Ir para conteúdo

Viagem a Floripa _recuperando o tópico temporário


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Segue o relato da minha viagem a Floripa 26-30 de maio, 2006!! Está “meio gigante”, não sei se alguém vai ter paciência de ler!

 

Bem, tudo começou com a maravilhosa promoção da gol a 50 reais (que eu achei que não pudesse ser melhor até eles lançarem a de 25...). Compramos a passagem no melhor esquema “para qualquer lugar que desse”, e justamente fomos justamente para esse lugar maravilhoso. Viajamos eu e uma amiga. A programação começou bem cedo então começamos a ver todo tipo de coisa, até que o clima estava esfriando cada vez que a data se aproximava. Até que, na semana da viagem, só chuva e frio pelos lados de SC. Pronto! Refizemos toda a mala, eu levei um mísero short e milhões de casacos “quando faz frio no sul faz de verdade”... e lá fui eu com meias, casacos, esperando curtir uma praia em baixo do edredom. Mas...

 

DIA 1 (A MORDOMIA) Chegamos em Floripa numa sexta pela manhã, e logo de cara descobrimos que trouxemos junto o sol e a temperatura estava bem melhor do que imaginamos (roupas inadequadas nas costas, óbvio). Um aluno da minha amiga (que é profª de inglês) foi nos buscar, então nem tivemos muito grilo para sair do aeroporto (mas sugiro ver bem os horários de ônibus para quem for sem carona, já que ele fica bem afastado do centro da cidade). De lá partimos para o centro e demos umas voltas pela parte antiga da cidade, mercado municipal, a figueira, etc. Fomos ao Box 32, é um bar dentro do mercado, muito famoso, e bem carinho, eles tem uma cachaça muito boa, que eu já tinha tomado... mas se não fosse nosso anfitrião não sei se iriamos ali $$ ;) mas é legal de conhecer e dar umas voltas por ali.

Depois praia da Joaquina; Lagoa conceição, tudo bem rapidinho.

 

lagoaconceio7bp.th.jpg

 

 

Na hora do almoço, ele e a esposa nos levaram ao sul para comermos no Ribeirão da Ilha, ostras e mariscos! Minha amiga nunca tinha comido e achou um pouco esquisito, mas eu acho que vale a pena, principalmente pelo visual, o lugar que a gente foi não lembro o nome, mas tem um boneco de um pescador na frente, bem legal. De um lado o píer onde ficam as mesas, do outro o mar e a “criação de ostras”, é o maior barato você pedir o prato, esperar saírem os rapazes de barcos, irem até as ostras e buscarem “fresquinhas” pra você. Curtimos um por do sol bem bonito ali. Devo dizer que é um programa meio caro, mas como fomos “convidadas” nem sei dizer direito o preço que saiu tudo.

 

ostras5nm.th.jpg

 

Voltamos para casa dele (no centro) e como não havíamos dormido na noite anterior (noite inclusive em que compramos passagens a 25 reais para João pessoa – já mencionei que a gol me fez perder o juízo?), foi só o tempo de conversar um pouco porque as 21 horas eu já estava dormindo feito pedra.

 

DIA 2 (NO FIM DA CERTO)

