Ir para conteúdo

[Desabafo] Viajar ou trabalhar?


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, sou novo por aqui, mas vou me apresentar. Meu nome é Gabriel, tenho 19 anos e sou louco pra viajar.

 

Não sei se muitos vão ler, mas vamos lá. Ultimamente (não foi ontem, ou semana passada, isso ja vem de meses) eu tenho tido uma vontade enorme de largar tudo e viajar, viajar mesmo, ir a pé/pegando caronas e tudo mais, sendo "mochileiro de verdade". Vontade de largar meu emprego, o cursinho, e conhecer o mundo, levar essa vida pra sempre, até eu achar um lugar que eu queira ficar. Mas porque eu tenho essa vontade? Não sei hahahaha. Eu não vejo muito motivo em estudar/ter uma carreira, não me vejo levando uma vida em ficar 9 horas dentro de um escritório, mais 2 horas pra chegar em casa e só ter tempo pra dormir, não me vejo trabalhando 11 meses, ficar 1 de folga, ganhando menos do que eu gasto (não sou de luxos, compro só o basico do basico), fazendo outra pessoa rica e tendo que ser "agradecido" pela oportunidade de estar fazendo isso. Eu li uma frase algum tempo que ficou na minha cabeça "Como uma pessoa que acorda as 6hrs da manhã, come forçado, toma banho forçado, enfrenta o transito, fica o dia todo preso dentro de um escritório fazendo outra pessoa rica, pode ficar agradecido por essa oportunidade?". Não sei se to ~viajando~ mas é o que eu penso ::lol4::

 

Ja pensei muito em sair do emprego e ir pela estrada, mas eu penso em equipamentos/dinheiro pra emergencia, e bate um certo medinho, só que eu tenho 90% de certeza de que se eu sair de casa e começar a viajar eu não vou me arrepender hahahaha me contradizendo bastante. Eu tenho algumas ideias de por onde ir, e o que levar na mochila, só preciso comprar uma boa o suficiente pra aguentar um pouquinho de chuva.

 

Minha pergunta é basicamente a seguinte: quem ja fez isso? Quanto tempo vocês ficaram na estrada?

 

É só isso mesmo, espero que eu não seja o único a pensar que a vida viajando o mundo é melhor do que ficar trabalhando pra outras pessoas. Não me deixem no vacuo :( ahhahahah

Link para o comentário
  • Colaboradores

Isso é o sonho de todo mundo, mas irreal para a maioria. Eu, por exemplo, tenho meus pais para cuidar e obviamente nunca os deixaria a própria sorte.

 

Mas você... tem 19 anos, é a hora de fazer isso... pelo visto não tem nada que te prende, só os receios normais. E não tem como dar errado.

 

Por mais que eu ache o motivo fraco... isso de "trabalhando para outras pessoas" é meio adolescente, na minha opinião. Quer dizer... é fácil pensar assim quando seus pais deixaram a vida fácil para você, entende? Mas isso não é ruim... queria eu que a minha fosse assim. Só invejo hahahaha. Então... a menos que você venha de uma família que te banque ou tenha condições de começar teu próprio negócio (o que normalmente te toma mais tempo do que ser empregado), ou, melhor ainda, conseguir ganhar dinheiro através de viagens. Aí é o mundo perfeito. Bom, mas fora isso, você sempre vai precisar ganhar dinheiro e é trabalhando que se consegue. Se for cair na estrada e ficar a vida assim, eventualmente você terá que trabalhar, nem que seja para juntar dinheiro para o próximo destino. O que é legal pra caramba se você não é uma pessoa que precisa de luxos.

Mas você não tem que ter um motivo mais do que "tenho vontade de conhecer o mundo e nada me prende aqui". Isso já é tudo o que precisa pra tirar os planos do papel.

 

E cara, olha tua idade... você não tem que decidir nada para a vida agora. Nada agora é eterno (a menos que engravide alguém tum dum tss). TUDO é reversível. Se ficar, entrar na faculdade e ter um emprego, você pode mudar quando quiser. Se for cair no mundo e uma hora se cansar, ficar com saudade de casa, a grana não estiver dando, é só voltar. Supondo que fique 4 anos viajando. Se não se encontrar nesse tempo, você vai voltar com 24, pode estar com um diploma e um bom emprego aos 28. Isso ainda é novo pra caramba.

 

Então assim... tenta! Não conheço ninguém que se arrependeu disso. O mundo é grande demais para quem tem condições de explorá-lo ficar parado no mesmo lugar.

 

Pode ser que uma hora você queira voltar e tenha tanta experiência de vida, vivência em outras culturas etc, que vai estar com a cabeça muito mais formada para o que quer da vida, até teu currículo fica mais valorizado. Uma viagem assim só engrandece.

 

Alguém no Brasil depende de você para o sustento? Você tem para onde voltar caso tudo dê errado (e não vai dar, não tem como dar) ou quando se cansar? Então vai!

 

Agora respondendo a pergunta: nunca fiz isso. Muita gente aqui já fez e aposto que todos vão te dizer para não pensar duas vezes e ir. Eu só queria comentar mesmo hahahahaha

Link para o comentário
  • Membros

Não tenho muito a acrescentar ao comentário de fatimartini... Se é esse o seu sonho e você não tem nada nem ninguém que te prenda, vá simbora, corra atrás dele...

 

Tua idade é uma vantagem... É muito mais fácil fazer isso com 19 anos, cheio de disposição e solteiro do que fazer isso beirando os 30 e com família formada, por exemplo...

 

Só tenha em mente que não vai ser fácil, você vai passar por muitas provações, vai pensar em desistir inúmeras vezes... Se você tiver certeza de poder voltar quando fraquejar, é uma vantagem... Mas se não tiver, analise os prós e os contras e faça o que achar melhor... Só você pode tomar essa decisão...

 

Ah, o principal: antes de ir, procure se aprimorar no máximo de habilidades possível que te dê sustento nessa jornada... É muito mais difícil, pra não dizer impossível, se a pessoa não souber fazer dinheiro...

 

E respondendo: eu só não fiz isso quando era mais jovem porque era fraco e cedi às pressões familiares, além do fato de que não queria cair no mundo sem uma "reserva técnica" financeira... E quando finalmente tomei a decisão e tava me organizando pra ir, minha vida deu uma reviravolta completa e hoje eu encontrei a graduação dos meus sonhos e formei família... Mas ainda sonho em convencer a patroa a seguir esse rumo comigo depois de graduado... :P

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado pelas respostas fatimartini e ncgd. Isso de "trabalhar pra outras pessoas", depende de cada caso, no meu emprego anterior isso era irrelevante, nesse ja é relevante até demais.

E eu quero viajar do modo mais economico possivel, não ligo de ter que montar barraca quando estiver escurecendo (dependendo do lugar), quero ir com menos dinheiro possivel. Sou mais uma pessoa "natura" ahahahaha.

Eu trabalho e ajudo um pouco em casa, mas não sou 100% independente até pq não tenho um ensino superior haahha mas acho isso super irrelevante, pra mim.

Realmente, o que falta pra eu ir é a mochila e perder o ~medinho~, talvez eu vá viajar mais extremamente do que alguns. Não tem nada me prendendo aqui em SP.

Link para o comentário
  • 11 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...