Ir para conteúdo

América do Sul em 3 meses. DÚVIDAS!!!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, mochileiros!

 

Sou novíssima no site e iniciante na arte de mochilar. Faz um tempo que estou planejando fazer uma viagem de aprendizado interior, de desapego e de evolução. Comecei juntando a grana e definindo (mais ou menos) os locais.

A decisão de mochilar pela América do Sul veio pela facilidade de possuir amigos que me abriguem em alguns poucos lugares, pela praticidade de estar perto de casa (Recife nem é tão longe, hehehe) e principalmente pelo menor custo. O mais difícil foi definir a data de inicio da viagem e o período (que ainda nem é tão certo).

A decisão do período foi por conta do trabalho. Vou sair do meu emprego na época de baixa (novembro) onde não precisam de tantos funcionários, assim não prejudico a empresa.

Depois de muitas dúvidas resolvi começar a viagem pelo Brasil (Porto Alegre), pois a passagem ficou mais barata com promoção, tenho lugar para me hospedar e fica próximo a fronteira com o Uruguai.

A partir destas informações gostaria de sugestões para algumas dúvidas que tenho. Recapitulando para facilitar: viajarei pela América do Sul começando em Novembro em Porto Alegre, durando 3 meses (podendo aumentar ou diminuir, de acordo com minha empolgação), com possibilidade de passeios naturais fazendo trilhas (lembrando que estou em Recife e é difícil encontrar material para camping e trilha de boa qualidade).

MOCHILA:

- de quantos litros compro uma mochila, pensando na economia máxima de peso (sem frufru de mulher, apesar de amar algumas frescuras)?

- quais marcas mais indicadas?

PS: sou pequena e magra com boa resistência.

BOTA:

- qual marca de bota impermeável devo comprar? Até agora só achei timberland por aqui. Ela é boa ou devo comprar quando chegar em Porto Alegre?

PS: meu pé faz calo com facilidade e nunca comprei nenhum calçado por net exatamente por isso.

SACO DE DORMIR:

- qual a temperatura de conforto indicada para suprir toda esta viagem?

PS: não tenho problemas para dormir no modelo sarcófago.

BARRACA:

- barraca para 3 estações supre minhas necessidades?

- barraca para 3 pessoas é muito mais pesada que para 2? Isso prejudicaria muito o meu rendimento numa trilha?

- devo levar lona ou uma barraca de 2000ml de coluna d'água supre? E 1000ml, supre?

ISOLANTE TÉRMICO:

- posso comprar um EVA? De quais medidas?

- caso não role EVA, qual a marca mais indicada de isolante e com quais medidas?

ROUPAS:

- pensei em levar uma calça fleece, um casaco fleece, algumas regatas, uma calça tactel, dois shorts, um vestido para noite mais arrumadinho, um biquini, um chinelo, uma sapatilha e a bota. Seria o suficiente?

- o casaco e calça fleece suportam o frio de alguns locais? Qual gramatura eu compro? Acredito que não exceda os 0°.

- preciso levar 2° pele? Calça e blusa?

- também estou avaliando a possibilidade de comprar um casaco corta vento por conta de possíveis chuvas? É necessário? Supre minhas necessidades?

 

Enfim, mochileiros, sei que são muitas perguntas, mas como sou iniciante é melhor prevenir.

 

Agradeço antecipadamente a todos e aguardo ansiosa suas respostas.

 

Abraços.

Danizinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola,

 

 

Recomendo que vc leve sim segunda pele e corta vento. A segunda pele pesa pouco e em alguns destinos da América do Sul venta/chove por todo o ano, como o Salar de Uyuni (vento) e Machuu Pichuu (chove a qualquer hora). Leve também um saco de dormir. Como vai viajar na primavera - verão, acredito que 0°C seja suficiente.

 

Sobre a barraca: vc planeja realmente acampar? Se vc for acampar apenas em alguns lugares seria melhor não trazer barraca e poupar peso. Vc pode ficar em albergues todo o caminho e geralmente os tuors mais longos incluem alguma acomodação. Sempre há a opção de alugar esses equipamentos também. Caso deseja trazer, 3 estações é suficiente.