No segundo dia levantei bem cedo pois o combinado era irmos para a Lagoa da conceição, onde ficaríamos em uma pousada que tínhamos visto no dia anterior (30 reais por pessoa, o que eu achei caríssimo, mas por conta da previsão do tempo já tinha desistido de levar a barraca....); bom, levantei tão cedo que as 7 horas era noite ainda... e eu fiquei lá achando que tinha ignorado algum fuso-horário entre rj e sc.. mas era só o tempo de inverno e já já amanheceu. E lá fomos nós para a Lagoa começar um dia que podia ter sido um desastre. Chegando ali fomos a “pousada panorâmica” (que fica de frente para lagoa, mas nenhum quarto tem vista pra ela hehehe), e para nossa sorte não havia ninguém .... Até que apareceu um texano que só falava inglês e nos disse, bem... “o rapaz da pousada vem as vezes, e nem se sabe que horas ele chega”. Uh! Que legal! O que fazer com as mochilas gigantes cheias de roupas de frio? “A tem uma lojinha de bike aqui do lado.. deixa ali”. Blz, aproveitando o ensejo, e a simpatia do Beto, dono da loja, alugamos duas bikes pra dar uma volta por ali (20 reias a diaria de cada uma, achei caro, mas não tenho noção do preço de aluguel de bike)... Onde vamos primeiro? Ah! “Na Mole” – putz que idéia! Subir aquela ladeira gigante de bicicleta! Hahah foi uma comédia! Vale a pena só pelas decidas, porque o resto, a menos que você esteja numa forma física muito boa, só empurrando...

Chegando na praia conhecemos a Bianca, uma carioca, que foi de mala e cuia tentar a vida em Floripa (aliás se alguém precisar de uma nutricionista Bianca é a pessoa certa) que foi responsável por grande parte da nossa economia com pousada. Conhecemos a mole, e aproveitando o ensejo fomos na Galheta. Para chegar lá é só seguir uma trilhazinha no fim da Mole... aviso aos navegantes, a praia é de naturismo, mas é permitida a entrada de pessoas vestidas numa boa. Tanto, que não tinha ninguém fazendo naturismo (bem, só um maluco sem noção que dispensa comentários! MENINAS melhor não irem sozinhas, pode ser perigoso! Ouvimos umas histórias de pescador por lá... literalmente, que nos alertaram), vale a pena pois a praia é bem bonita. Ali na Mole tem um restaurante “Natural” onde a Bianca já tinha trabalhado e comemos ali mesmo, alguns pratos são meio caros, mas a maioria é bem servida então dá pra bastante gente comer. Comemos um salmão com molho de mel com não sei o que, mil saladas, e uma infinidade de acompanhamentos por 23 reais... (eu achei baratissimo comparado ao Rio, comeria isso por 11,50 onde por aqui?!). Ai que entra a economia, Bianca deu a dica da pousada do “Carioca” (nada mais adequado, hehehe), é um lugar bem simples com quartos que tem o básico (um lugar p dormir, precisa de mais?) ficou em 25 reais o quarto, ou seja 12,5 pra cada uma (ah e tem chuveiro quente, tv e frigobar!). Me mudei satisfeita da lojinha de bicicleta pra lá rsrs A pousada é meio escondida, fica num bequinho ali na Av rendeiras mesmo (a orla da lagoa), entre uma creperia e uma loja de renda, em frente ao pto de ônibus. Não tem como errar.

A noitinha na feirinha de artesanato conhecemos muita gente legal, o que me fez adorar ainda mais aquela ilha!

Nesse dia a noite encontramos uns amigos aqui do Rio que estavam perdidos por lá também graças a Gol e saímos ali pela lagoa mesmo, comemos uma pizza muito boa e barata (e olha que era no lugar que todo mundo disse que era caro!! Ai ai a inflação fluminense..) Depois o povo resolveu ir a uma Boite que eu nem vou comentar por definitivamente não é minha praia, detesto, mas... de graça... e eu não ia pra pousada, né? Fica no alto do morro que vai para a praia Mole, eu acho que se chama Latitude. Quando saímos de lá vi um programa bem mais “eu” uns bares com umas mesinhas de sinuca lá no finzinho da lagoa, indico esses... ehehehe

 

DIA 3 (O PARAISO)

 

Esse dia devíamos ter acordado mais cedo do que acordamos, e começado a caminhar mais cedo ainda... mas como dormimos tarde na noite anterior, o dia só começou quase as 10. Como o tempo dava indícios que iria fechar, resolvemos ir logo a Lagoinha Leste pois perigava chover na segunda. Bianca (que conhecemos lá) ficou de encontrar com a gente no TI TRI (terminal de ônibus da trindade) mas pra chegar da lagoa até lá foi uma volta! Aviso: Para ir da Lagoa da conceição para o Pântano Sul NÃO PEGUE O ONIBUS PARA O CENTRO, como o moço nos indicou, ele vai dar uma volta louca, depois você vai ter que pegar outro ônibus (sem a maravilha da integração, ou seja + 2 reais) e voltar quase todo o caminho até o TITRI, que tem a linha para o pântano. Pegue o ônibus direto da Lagoa pra o Titri, que existe, apesar do moço do terminar dizer que não.

