Ir para conteúdo

USHUAIA / EL CHÁLTEN / PUERTO NATALES / EL CALAFATE: 14 DIAS / SOZINHO / GASTOS


Posts Recomendados

  • Membros

Obrigado Mochileiros.com pelas dicas, e nada melhor que contribuir também, tentarei ser o mais curto e objetivo possível: Viajei sozinho e o objetivo era gastar o mínimo. Vamos lá: ::otemo::

 

21-12-2015

Vivo em Santa Rita – Paraguay, muito próximo de Foz do Iguaçu (peço desculpas pelo portunhol rsrsrs), como todos fazem: pesquisar e pesquisar é claro ::sos:: , ainda mais quando o objetivo é gastar o mínimo possível, vi que para eu ir a Patagônia eu poderia embarcar em Foz do Iguaçu ou em Assunção, depois de varias pesquisa encontrei naquele então que era mais barato sair de Assunção, então ai começa minha viaje no dia 20/12 peguei um ônibus até Assunção.

Uma dica minha pra quem vive no estado do Paraná ou próximo, pesquisem antes este tramo, voos internacionais saindo de Assunção pela: Avianca – Copa – Aerolíneas Argentinas, as vesses e mais barato do que saindo do Brasil. A empresa de ônibus Pluma faz Foz do Iguaçu / Assunção. Acho que é umas 6 horas de ônibus de Foz a Assunção, talvez menos! Não só pra quem ira pra Argentina e sim para Peru, Cancun e tals.

Comprei minhas passagens em agosto, diretamente do site da Aerolíneas Argentinas e custou USD 518,55, Tive que trocar de aeroporto em Buenos Aires explicarei em breve. Já ia esquecendo: como vivo no Paraguay meu salário é em Guarani - G$, o G$ para o Peso Argentino PAR está ótimo a cotização, o mesmo aconteceu do G$ para o USD em agosto quando comprei o aéreo. Mais isso pode variar como todos sabem. Peguei meu salario em G$ e troquei tudo pra PAR. Não levei USD não. Só fui com Peso Argentino boludos.. rsrsrs... ::lol4::

Meu voo saiu as 10:35 de Assunção e as 12:25 estava EU no Aeroporto Ezeiza, do Ezeiza peguei o ônibus da AirBus que é grátis até o Aeroparque aproximadamente 1:30 de um aeroporto ao outro, o ônibus faz uma parada no centro (Obelisco) para quem quer descer.

Meu seguinte voo saiu do Aeroparque as 15:55, passamos por uma turbulência nada agradável ao descer em Ushuaia porem passado o susto pontualmente as 19:00 estávamos em solo, outro susto foi no momento em que a porta do aeroporto se abriu, estava um frio acompanhado de um vento cruel ::Cold:: , pra quem vive no Paraguay e saiu de Assunção com uma temperatura agradável de 41°C, assusta rsrsrs. O sol se põe por volta das 23:00 hs em dezembro pela Patagônia, ou seja quando cheguei tinha um sol alto ainda, peguei taxi do Aeroporto ao hostel custou PAR 110,00. Já tinha feito a reserva do hostel ou melhor dizendo: fiz todas as reservas dos hostels pelo Brooking.com um mês antes, pois como era fim de ano, fiquei com medo de chegar lá e não ter vagas e ter que pagar um hotel, dica minha acho que é o melhor a se fazer. Passava algumas vesses pela recepção e volta e meia tinha alguns mochileiros desesperados atrás de hostel e não estavam conseguindo. Paguei PAR 997,00 no Backpackers El Refugio del Mochileiro, Gostei muito, pois fica praticamente no centro de Ushuaia, café da manhã Ok, limpeza Ok, atenção da Paola mais OK ainda, um amor de pessoa, me deu altas dicas! ::kiss::

 

