Ir para conteúdo

Viagem de Trem pela Alemanha - 18 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Adoramos a viagem, que foi em julho de 2009. Nossa companhia aérea foi a TAM.

O clima na Alemanha é agradável no verão, embora chova um pouco e, quando não tem sol, faz frio. Mas de qualquer forma, prefiro do calor escaldante.

Viajamos de trem e compramos um passe pela internet da Deutsche Banh.

Saímos dia 19 de Porto Alegre e chegamos dia 20 à noite em Frankfurt. Tinhamos reservado estadia de de 3 dias no Hotel Excelsior, que fica próximo à estação Central. No mesmo dia, passeamos a pé pela cidade. Há um parque muito agradável nas margens do rio Main.

No dia 21 fomos de trem até Colônia, que fica cerca de 1:20 h de Frankfurt. Conhecemos a Catedral, o Mercado de Peixes (Fischmarkt) e fizemos um passeio pelo Reno. Retornamos à Frankfurt no fim do dia.

Dia 22 fomos até Heidelberg, que fica distante cerca de 1 h de Frankfurt. Passeamos pelo centro, conhecemos a Alte Brucke (ponte sobre rio Neckar) e o Castelo de Heidelberg, que foi o ponto alto do passeio. O castelo tem uma vista linda para a cidade.

Dia 23 pegamos um trem para Munique (aprox. 3 h), onde nos hospedamos no hotel Regente, também junto à estação central. Ficamos dos dias 23 a 26 só conhecendo Munique. É ótimo passear a pé pela cidade e conhecer a Marienplatz, Virtualienmarkt, Altes Rathaus e Neus Rathaus (Prefeitura Velha e Nova). O Deustsches Museum é imperdível, principalmente para que gosta de tecnologia (ficamos lá um dia inteiro). Fomos também ao parque olímpico, mas não achamos que valeu a pena, pois o estádio estava fechado. A cervejaria Hofbrauhaus é muito divertida!

Ainda hospedados em Munique viajamos, dia 27, para Rothenburg (2:30 h de trem). É um prazer caminhar pelas ruas da cidade, totalmente medieval. Não percam o museu Mittelalterliches (museu do crime). É uma aula de história.

No dia 28 fomos a Salzburgo (1:30 h) que, embora fique na Áustria, está incluído no passe de trem da Deutsche Banh. A cidade é linda, tem castelo e, para os fãs, a casa de Mozart. Os chocolates são deliciosos.

No dia 29, ainda hospedados em Munique, fomos a Fussen conhecer o castelo de Neuschwanstein. Descemos na estação de trem e fomos a pé ao castelo. A caminhada é cansativa mas vale a pena, pois passa por um parque. Me lembro também de passar por um rio com águas de uma cor linda, azuis-esverdeadas, que vêm dos Alpes. Também é possível ir de ônibus e bicicleta. A visita no Castelo é imperdível e a vista dos Alpes é linda.

No dia 30, pegamos um trem para Berlin (aprox. 6h). O trem passa pela antiga Alemanha Oriental e o contraste é visível. Ainda há muitos prédios abandonados e, como estávamos acostumados com o esmero das casas e as flores da Baviera, estranhamos bastante.

Em Berlin, ficamos hospedados no hotel Holliday Inn Berlin, próximo à igreja Kaiser-Wilhelm, cuja torre destruída na guerra foi reconstruída em estilo moderno. Passeamos só em Berlin até o dia 2 de agosto. A cidade é linda, moderna, cheia de arte e cultura. Vale a pena conhecer o Pergemonmuseum (maravilhoso!) e a universidade Humboldt, onde grandes cientistas, como Einsten, deram aula. O museu judeu também é muito emocionante, embora não aconselhe para crianças, pois é impossível não ficar triste quando se pensa no holocausto. Também o parlamento é imperdível pois, além do prédio moderno e da aula de história, a vista da cidade pelo terraço é linda.

No dia 3/08, ainda hospedados em Berlin, fomos a Potsdan (20 min de trem). A cidade é conhecida por ser o local onde foi assinado o armistício da segunda guerra. Não demos sorte com o tempo, pois estava frio e chuvoso. Foi necessário pegar um excursão para visitar a cidade, quando o nosso plano era alugar bicicletas. O legal da cidade é o Park Sanssouci, onde há a Cecilienhof (casa onde foi assinado o armistício).

Dia 4/8 retornamos a Frankfurt, também de trem (4:30 h) e pegamos um vôo para Porto Alegre.

Link para o comentário
  • Membros

Os hotéis foram reservados pelo site do booking.com, com valores entre 70 e 90 euros para 2 pessoas. Todos eram muito confortáveis e o site é confiável.

