quadrado na frente do qoricancha... por isso, aí vai um conselho... não faça a dança do quadrado... vc pode se perder... kkkkkkkk) , o passeio pelo Valle Sagrado (lindo mas corrido... muito corrido... até parece que estávamos tentando ganhar o grande prêmio Inca de auto-velocidade....) e o tão esperado passeio para Machu Picchu... (sem comentários... talvez outro conselho... façam com calma... se puder durma em Águas Calientes... e subam pra Machu Picchu bem cedo e aproveitem o dia inteiro... sem esquecer de correr pra reservar “passe” para wana Picchu... mas tem que correr pra garantir) e algumas baladas tbm heheheeh.... isso é o que não falta em cusco... BALADAS!!!! (um viva pro Mama África e pro Ukukus!!!!) Depois de tantas aventuras... vídeos engraçados... e muitas fotos... tive que me separar da dupla dinâmica que fez com que minhas férias fossem perfeitas... OBRIGADO AOS DOIS!!! Foram com certeza os marcos da minha viagem!!!!

 

Ps. Se quiserem morrer de rir com os vídeos...

http://www.youtube.com/user/fernandozagalo

 

Abraços a todos os Mochileiros que me ajudaram... e um agradecimento especial a Fernanda de Floripa que me ajudou muito.... Bjinhos Fer!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Mochilar é preciso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi nando,

 

Legal sua viagem.

Coincidência, no dia que vc estava em San MAthias querendo partir para sua mochilada eu e meu namorado estavamos chegando da nossa e tb. tivemos dificuldades de encontrar transporte para Cáceres, pois tudo estava parado no dia 10.

 

MAria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...