22-12-2015

Ao começar pesquisar essa viaje queria muito conhecer os pinguins em seu habitat, e sei que no Paraguay não seria fácil ver rsrsrs. Então comprei pela internet no cartão de credito 15 dias antes o passeio para a Pinguinera pela PiraTour que e a única agencia que pode descer na ilha e fazer uma caminhada de 1:00 hora entre os pinguins, Gostei muito desse passeio, amo os animais soltos na natureza e não dentro de jaulas, custou PAR 1.500,00, tem duas opção: ir de manha ou a tarde, limitado a quantia de pessoa para não incomodar os pinguins, meu grupo saiu pontualmente as 8:00 do Muelle Turistico perto do Cartel Fim do Mundo em um onibus, e voltamos pontualmente as 14:00 na qual outro grupo já subiu e foi fazer o mesmo passeio. Como o objetivo era economizar, levei um lanche que comprei no Paraguai, ou melhor levei vários lanches no meu das roupas rsrsrs, o recorrido e o seguinte e longe de Ushuaia acho que da quase 1:00 até o píer, ali dividimos em dois grupos, o grupo lilás e grupo verde, o verde no caso eu, fomo direto para a ilha dos pinguins o lilás foi para o Museu que já está incluído no ingresso. Meu grupo verde pegamos um barco, 12 minutos até cruzar o canal, descemos na ilha, caminhamos, tiramos fotos por exatamente 1:00, nisso então se aproxima o barco com o grupo lilás, eles dessem na ilha e nos verde subimos no barco, vamos até o píer onde tem uma cafeteria e de lá para o Museu. Depois de 1:30 os dois grupos se reúnem novamente e todos partem para Ushuaia.

A tarde e debaixo de uma tremenda chuva fui ao Museo Maritimo de Ushuaia – Em el Presidio, muito próximo do centro custa PAR 150,00 para países que integram o Mercosul e é valido por 48 horas, tem visita guiada as 18:00 em espanhol, vale muito a pena ir nesse horário, a guia dá uma tremenda de uma aula, se andar sozinho perambulando por lá não irá entender realmente o que foi aquele lugar e o que aconteceu lá dentro na época. Sai do Museu fui dar uma volta pelo centro e comprar luvas, esqueci as minhas em casa e pensei que não precisaria, mais precisei sim. Custou PAR 80,00.

 

23-12-2015

Tomei um café reforçado e as 8:00 estava eu no centro pegando uma van para o PNTF – Parque Nacional Tierra del Fuego, explicarei o que fiz e logo o que deveria ter feito. Tem várias vans que saem todos do mesmo lugar – centro -, a van vai até a entrada do PNTF descemos, pagamos a entrada PAR 100,00 Mercosul, subimos na mesma van onde fomo levado até a Enseada Zaratiegui onde também está o Postal mais austral do Mundo – foi aqui que eu carimbei meu passaporte custa PAR 30,00- todos da van resolvemos descer ali senão o motorista também levaria para outro início de outra trilha, a mesma van passa as 15:00 e as 18:30, comprei ida e volta com e empresa Transporte Sana Lucia custa PAR 300,00, o que deveria ter feito, comprado somente ida com qualquer agencia, e lá dentro do PNTF comprado a volta com qualquer agencia, a final as 16:00 e já estava cansando de tanto andar e já queria voltar para ir no Glaciar Martial, porem tive que esperar até as 18:30, estava frio e não tinha lugar próximo pra mi proteger. Fiz as trilhas – Sendero: Senda Costera, Senda Hito XXIV e depois fui até Puerto Arias, ali esperei a van as 18:30. Várias vans passaram antes, inclusive oferecendo para ir com eles, porém não ia jogar PAR 150,00 fora. Voltei com muita fome e fui fazer minha primeira janta descente desde então, fui jantar cordeiro no restaurante La Estancia custa PAR 330,00 por pessoa, e tenedor livre, ou seja coma o quanto tu aguentar, não está incluído bebida é obvio rsrsrs.. ::mmm:

 