O trem foi reservado pelo site do deutch banh (http://www.www.bahn.de-entrar no "ofers" e depois no "german rail pass". Copiei o link e é http://www.bahn.de/i/view/USA/en/prices/germany/germanrailpass.shtml). O passe para jovens (12 a 25 anos), com direito a 8 dias de viagem em 1 mês, custa 192 euros. Dois adultos viajando juntos (twin) pelo mesmo tempo custa 398 euros. Uma dica é fazer um orçamento pelo site do e-banh, para ver se vale a pena viajar por passe ou comprar na hora. Por exemplo, para Potsdan, valeu mais a pena comprar na hora. No caso de passe, é dada a opção de fazer reserva de assento (na estação), o que custa caro. Viajamos sem reserva (só fizemos reserva no último trem, de retorno para Frankfurt, para não correr o risco de perder o vôo).

Levamos, para alimentação e passeios, 50 euros por pessoa por dia, e sobrou dinheiro. Fazíamos 1 refeição (janta) em restaurante e, no almoço, lanche. Uma dica é entrar nos sites dos museus, pois há dias em que as entradas são mais baratas ou até mesmo grátis. Os jovens têm bons descontos.

A passagem de avião custou R$ 2.300,00 por pessoa. Quanto mais cedo fizer reserva, mais barato. Próximo do dia da viagem, fiz uma pesquisa do preço e era R$ 5.000,00. A Aerolíneas Argentinas tem um preço um pouco menor, mas havíamos tido más experiências com a companhia(sucessivos cancelamento de vôos) e preferimos pagar um pouco mais e ter a segurança que a viagem iria sair OK.

Esta viagem pode sair mais barata se fora de temporada, pois julho é alta estação.

Link para o comentário
  • Membros

Olá, Cla!

 

Acho que iria a Berlin (min. 2 dias inteiros) e Munique(min. 2 dias inteiros). Ainda hospedada em Munique, conheceria sem dúvida Fussen (castelo de Neuschwanstein), Salzburgo (na Áustria, mas na fronteira) e Rothenburg ob der Tauber. Contando os 2 dias de viagem ida e volta de trem de Berlin a Munique (6 h), fecham 9 dias. É possível chegar na Alemanha por Berlin e sair por Munique. O vôo fica mais caro, mas economizas o trem e 1 dia de viagem.

 

Dica: Se preferes história e cultura, fica mais dias em Berlin. Se preferes um clima mais descontraído, fica mais dias em Munique, que é uma cidade alegre e cheia de vida, uma espécie de "Rio de Janeiro" da Alemanha. Para teres uma idéia do clima de Munique, as pessoas tomam banho de sol completamente sem roupa (no verão, é claro) no Englischer Garten, sem serem molestadas, tomando o cuidado para ficarem distantes dos caminhos onde se passeia, de forma que não fica agressivo.

 

Espero ter ajudado.

 

Miriam.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Mirian

 

So dando um pitaco na sua viagem :

Os trens na Alemaha sao um luxo !!!!

O contraste entre o moderno e o velho em Berlin é fantastico .

Fui Newschstein no verao agora quero ve-lo com neve .

Salzburg é imperdivel o ninho da aguia de Hitler ...é um lugar indescritivel pertinho de Salzburg , ja o laguinho koggnsee é uma furada !!!!

Munich vale a pena as cervejarias Hoffbraus e a outra embaixo da prefeitura

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá Miriam!

 

Também comprei o German Rail Pass pelo site da DB, 10 dias em um mês por 214,00 euros. como pretendo fazer algumas viagens de longa distancia e outras de curta distancia, vou optar por usar o passe só quando o preço do ticket for maior que 21,00 euros. Também fiz as simulações no site da DB e realmente só vou precisar comprar tickets avulsos para 2 trechos. Mas tenho uma dúvida, em quanto tempo chegou o seu passe? Eu comprei no dia 17/03 e até hj não chegou, estou indo p Alemanha em 06/05, falta muito tempo ainda, mas to preocupada, pois meu amigo comprou um passe que não foi esse e chegou em 9 dias.

 

Obrigada!

 

Abraços.

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

olá!

 

eu estou planejando ir para a alemanha em julho do ano q vem e estava pensando em comprar o passe, mas qro ver se entendi bem como funciona... rs

se eu comprar o passe de 10 dias me dá direito a dez dias espalhados em um mes para viajar nao precisam ser consecutivos ne? e eu posso viajar mais de uma vez no mesmo dia, por exemplo ir para um lugar e voltar, ou ir para uma cidade e de la para outra?

qro ter certeza antes de comprar!

 

obrigada,

Ana Mercy

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...