 

Espero ter ajudado.

 

Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola.

Quando passares pelo Uruguai escolhe a rota pelo litoral.

As distancias entre as cidades e bem curta, e nunca supera os 30 Km entre uma e outra, além do mais a paisagem e muito bonita e tem muito lugar para ir visitando.

Se optares por acampar, aqui tem muitos e super econômicos campings, mas se vieres procurando hostels ou albergues, também encontraras alguns.

Boa sorte e boa viagem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Ola,

 

 

Recomendo que vc leve sim segunda pele e corta vento. A segunda pele pesa pouco e em alguns destinos da América do Sul venta/chove por todo o ano, como o Salar de Uyuni (vento) e Machuu Pichuu (chove a qualquer hora). Leve também um saco de dormir. Como vai viajar na primavera - verão, acredito que 0°C seja suficiente.

 

Sobre a barraca: vc planeja realmente acampar? Se vc for acampar apenas em alguns lugares seria melhor não trazer barraca e poupar peso. Vc pode ficar em albergues todo o caminho e geralmente os tuors mais longos incluem alguma acomodação. Sempre há a opção de alugar esses equipamentos também. Caso deseja trazer, 3 estações é suficiente.

 

Espero ter ajudado.

 

Bjs

 

Olá, cmfranco.

 

Obrigada pelas dicas, mas tira mais algumas dúvidas? Vi que existem alguns casacos corta vento que vem com a parte interna de fleece, economizando ainda mais espaço que 2 casacos ocupariam. Você acha que valem a pena? Quais marcas me indicaria? Tenho visto muitas coisas no site da Decathlon. O que acha desta marca? Existe marca com preços mais baixos que valham a pena?

 

PS: Não levarei mais barraca, apenas o saco de dormir e isolante térmico.

 

Valeu as dicas.

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ola.

Quando passares pelo Uruguai escolhe a rota pelo litoral.

As distancias entre as cidades e bem curta, e nunca supera os 30 Km entre uma e outra, além do mais a paisagem e muito bonita e tem muito lugar para ir visitando.

Se optares por acampar, aqui tem muitos e super econômicos campings, mas se vieres procurando hostels ou albergues, também encontraras alguns.

Boa sorte e boa viagem!!!

 

Olá, winfralf.

 

Tinha pensado em começar o Uruguai por Rivera, ir para as termas e depois fazer o litoral. Você acha que compensa mais começar logo pelo litoral?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá danicdv

Já viajei 8 meses ininterruptos com uma mochila Conquista 45 litros. Mais do que isso é canseira, tendo em vista a quantidade de roupas que você pensa em levar. Aliás, com o tempo vc vai se desapegando e levando ainda menos coisas ;)

Em Porto Alegre certamente você vai encontrar mais opções de botas, assim como mais opçoes de roupas de frio, que creio não serem tão necessárias por conta da época da viagem. Aliás, será que as botas são realmente necessárias? Eu viajei por praticamente a America do Sul inteira, sempre levando tenis de corrida e allstar, e não senti falta de botas ( muito pesadas, inclusive).

Uma dica: como sua viagem é longa, compre camisetas/regatas bem baratinhas e em vez de lavá-las, vá jogando fora pelo caminho. Uma vantagem extra é que vc não vai sair sempre com a mesma roupa em todas as fotos :D

Boa viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá danicdv

Já viajei 8 meses ininterruptos com uma mochila Conquista 45 litros. Mais do que isso é canseira, tendo em vista a quantidade de roupas que você pensa em levar. Aliás, com o tempo vc vai se desapegando e levando ainda menos coisas ;)

Em Porto Alegre certamente você vai encontrar mais opções de botas, assim como mais opçoes de roupas de frio, que creio não serem tão necessárias por conta da época da viagem. Aliás, será que as botas são realmente necessárias? Eu viajei por praticamente a America do Sul inteira, sempre levando tenis de corrida e allstar, e não senti falta de botas ( muito pesadas, inclusive).