24-12-2015

As 8:00 peguei um taxi até a entrada do Glaciar Martial custa PAR 120,00 ida até onde começa o teleférico, fui caminhando até lá encima acho que foi uns 45 minutos de caminhada, tem teleférico como já citei, porem como era dia 24 estava fechado. Dica: suba pela pista onde é usada para esquiar no inverno e desça pela trilha onde passa o teleférico, a trila onde passa o teleférico e bem cansativa e a estrada onde fazem esqui não, então suba pela fácil de dessa pela trilha que cansa as pernas, a final como é descida todo santo ajuda rsrsr... PAR 120,00 de taxi novamente ate o hostel. Tive que voltar as 10:30 porque o check-out e até 10:30, arrumei minha mochila pois iria para El Chálten. A Aerolíneas mudou meu voo 30 minutos antes, na qual cheguei no aeroporto e já corri pro embarque, fiquem esperto com a Aerolíneas, comprei meses antes e mudaram 4 vesses o horário. Dura 1:25 de Ushuaia a El Calafate o voo e de El Calafate fui de ônibus até El Chálten. Detalhes: paguei PAR 360,00 de taxi do aeroporto El Calafate até a rodoviária El Calafate, 25 minutos de taxi achei um absurdo, e PAR 350,00 de ônibus de El Calafate até El Chálten o último ônibus do dia sai as 18:00 quase perdi também rsrsrs. Reservei minha estadia em El Chálten no Rancho Grande, hostel enorme, com muitos gringos. Muita gente, muita barulho, não gostei do atendimento. O bacana é que o ônibus da Chálten Travel para na rodoviária de El Chálten desse todos, porem que ficara hospedado no Rancho Grande, o mesmo ônibus leva até você até o hostel, a cidade não é grande, mais já que estava incluído fui de ônibus. Naquele dia estava nublado e muito frio. Cheguei e fui dormir, ou melhor tentar porque era 24 e pensa na bagunça que aqueles gringos faziam. ::hahaha::

 

25-12-2015

Acordei e já corri pra janela pra ver o tempo, e: tempo nublado e garoando, fiquei enrolando e torcendo para parar de garoar, não pelo tempo e sim pela paisagem e fotos, com sol tudo fica mais lindo, de igual forma iria com sol ou chuva. E para a minha e de todos que estavam ali, começou a nevar, e nevouuuuu.. ::Cold:: La pelas 15:00 deixei minha mochila no quarto e só levei agua e lanche nos bolsos e parti Laguna Torre, obvio que não vi nada além de um lago com blocos de gelo, a montanha ao fundo só conheço por fotos rsrsr, tudo nublado e com neve, não recomendo sair em dias assim, e perca de tempo, se esta nublado na cidade imagina então nas montanhas. Resumem voltei congelado, com os dedos da mão e do pé azul, fiquei com medo de piorar e estragar minhas férias, graças a deus nada aconteceu. Jantei no Hostel mesmo, naquele hostel tem um restaurante 24 horas, Paguei PAR 100,00 por macarronada muito boa por sinal.

 

26-12-2015

Pulei da cama e minhas orações foram atendidas, um sol, um céu azul, agradeci a deus e partir para a trilha mais comprida pelo que tinha lido, não sem antes tomar um bom café da manhã, já que a caminha iria exigir muita energia, custou PAR 100,00 no restaurante do hostel, esse foi o único hostel que hospedei que o café não estava incluído, todos os outros sim. Nesse dia com aquele céu azul fui fazer a trilha para o Cerro Fitz Roy – Laguna de los Tres, detalhes: Os 2 primeiro km e meio cansativo sim, uma subida bem cruel depois fica bacana porque a trilha passa dentro de um vale. Passei pela Laguna Capri, super recomendo. E da Laguna Capri para o Cerro Fitz Roy, realmente os últimos 1km para chegar lá encima é cruel, uma subida bem ingredi. Porem fui parando tomando agua e cheguei, acho que todos conseguem, não tenha pressa, afinal tem sol até as 22:00 rsrsrs.. Valeu muito a pena o céu azul e com a neve que tinha caído no dia anterior deixou aquele lugar que já e lindo mais lindo ainda. Entao realmente cansei de caminhar a final são 10,2km para ir mais 10,2km pra vir entre subidas e descida, eu levei umas 5:00 pra ir e umas 4:30 pra voltar, meu joelho foi quis acabar com minha alegria porem o ignorei com um paracetamol rsrsrs. Cheguei do Fitz Roy passei no hostel deixei coisa que não usaria mais fui para o mirador Los Condores 1:00 de caminhada do centro, é lindo dá pra ver toda cidade lá embaixo e o Fitz Roy ao fundo.

