Ir para conteúdo

Quais habilidades são necessárias para acampar?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoas,

 

Sou um sujeito afetado por literatura. Acabei de ler Into the Wild, de Krakauer, e Walden, de Thoreau. Agora estou procurando uma vivência significativa no meio do mato, sozinho, por alguns meses ou semanas.

 

Acontece que eu sou um boçal com habilidades manuais. Nunca acampei. Não sei cozinhar. Não sei pescar. Portanto, lhes pergunto:

 

- Quais habilidades são necessárias para acampar?

- Devo já começar comprando todo equipamento necessário?

- Existe algum livro que aborda o tema de maneira sucinta, que não seja apenas um guia de compras de apetrechos?

- Que tipo de experiências vocês recomendam ter antes de empreender uma escapada como essa?

 

Qual é a melhor maneira de se realizar isso de forma a não morrer de inanição ou de picada de cobra?

 

Já me sugeriram comprar uma barraca e passar uns dias num camping, para ver como é que é. Mas eu já entrei num camping e vi que costumam ser cheios. Quero ficar sozinho.

 

Outros já me disseram pra fazer faculdade de Biologia, de 4 a 6 anos, onde eu iria conhecer fauna e flora e talvez um básico de experiência no meio do mato. Mas será que é mesmo necessário? Disseram-me que saindo de lá eu poderia ter licença para entrar em reservas, além de saber lidar com animais peçonhentos.

 

Aguardo comentários,

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olha Daniel, como até então tudo é uma grande empolgação por causa de suas últimas leituras (conheço apenas Into the Wild e realmente é muito motivador) recomendaria o seguinte:

Compra uma barraca simples, sem grandes investimentos, saco de dormir, isolante, fogareiro, enfim, itens básicos de acampamento.

Passa no supermercado, compra comida (dá uma pesquisada em dicas de comidas que podem ser feitas dessa maneira e conforme teu gosto) e te joga pra um camping.

Vai passar um final de semana ou feriadão, poucos dias, em um camping particular, ou quem sabe um pequeno parque, onde vai estar em um lugar seguro, vai pode ver a atitude ( e os improvisos) de outros campistas e assim já vai ter uma noção se curti o negócio, se acha bacana a situação e talz.

Gostando de situação ai sim vale comprar itens de maior valor e qualidade, ir pra zonas de mata, montanhas, buscar maiores conhecimentos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

O saco de dormir é fundamental, ao menos que se queira levar um cobertor :D

Na hora de comprar vc leva em conta a temperatura dos locais onde pretende acampar e compra um apropriado.

Pra "controlar" a temperatura é igual dormir de coberta, se esquenta você tira a coberta, igualmente abre o saco de dormir.

Agora se fizer frio...ah ai vc vai entender a necessidade do saco de dormir ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado, Otávio, vou procurar os livros do Sérgio Beck.

 

Destino Liberdade, eu percebi que cada saco de dormir é vendido com uma margem de temperatura. Mas achei isso bem limitador. De qualquer maneira, vou ler mais e procurar me informar melhor antes de comprar qualquer coisa.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Olá pessoas,

 

Li o livro do Sérgio Beck e agora gostaria de conversar sobre os diversos pontos. Tem muita informação no livro e eu preciso começar a dar meus primeiros passos. Preciso de alguma ajuda para saber como começar.

 

O autor sugere inicialmente buscar agências de turismo ecológico, para buscar passeios de 1 dia ou dois (com pernoite) - mesmo sabendo que esses passeios são infrutíferos, porque não ensinam o andarilho a se virar sozinho no mato (criam "uma dependência dessas agências para planejar o passeio e se aventurar por aí"). Já fiz algumas coisas assim, passeios de 1 dia e nada mais. Não me deram experiência alguma com o agreste. O que vocês pensam disso?

 

Como segundo passo, o autor sugere buscar, por conta própria ou em grupo, trilhas conhecidas. Também sugere revistas de aventura e vendedores de lojas de aventura para obter informações sobre destinos. De posse do destino ficaria mais fácil estabelecer um roteiro. Mas, para onde ir? Onde é que eu encontro essas trilhas? Existem grupos de trilheiros por aí que aceitam novatos? Ainda existe alguma revista de aventura em circulação? O que vocês pensam disso?

 

Como terceiro passo, o autor sugere ir por conta própria para o agreste, com bússula e mapa da região. Um sonho, por enquanto!

 

No que diz respeito ao equipamento, penso primeiro em comprar o necessário para passeios de um dia, isto é, sem pernoite. Um bom tênis de caminhada e uma boa mochila, cantil.

 

Qual é o melhor caminho para eu me embrenhar no mato e começar a acumular horas de experiência com o agreste?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...