Faço logo minhas considerações sobre o sistema de transporte de Floripa. Verifique os horários dos ônibus porque eles são escassos!! O ponto positivo é que normalmente saem na hora (sim, em Floripa 12:09 não é 12:10, ou mesmo 12:35-como no Rio ehehhe), e outra coisa, o terminal do centro não tem integração para a maioria das linhas, a menos que você pague as passagem com o cartão (ah sim, faça o cartão, de graça, lá no terminal do centro mesmo – nós não fizemos- mas a passagem cai de 2 reais pra 1,75) Então só vá pra lá caso seja realmente necessário. No nosso caso levamos quase 2 horas pra chegar até o pântano sul pq fomos pelo centro (quase o tempo de viagem Rio-Florianópolis).

No pântano faz um friiiio com o vento “sul” (será que eu acertei mike?) A praia é bem bonita, também vale a visita... lá tem o famoso bar do Arante (cheio de recadinhos colados), mas nem comemos lá, e fomos direto para a trilha.

A subida leva uns 20 min e a vista é maravilhosa, dá vontade de ficar ali o dia todo!!! Durante a caminhada, o “mochileiros.com” surgiu como assunto, afinal foi aqui que eu peguei a maior parte das dicas da viagem ;), e ao chegarmos no mirante isso resultou numa pequena lembrança para quem por lá passar....

 

dscf14199yu.th.jpg

 

A descida leva também seus 20 min e é bem tranqüila, apesar de uns trechos com bastante pedras e desníveis. Cuidado com os joelhos!

A praia é uma das mais lindas que eu já vi! Aliás, um dos lugares mais bonitos que existe, eu acho. A areia branquinha e os albatrozes voando, contrastam com as montanhas cobertas de vegetação no entorno e lá no fundo a lagoa magnífica. Apesar do frio e da falta de sol eu tive que dar um mergulho lá.. quase congelei.. mas valeu a pena pela energia!!

 

dscf14206cv.th.jpg

 

Depois lá fomos nós procurar a tal casa feita de garrafas. A bianca já tinha ido lá, mas não lembrava bem onde ficava. Fomos seguindo a lagoa pelo meio do mato, e o lugar parecia cada vez mais encantado pra mim! Até que chegamos na casa. Já que estou escrevendo mínimos detalhes (descobri que só sei fazer relatos minuciosos) e pressupondo que alguém tenha se aventurado a ler até aqui, vou contar a história da casa, pelo menos a que se conta.

Dizem que ali vivia um casal, um homem que se apaixonou por uma estrangeira e se encantou com a lagoinha (assim como eu) e resolveu construir a casa (toda com garrafões de vinho) nessa parte da história ele fica levemente bêbado hehehe. Enfim, dizem que depois de um tempo ela o abandonou (tem a versão de que ela morreu também), e ele, acabou se enforcando ali na casa mesmo. Agora imaginem a situação de três medrosas sozinhas encontrando a casa ali.. hahaha agora eu dou risada...mas na hora, achei que um velho com um cajado ia sair a qualquer momento dali correndo atrás da gente o.O. Ah sim, agora vem a dica. O caminho mais fácil (e isso, claro, eu só descobri na volta) é vindo pela praia... e não pela lagoa... na primeira entrada depois a esquerda da trilha (subindo as dunas) você chega ali em 2 min... tem até uma garrafinha indicando o local. Ah, detalhe, pelo que a Bianca nos disse, os cercadinhos de garrafas que tem por lá foram sendo colocados pelos visitantes, não são da época da construção da casa.