Minha dica é: Cerro Fitz Roy pela manhã, as 7:00 já está indo pra lá, quando estava voltando por volta das 13:00 olhei para trás e todo o Fitz Roy estava encoberto por nuvens, não perca tempo pra ir, se ele está aberto vá o mais rápido porque em questão de 30 minutos ele some, fiquei pensando na raiva daquele pessoal que estava indo enquando eu já estava voltando, chegar la encima e não ver muita coisa, e dai sim na volta venha tirando foto e enrolando como todos fazem rsrsrs. Quando subi nos mirador Los Condores ele – O Cerro Fitz Roy - voltou a aparecer por volta das 19:30. Sei la se foi coincidência porem na maioria das tarde o Fitz não dava a honra de sua presença rsrsrs. ::otemo::

 

27-12-2015.

Fiz a trilha Chorillo del Salto e como costumo fazer nas minhas viajes. Tiro uma tarde ou o dia todo pra não fazer nada, deitar em uma praça e ficar lagarteando no sol. Lanchei a tarde PAR 100,00. Paguei minha estadia naquele hostel para lá de badalado custou PAR 1.280,00, já estava esquecendo; é no hostel que paga o ônibus e não na rodoviária ok, na rodoviária só peguei o voucher, citei lá encima o valor só pra ter ideia, tem outras empresas também que fazem o mesmo trajeto. Paguei minha vinda a El Chálten e paguei minha ida para El Calafate novamente. De El Calafate eu iria a Puerto Natales no Chile. Queira muito conhecer o Torres do Paine, li em vários lugares que tem passeio bate e volta para o Chile saindo de El Calafate, porem perdesse muito tempo na aduana, muito tempo dentro do ônibus e pouco no parque. Por isso resolvi ir e ficar hospedado lá.

 

28-12-2015

Café da manhã PAR 70,00. Arrumei minha mochila para parti para o Chile - Puerto Natales. O ônibus da Chálten Travel passou no hostel pontualmente as 7:00 e fomos para a rodoviária de El Chálten pegar o resto do pessoal, ai entra uma mulher no ônibus cobrando PAR 5,00 por pessoa, uma taxa por usar a rodoviária rsrsr, e olha que eu nem desci do ônibus. Só cobra a ida quando você chega não. Bom que seja. Saímos e cheguei na rodoviária de El Calafate novamente. Comprei minha ida para Puerto Natales com a empresa de ônibus Coatra PAR 450,00 ida e já comprei com eles também minha volta PAR 450,00 para dia 30-12, como já disse por ser fim de ano melhor comprar antecipado, e realmente estava lotado todos os ônibus. Aproveitei e troquei PAR 1.555,00 para Peso Chileno PCH que deu 70.000. Enfiei minha mochila nas costa e fui dar uma volta por El Calafate, almocei PAR 120,00. E pontualmente as 18:00 o ônibus saiu para Puerto Natales. Tinha uma fila bem grande pra cruzar de AR para o CH. Cheguei na rodoviária de Puerto Natales as 23:20 totalmente perdido, já estava escuro e muito frio, fui a pé a procura do hostel Backpackers Arkya. Que fica umas 9 quadras da rodoviária. Fiz o check-in custou PCH 16.000. O Hostel já ligou para a agencia e reservou minha ida para o PNTP – Parque Nacional Torres del Paine paguei ali mesmo no Hostel PCH 25.000. Fui ao mercado e comprei meu lanche para o dia seguinte, custou PCH 9.000.

