Ir para conteúdo

Como fazer um roteiro de viagem


Posts Recomendados

  • Membros

Engana-se quem pensa que viajar com um roteiro pré-definido signifique amarrar a viagem. Muito pelo contrário, com um roteiro bem feito em mãos, conseguimos otimizar nosso tempo para que possamos aproveitar ao máximo as melhores atrações dos lugares visitados dentro período disponível. Em outras palavras, um bom roteiro te deixa livre leve e solto para curtir os melhores destinos da sua viagem sem ter que ficar esquentando a cabeça e tomando decisões no meio do caminho.

 

E como montar um bom roteiro de viagem, capaz de te trazer todos esses benefícios? Certamente não existirá uma ou outra forma certa ou errada, mas pessoalmente, desenvolvi uma maneira de organizar meus planos. O que faço é dividir todo o planejamento 5 fases distintas. São elas:

 

Fase 1: Para onde viajar?

Fase 2: O que visitar e por onde passar?

Fase 3: Onde estarei em cada dia?

Fase 4: Reservas e pente fino

Fase 5: Documentação de viagem e check-list final

 

O texto completo mostrando o desenvolvimento desse método pode ser visto aqui: COMO FAZER UM ROTEIRO DE VIAGEM. A ideia é que, ao fim da fase 5, você tenha em mãos um roteiro sob medida para seu estilo de viagem, que certamente vai contribuir para a realização de uma viagem memorável.

 

Saudações e boas viagens!

Link para o comentário
  • Membros

Meu modo de planejamento é bem parecido com o seu, Robson. Concordo com você que planejamento não quer dizer "engessamento" do roteiro, mas também sei que algumas pessoas não se dão bem com isso, por uma questão de perfil mesmo. Mas sou do time dos metódicos e sistemáticos, por isso apoio esse tópico! :lol: Será que grande ajuda a quem tem dificuldade de planejar o roteiro!

 

Ah, e uma coisa que você mencionou mas eu gostaria de enfatizar: sempre pesquisar em detalhes o horário e dia de funcionamento das atrações/lugares que você quer ir! Já li vários relatos de pessoas lamentando que foram a determinado lugar mas estava fechado no dia (e não conseguiram voltar), ou perderam tempo pois ainda faltavam horas pra abrir, etc.

 

Muitos lugares tem horários diferentes de funcionamento de acordo com a época do ano (verão/inverno), outras exigem reserva prévia (Reichstag, como primeiro exemplo que vem à memória). Normalmente nos sites das atrações tem informações detalhadas sobre tudo isso, é só se dispor a ler. :)

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá! Li o seu texto completo e achei muito bom mesmo! Queria complementar com uma dica que talvez ajude ainda mais você e outros a fazerem seu planejamento de viagens futuras. Eu utilizo para montar todo o meu planejamento inicial e possíveis idéias o programa do Office OneNote. Com ele é possível criar cadernos com seções onde eu posso dividir cada idem importante daminha viagem (passagens, locomoção, informações gerais do lugar, hospedagens, passeios, etc). É muito útil! ainda tem o bônus que você pode compartilhar seu caderno somente para leitura ou mesmo para edição com outras pessoas. Assim seu companheiro, companheira ou companheiros de viagem podem ver o que você está pesquisando e até mesmo adicionar outros itens a serem estudados. Se você ainda não tiver um local definido e quiser estudar mas de um ao mesmo é possível colocar todos esses itens para cada um dos lugares em questão num mesmo caderno criando grupos de seções. Enfim, me ajuda bastante a planejar minhas viagens. Sempre sai tudo do jeitinho que passei meses e meses imaginando!

O importante mesmo é pesquisar e pesquisar bem todo o possível sobre tudo o que envolve a sua viagem.

Parabéns pelo seu texto, Robson!

Link para o comentário
×
×
  • Criar Novo...