Ir para conteúdo

Vitória e a viagem de trem


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá mochileiros! Esse é meu primeiro tópico aqui no fórum. Moro no interior de Minas e sou um mochileiro ainda iniciante. Sempre fiz algumas viagens sozinho aqui em Minas mesmo e algumas pro Rio, mas apenas recentemente, de uns 2 anos para cá, que tenho viajado para mais longe, sendo minha última viagem em maio para Salvador. Infelizmente dependo de férias pra viajar então faço só umas duas viagens por ano.

 

Depois dessa breve apresentação, vou relatar minha viagem pra Vitória feita em agosto de 2010. Foi uma viagem marcante pra mim pois pela primeira vez tava indo sozinho pra um estado desconhecido. Mas um dia eu tinha q começar né! E já devia era ter começado antes!! Viajei no sábado dia 21/08/2010 de ônibus, pois o ônibus pra Vitória passa aqui na minha cidade e daqui até Vitória são 11 horas de estrada. Mas é legal, dá pra ir curtindo a paisagem, principalmente no sul do Espírito Santo onde tem vários picos legais perto de Cachoeiro do Itapemirim, principalmente o Frade e a Freira.

 

20111102212254.jpg

20111102212429.jpg

 

Cheguei em Vila Velha às 18 horas e já fui direto pra pousada. Tinha reservado com 3 semanas de antecedência e escolhi Vila Velha pois pesquisei que seria mais barato pra hospedar e além disso achava (e constatei) que as praias de Vila Velha são bem melhores que as de Vitoria. Fiquei na Praia de Itapoã, na Pousada Itatiaia, que fica bem na orla da praia e a diária era baratíssima, só 40 reais e um ótimo lugar pra se hospedar, com quartos limpos, café da manhã legal e de fácil acesso a qualquer lugar. Na época eu reservei por e-mail, a pousada tinha um site http://www.pousadaitatiaia.com.br/, mas ele não existe mais, nem sei se a pousada ainda funciona, o que seria uma pena se tivesse fechado, pois era muito boa e onde com certeza eu me hospedaria quando voltar lá. Fiquei num quarto duplo. Se tivesse alguém pra dividir o quarto sairia a 20 reais por pessoa a diária, mas tá valendo. Na época era minha primeira viagem mais do tipo mochileiro, ainda era inexperiente, nem sabia da existência de hostel, não conhecia o mochileiros.com então pesquisava os lugares pra visitar pela internet e (acreditem) tentava tirar minhas dúvidas no Yahoo Respostas e na sala de bate papo da cidade no Bate Papo do Uol!! Imaginem a luta que era pra encontrar uma alma caridosa que me desse dicas de viagem num bate papo onde só rola sacanagem kkkkkk prefiro nem lembrar mais!!!

 

No domingo pela manhã fui logo na estação Pedro Nolasco, em Cariacica, pra comprar a passagem de trem pra voltar pra BH na terça. Todo meu deslocamento na Grande Vitória foi feito de ônibus pois já tinha feito a pesquisa de itinerários no site http://www.ceturb.es.gov.br/default.asp. Duas considerações sobre o transporte coletivo na Grande Vitoria que achei bem interessante. No domingo a passagem era reduzida custava R$ 1,80 e R$ 2,15 de segunda a sábado. Claro que aproveitei pra passear bastante no domingo e economizar. Outro ponto é que a Grande Vitória tem terminais de ônibus onde você pode desembarcar e embarcar em outro ônibus para outra área sem pagar outra passagem, como um sistema de integração. Assim, você pode ir de Jacaraípe a Itaparica ou a Cariacica pegando quantos ônibus forem necessários e pagando só uma passagem, desde que você desça e embarque sempre nesses terminais. Voltando de Cariacica, fui direto ao ícone turístico do Espírito Santo: O Convento da Penha em Vila Velha, incrustado no alto do penhasco. Eu subi a pé, gastei uns 20 minutos. Você sobe na estrada pelo meio da mata, é bem agradável, mas tem umas kombis que levam também ao alto da pedra, custava, se não me engano, so uns 2 reais por pessoa. Esse site tem boas informações sobre o local: http://www.conventodapenha.org.br/penha/. De lá se tem uma belíssima vista de Vila Velha, de Vitória, da Terceira Ponte e do Morro Mestre Álvaro. Pra mim é o terceiro lugar mais lindo que tinha conhecido até então, perdendo só pra dupla carioca, Redentor e Pão de Açúcar. Voltando do Convento da Penha, almocei num restaurante em Vila Velha e depois fui dar uma volta nas praias de Vila Velha: Praia da Costa, Itapoã e Itaparica, que realmente são muito boas. Fim de tarde segui para Vitória, curtir o calçadão da Praia de Camburi e ao anoitecer fui na orla na Praia do Canto, onde apenas nos fins de semana tem uma feira de artesanato excelente pra comprar lembranças e depois fui apreciar a vida noturna da capital capixaba não muito longe da orla, num local chamado de Triangulo das Bermudas, famoso pela concentração de bares. Retornei pra pousada em Vila Velha, descansar um pouco depois do dia cheio.