 

29-12-2015

Tomei meu café reforçado porque as 7:00 passaria a van, e passou, ganhei um city tour por Puerto Natales rsrsr, passou em vários hotels – hostel antes de ir mesmo ao PNTP, antes de entrar no PNTP passamos por Cuevas del Milodón que custa PCH 4.000, seguimos para a entrada do Parque custa PCH 18.000. Um passeio de dia todo, leve seu lanche ou senão pague para almoçar dentro do Parque não sei o valor rsrs. As 18:00 voltamos para Puerto Natales. Um passeio incrível e cansativo já que é dia todo, passamos e paramos e vários lugares para tirar foto, no final do passeio nossa guia pediu para parar em um lugar onde se carimba o passaporte, carimbei é obvio como já tinha feito em Ushuaia, também quis uma lembrança de PNTP rsrs... :P

 

30-12-2015

Aluguel uma bicicleta no hostel mesmo que fiquei hospedado por PCH 4.000 por 5 horas. Andei pela cidade e por volta do Golfo Almite que banha a cidade de fora a fora. A tarde lagarteei em uma praça linda que tem no centro. As 18:00 sairia meu ônibus para El Calafate e por fim iria conhecer aquela cidade que passei várias vesses como conexão. Rsrsr. O motivo de deixar El Calafate por último e que queria passar a virada do ano em uma cidade maior e com mais opção de festa. Meu check-out no hostel era até as 10:00 deixei minha mochila no guarda volumem até a hora de ir pra rodoviária. Como sempre pontuais, sai de Puerto Natales as 18:00 e pra minha surpresa encontro amigos de viajes que tinha feitos em Ushuaia, a viaje ficou mais bacana. Chegamos em El Calafate as 12:10 – fila enorme novamente para cruzar a fronteira. Fui a pé até o hostel que já estava reservado America del Sur Calafate Hostel, na minha opinião: o melhor hostel que já fiquei. Tudo ok. Quarto com banheiro, café da manhã então Ok OK. Ali como em todos os hostel dá pra reservar os passeios também.

 

31-12-2015.

Já tinha comprado pela internet o passeio Mini Trekking no Glaciar custa PAR 1.500,00 com translado. Agencia Hielo y Aventura é a única que faz o trekking. Pontualmente as 7:00 a agencia passou no meu hostel, A entrada no PNG - Parque Nacional Los Glaciares custa PAR 200,00 Mercosul. O recorrido e o seguinte: fomos até o píer com um ônibus, pegamos um barco por uns 15 minutos, até um refúgio do outro lago do canal, uma caminhada até outro refúgio onde colocasse os grampões no calçado e dali fomos caminhar na geleira, uma caminhada de 1:00 depois voltamos novamente até o píer, onde pegamos o ônibus até a passarela onde pudesse caminhar por uma hora e voltamos para El Calafate por volta das 14:00. A virada passamos na LibroBar, lugar agradável uma pena que estava tão lotado que os garçons não conseguia atender todos ou seja o atendimento foi péssimo naquela noite. Até entendo o lugar estava lotado. Custou PAR 320,00 em cervejas rsrsrs. ::dãã2::ãã2::'>

01-01-2016

Feliz Ano como se diz por la, fui ate a rodoviária e de la peguei um ônibus que te leva ate a Passarela no Glaciar Perito Moreno, ida e volta custa PAR 450,00 vale a pena pois no dia anterior só pude caminhar meia hora, pois ate descer la embaixo e subir novamente se perde tempo. Voltei pra El Calafate e dei mais uma volta pelo centro atrás de presentes para a família. ::love::

 