Uma dica: como sua viagem é longa, compre camisetas/regatas bem baratinhas e em vez de lavá-las, vá jogando fora pelo caminho. Uma vantagem extra é que vc não vai sair sempre com a mesma roupa em todas as fotos :D

Boa viagem.

 

Olá, mochileiraencardida.

 

Vc fez a trilha de Macchu Pichu sem botas? Tenho receio de pés molhados, principalmente no frio. Já passei por isso e n foi legal.

 

Outra coisa: já vi muitas pessoas dizendo que é legal amaciar a bota antes da viagem. Estou com medo de não aguentar bater perna sem amacia-la.

 

Vou levar várias camisetas, mas vou lavar. Hehehe. Não quero gastar, só com o necessário.

 

Valeu as dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola.

 

Eu te recomendaria sem duvidas entrar pelo Litoral.

Te explico porque.

 

Se você for por Rivera (fronteira com Santana do livramento) estará entrando pela fronteira mais grande entre RS e Uruguai.

Fazendo 330Km você chega ate Paysandu, região onde se encontram as termas, mas.... no caminho você somente terá a cidade de tacuarembo para visitar que esta a 110Km da fronteira, linda cidade e muito antiga, com vários lugares para visitar, só que depois você tem um trajeto de "nada" de 220 Km ate as termas :?

 

Pelo litoral, você entra por Chui, fronteira com Chuy, eh você terá, Barra do Chui (ultimo farol e praia do Brasil),Fortaleza de Santa Tereza, Punta del Diablo, La Esmeralda, Praia do Cocal, Aguas Dulces, Valizas, Cabo Polonio, La Pedrera, Costa Azul, La Paloma...... e olha que aqui levamos so 150 Km da fronteira. ::otemo::

 

Fazendo os mesmo 330Km você ainda chega ate a capital Montevideu!!!

 

Se você quer "atravessar" o pais vá pelo norte e entre por Rivera...agora se você tiver tempo,e quer encurtar as distancias entre as cidades e conhecer mesmo o pais, então não pense duas vezes e venha pelo litoral!!!

 

Boa sorte e boa viagem e qualquer outra duvida me pergunte que eu ajudo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ola.

 

Eu te recomendaria sem duvidas entrar pelo Litoral.

Te explico porque.

 

Se você for por Rivera (fronteira com Santana do livramento) estará entrando pela fronteira mais grande entre RS e Uruguai.

Fazendo 330Km você chega ate Paysandu, região onde se encontram as termas, mas.... no caminho você somente terá a cidade de tacuarembo para visitar que esta a 110Km da fronteira, linda cidade e muito antiga, com vários lugares para visitar, só que depois você tem um trajeto de "nada" de 220 Km ate as termas :?

 

Pelo litoral, você entra por Chui, fronteira com Chuy, eh você terá, Barra do Chui (ultimo farol e praia do Brasil),Fortaleza de Santa Tereza, Punta del Diablo, La Esmeralda, Praia do Cocal, Aguas Dulces, Valizas, Cabo Polonio, La Pedrera, Costa Azul, La Paloma...... e olha que aqui levamos so 150 Km da fronteira. ::otemo::

 

Fazendo os mesmo 330Km você ainda chega ate a capital Montevideu!!!

 

Se você quer "atravessar" o pais vá pelo norte e entre por Rivera...agora se você tiver tempo,e quer encurtar as distancias entre as cidades e conhecer mesmo o pais, então não pense duas vezes e venha pelo litoral!!!

 

Boa sorte e boa viagem e qualquer outra duvida me pergunte que eu ajudo!!!

 

A minha idéia é conhecer o país todo. Estou sem pressa e quero desbravar tudo. Pensei em começar pelo norte e concluir pelo litoral até Montevideu, pois depois atravessarei para Buenos Aires. O que você sugere? Acha que vale a pena ou indica uma outra rota. Apesar de não estar preocupada com a duração da viagem a ideia é fazê-la gastando o mínimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...