 

dscf14662pn.th.jpg

 

 

Na volta resolvemos ir por Matadeiro, o que seria perfeito, se não fosse o medo de altura da minha amiga. A trilha vai beirando o costão e é A COISA MAIS LINDA do mundo, só é bem perigoso e frio, LEVEM UM CASACO. A trilha é bem tranqüila, só é meio longuinha (4,5km pelo que eu vi), fizemos o percurso em 2 horas e chegamos em matadeiro já anoitecendo, e claro, levem uma lanterna.

O dia acabou por ai porque a essa altura estávamos mortas.

 

 

 

DIA 4 (UFCS)

Segunda é sai de trabalho então pra disfarçar fomos até a Ufcs, e encontramos com um pessoal conhecido da Camila. A tarde na lagoa conhecemos a rendeira Norma, a simpatia em pessoa, e comemos a famosa seqüência de camarão no restaurante “Barcelos” indicado por um manézinho lá na feirinha no 2º dia (custou 32 reais, vem MUIIIITO camarão, comemos até sair pelo ouvido quase, comem tranquilamente 3 pessoas com bastante fome)

 

dscf16066jt.th.jpg

 

A noite fomos com esse pessoal num bar lá no centro “casa velha” bar bem legalzinho, e a cerveja não era tão cara, ehehe (fica mais a baixo do banco do Brasil na praça da figueira- que aliás, reza a lenda que se você der três voltas, é sinal que vai retornar a floripa). Não percam a vista da ponte de noite, toda iluminadinha, muito bonita e ótima para por o papo em dia, legal também é andar pela beira mar e ver o pessoal pescando no trapiche. Ah, sim, mais uma vez os transportes, cuidado, os ônibus acabam por volta da meia noite, então fiquem atentos!

 

DIA 5 (QUERO MAIS!)

Esse foi o dia de ir embora. Ir para o aeroporto é mais tranqüilo que imaginamos e usando sempre o sistema de integração custa só 2 reais da lagoa até lá... e cerca de 1 hora dependendo de quanto tempo você esperar o ônibus.

 

É, Floripa é maravilhoso! Quero voltar com certeza, ficou muita coisa sem ver, muito lugar pra conhecer... Será que alguém agüentou ler até aqui?? Espero que tenha ajudado alguém, ou pelo menos incentivado a conhecer esse pedacinho LINDO do Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Ai estive no feriado passado na Ilha. Foi a Segunda vez mas desta vez viajei por muito mais lugares...

 

 

Muito bom seu relato.

 

 

Vou ver se digito meu relato tambem...não gosto muito mas uma hora vou fazer ainda.... :D

 

 

Dos lugares que você visitou qual você mais gostou?

 

Você viu quantas aguas vivas tem na lagoa....nossa me impresionei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Rod__ sempre havera oportunidades....

 

 

schwertner

 

O lugar mais bonito foi a lagoinha leste sem sombra de dúvidas... mas todo o "ar" da ilha foi maravilhoso!!

 

Não vi águas vivas... mas vi o pessoa pescando a noite com a lanterninha na cabeça e um isopor... de tão clara que era a água...

Tava tão frio que não entrei na lagoa... :shock:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Eh Mariana! Praia so combina com calor mesmo. Mas promocao da gol eh promocao da gol, tem que aproveitar mesmo. Pena que nao tive tempo para aproveitar a promocao. :cry: Faltou so vc conhecer o norte da ilha neh? Vc deveria ter entrado no Bar do Arantes pra deixar um recadinho, pois la tem recadinho postado por mochileiros daqui, o dificil vai ser achar. rs,rs,rs... :roll: Esse negocio de praia de naturismo quando tem pouca gente parece meio perigoso, principalmente para a mulherada, no verao sempre tem bastante gente, nao tem perigo nao, eh so alegria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...