 

20111102212601.jpg

20111102212701.jpg

20111102213403.jpg

 

Na segunda-feira comecei o dia na Praia da Costa, caminhando até as pedras na ponta da praia, lugar sensacional. Depois fui para Vitória e conheci a Ilha do Boi, uma ilha residencial que se liga a ilha de Vitoria por uma ponte. Uma ilha que se liga a outra ilha, bem interessante. A ilha do boi é um bairro de classe alta de Vitoria, so casas de alto padrão. Almocei no Shopping Vitoria e segui para o centro da cidade, conhecer onde pulsa a área comercial da capital capixaba. Sempre gosto de incluir o centro das cidades nas minhas viagens, pois gosto de ver onde as moradores locais compram, trabalham e vivem seu dia a dia. Passei pela catedral metropolitana, uma igreja belíssima em estilo gótico, e pelo Palácio Anchieta, sede do governo do Estado. Retornei a Vila Velha e ainda sobrou umas 2 horas de sol pra curtir uma praia, tarde de sol, céu azul e 26 graus. Já cansado, voltei pra pousada pois na terça-feira sairia bem cedo.

 

20111102213109.jpg

20111102213240.jpg

 

E assim foi. Saí da pousada às 05:40 da manhã pois eram 2 onibus até a estação de trem em Cariacica e o trem partia as 7 horas. E mineiro não perde o trem né! A viagem até BH é longa e pode ser cansativa pra quem não se prepara pra ela. O ideal é uma bermuda e chinelinho! A minha viagem durou 13 horas e 50 minutos. Saí de Vitória pontualmente às 7 horas da manhã e desembarquei em BH às 20:50. Mas é muito interessante, passando pelo Vale do Rio Doce e depois por serras e túneis na chegada a BH. Muita paisagem bonita pra fotografar. Quando passei pelas serras mais bonitas já chegando em BH, já estava de noite, mas ainda bem que tinha uma bela lua cheia pra ajudar a ver um pouco das montanhas. Acho que esse passeio nos meses do horário de verão deve ser mais proveitoso. A passagem não é cara, custa cerca de 50 reais atualmente (paguei 48 ano passado). O trem tem um vagão que vende lanche, o vagão lanchonete e outro com mesas para alimentação, o vagão restaurante. Além disso, vendedores passam o tempo todo pelos vagões vendendo lanches e servem almoço por 7 reais. Em cada parada, moradores locais se aproximam do trem para venderem doces e outros produtos para os passageiros. Eu fiquei quase o tempo todo pendurado na sacada do vagão, pegando o vento no rosto, uma sensação de liberdade incrível. Só aviso que eu cheguei em BH com a cara preta de pó de minério, pois o trem vai encontrando com outros carregados de minério pelo caminho e mesmo que você não esteja dependurado na sacada no vagão ainda é provável que você se suje um pouco com o pó de minério. vez ou outra ia no banheiro do trem pra lavar as mãos e quando passava o dedo perto do olho já saia com o dedo preto. Quando cheguei em BH e tomei banho dava pra ver a água preta de minério escorrendo pelo ralo!!! Uma solução seria viajar na classe executiva, você paga mais caro mas os vagões são fechado e com ar condicionado. Mas eu gostei mesmo foi de viajar com o povão na classe econômica.

 

20111102213513.jpg

20111102213613.jpg

20111102213811.jpg

 

Esse é meu relato sobre Vitória, destino que eu recomendo! Em breve voltarei pra relatar a viagem de maio deste ano a Salvador. Té+!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Colaboradores

Sim, o Espírito Santo é fascinante! Ainda pretendo explorar muito esse estado. Voltei lá faz 15 dias, mas fiz o mesmo roteiro, dessa vez fui levar minha mãe. Só não voltamos no trem porque a viagem é muito longa e minha mãe ficou com medo de ficar cansada, então voltamos de avião, mas mesmo assim foi ótimo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • 11 meses depois...
  • Colaboradores

Olá Bruna! Quando eu fiz a viagem em 2010 o almoço no trem era 7 reais. Ficar em Vila Velha é melhor, as praias de lá são melhores. Não sei o valor de táxi, dá pra rodar tranquilo de transporte coletivo. Legal ir no Convento da Penha e pra curtir um barzinho o melhor é a região do Triangulo das Bermudas em Vitória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...