02-01-2016

Paguei minha estadia no hostel que super curti. Custou PAR 985,00 o cheque-out era ate as 10:00 então deixei minha mochila ali e fui lagartear novamente na praça bem próxima ao hostel, numa colina com uma vista bacana de toda El Calafate lá embaixo, meu voo sairia as 18:50 liguei para o mesmo taxista o Gabriel que me levou do aeroporto ate a rodoviária do El Calafate no dia 24-12, o taxista Gabriel me disse que se eu fosse com ele do hostel ate o aeroporto ele me cobraria 240,00 e não mais 360,00 como tinha sido a ida. E assim foi o hostel ligou pra mim e la estava Gabriel prontamente. Por coincidência ele viveu próximo a fronteira do Paraguay com Brasil. Altos papos no caminho ate o Aeroporto. Já estava esquecendo meu voo mudou o horário das 19:05 para as 18:50, cheguei em Buenos Aires no Aeroparque as 21:45 não tem mais ônibus da AirBus que vai de um aeroporto para o outro, dormi no chão do aeroporto mesmo, eu e muita gente rsrsrs.. As 04:15 o ônibus da Airbus sai com destino para o Ezeiza onde tomaria meu seguinte voo para Assunção. E assim foi, as 05:40 estava no Ezeiza e as 7:40 já estava eu voando para Assunção dando por fim meu giro pela Patagônia Argentina. ::otemo::

DSC_0728.JPG.714e0fd1fa73b7c717b4e96fb36f5267.JPG

DSC_0704.JPG.cf9f6068558341d46c3e8557c01d98fd.JPG

DSC_0617.JPG.f3a703b3e3c705119704a320318b5fbf.JPG

DSC_0482.JPG.df7de9147bc2b749f3b0be2168ebf58e.JPG

DSC_0433.JPG.306a46793c6fda586615dd48dc9aae33.JPG

DSC_0410.JPG.c7486419da7285ed6f8c5b0b37bae31b.JPG

DSC_0368.JPG.f6254721a626e4d5061a2e844fa408ee.JPG

DSC_0360.JPG.4203b5014a8cd010950aa4806e71ca77.JPG

DSC_0252.JPG.bf81d381f414448133d202292b0da7f8.JPG

DSC_0190.JPG.c66c841e1e8362aa60a046dae9877711.JPG

DSC_0130.JPG.aa29e92e0f0e1e9953333279ee23e99c.JPG

DSC_0103.JPG.ff0c69864253018fcde830241519dcb4.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Muito legal o relato!

Vou fazer praticamente o mesmo roteiro em Setembro. :)

Dúvidas:

- Vc não quis fazer a navegação pelo Canal de Beagle?

- Fiquei sabendo que tem uma pinguineira em Punta Arenas também, em Isla Magdalena, vc ouviu falar? Dizem que é mais barato que o de Ushuaia, tô pensando em fazer no lugar por conta do preço. O que acha?

Obrigada desde já pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Amanda!

Acho que você acertou na época, pois no fim do ano, em alguns lugares a fila era enorme. ::mmm:

Não fiz a Navegação pelo Canal!! Motivo: não quis mesmo rsrs, fiquei com medo de faltar grana mais pra frente!! Quando voltei da Pinguinera, fui até o Muelle Turístico e tem barco que sai as 16:00 horas, favor confirmar esse horário para a data de você irá. Em dezembro tem mais horários de passeios a disposição do que em outras épocas.

Sim, em Puerto Natales me falaram que também tem Pinquinera em Punta Arenas, infelizmente nem pedi preço de nada, pois já tinha ido na Pinguinera em Ushuaiae e não tinha tempo para ir até Punta! EU no seu lugar iria até Punta, vi fotos e achei lindo, me arrependi de não ter ido até lá!! Acho que vale a pena dar uma esticadinha e conhecer também!! ::otemo::

Qualquer duvida é sou escrever.

No meu Instagram tem fotos de lá, assim você já vai entrando no clima.

 

Abraço.

Aldair

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...