Vietnã - Guia de Informações

Guias e troca de informações sobre destinos no Sudeste Asiático: Tailândia, Vietnã, Timor-Leste, Singapura, Mianmar, Malásia, Laos, Indonésia, Filipinas, Brunei e Camboja


Vietnã - Guia de Informações

Mensagem não lidapor heka » 27 Fev 2010, 21:39

História
O inicio da historia vietnamita começa com o reino de Funam, que culturalmente sofreu forte influencia indiana. Existia comécio com a China, Índia, Pérsia e até o mediterrâneo. Do sec. 6 ao 9, foram absorvidos pelo reino pré angkor. Sofreram forte influencia chinesa e no séc. 10 declararam independência da China. No séc. 16 vieram os avanços europeus e junto o jesuíta frances Alexandre de Rodhes, que desenvolveu a escrita quoc ngu, que é a que os vietnamitas utilizam até hoje.
Após a segunda guerra, grupo de resistência comunista, liderado por Ho Chi Minh, venceu os franceses. Em 1956, o líder do sul (Saigon), que era católico e anti comunista se recusou a fazer eleições e isto marcou a divisão entre o sul e norte do Vietnã. Diem o líder do sul, era um líder brutal e foi assassinado pelas suas próprias tropas. Para lutar contra o exercito de Diem, havia sido fundado um grupo de guerrilha comunista chamada Viet Cong.
Com a morte de Diem, o norte mandou suas tropas invadirem Saigon, apertando o cerco. Com isto veio a intervenção dos EUA, Coréia do sul, Austrália, Tailândia e Nova Zelândia. Porém a guerra se mostrou contrária ao que os americanos esperavam e em 1973, os EUA se retiraram. Em 1975, Saigon se rendeu aos comunistas. A repressão aos vietnamitas do sul foi grande e houve grande numero de refugiados. O Vietnã também atacou o Camboja e fez campanhas de repressão contra os chineses, o que fez com que a China atacasse o país em 1979 em uma guerra que durou 17 dias, o que gerou constantes conflitos e desconfianças entre os 2 países por mais de uma década.
O Vietnã de hoje, é um paradoxo. De governo comunista, eles se abriam para o capitalismo, na tentativa de alcançar o tempo perdido, atraindo investidores estrangeiro e a volta das relações com os EUA.
Avatar do usuário
heka
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1187
Desde: 18 Fev 2007, 12:29
Localização: SP, Brasil

Re: Vietnã - Guia de Informações

Mensagem não lidapor heka » 27 Fev 2010, 21:49

Informações gerais

ATM: em muitas cidades
Capital: Hanói
Custos: 20- 30 dolares/dia
Língua: vietnamita e dialetos
Governo: comunista
Religião: a maioria acredita no Tam giao ( religião tripla), que é a mistura do confucionismo, budismo e taoismo, que fundiram com o animismo vietnamita e crenças chinesas.
Moeda: dong
Estações: sul- quente e úmido Abr-Set; quente e seco Out-Mar. Norte- quente e seco Abr-Set.
Vistos: é necessário ter o visto.

Mulheres viajantes: país tranqüilo para viajar independente, mas tomar precauções sempre é bom. As mulheres vietnamitas não vão as bares de noite, por isto mulheres sozinhas e desacompanhadas podem ser abordadas. De noite ao retornar, sempre tome um taxi e verifique se vc não está sendo seguida.

Perigos e cuidados: Furtos são freqüentes, especialmente por motociclistas. Não deixe a bolsa ou mochilas pendurados, ou qualquer outro objeto como câmeras que podem ser facilmente arrancados. Ao viajar de ônibus ou trem prefira levar com vc a bagagem, junto ao assento. Caso não seja possível, use uma corrente com cadeado para prender a algo para que ninguém possa levar.

Principais atrações

Região das montanhas: a cidade de Sapa é a base para os trekking entre os arrozais, visitando as tribos das montanhas.
sapa.jpg
Sapa
sapa.jpg (56.82 KiB) Exibido 6292 vezes


Hanói: saborear a culinária vietnamita, assistir a uma apresentação de teatro de bonecos na água e sentir um pouco do clima colonial francês.

Halong Bay: lugar formado por várias ilhas com seus picos de calcários, cercado por águas azuis turquesa.
halong bay.jpg
Halong Bay
halong bay.jpg (32.15 KiB) Exibido 6292 vezes


Hoi an: cidade que ainda mantém muito do charme colonial. Famosa por suas centenas de lojas de alfaiates, onde uma roupa pode ser feita em 1 dia. Base para visitar as ruínas de Cham.

Mui ne: para quem gosta de relaxar em uma praia.

Ho Chi Minh: conhecida como Saigon, é uma cidade vibrante, com hoteis boutiques, bares e lojas de roupas seguindo a tendencia da moda, que mistura edificios coloniais franceses com a arquitetura vietnamita. Há o museu de historia e da guerra, que talvez valha a pena dar uma olhada.
Avatar do usuário
heka
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1187
Desde: 18 Fev 2007, 12:29
Localização: SP, Brasil


Voltar para Sudeste Asiático



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes