6 dias em Bonito - MS (+ Paraguai)

Em novembro, eu e a minha mulher fomos comemorar nossos 3 anos de casados em Bonito, no Mato Grosso do Sul. Um destino fantástico, que - é claro - recomendo a todos. O Mochileiros mais uma vez foi um fundamental no planejamento da viagem, principalmente com os relatos e os e-mail trocados com a colega Fernanda Gotz! Segue o meu roteiro e os meus comentários. Espero que seja útil para quem esteja pensando em conhecer esse paraíso. :wink:

15/11 (quinta-feira)

MANHÃ - Saída do Rio de Janeiro / Chegada a Campo Grande / Ida para Bonito

* Alugamos nosso carro na Unidas. O trajeto é muito fácil: pegar a saída para Sidrolândia. Seguir sentido Nioaque (é uma reta só). Lá, seguir sentido Guia Lopes / Jardim / Bonito. Chegando a Guia Lopes, ainda antes de Jardim, à direita estará a saída para Bonito (54 km). Fizemos em quatro horas, pois paramos muito para fotografar e também para admirar a paisagem. Estradas tranquilas, em ótimas condições e, o melhor, sem pedágios!

TARDE - Ida à agência, Check-in no hotel e Volta pela cidade

* Ficamos hospedados no Paraíso das Águas, na avenida principal da cidade. É um hotel muito bom, com preços acessíveis e um ótimo serviço. O banheiro e o estacionamento decepcionaram um pouco, mas nada que me impeça de recomendá-lo.

NOITE - Projeto Jiboia (R$ 20) + Bar Taboa

* O projeto é bacana, vale a pena conhecer. Já o Taboa, neste primeiro dia, decepcionou. Esperamos quase duas horas, e o nosso pedido não foi entregue. A casa estava lotada, e eles se mostraram bastante desorganizados. Só consegui experimentar a isca de jacaré, que estava ótima. A música ao vivo falha no alto volume e no repertório, que é um pouco escasso.

16/11 (sexta-feira)

MANHÃ - Flutuação no Rio da Prata (R$ 140)

* Lindo e inesquecível. Os equipamentos são de qualidade, os instrutores solícitos e cheios de informação para passar. A trilha é tranquila e muito bonita também. Há muitos peixes, a água é muito clara, mas no final do passeio, que dura mais de uma hora, vai ficando mais turva devido à profundidade. O almoço na fazenda é simples, mas com preço justo e bastante saboroso.

TARDE - Buraco das Araras (R$ 38)

* Imperdível. É perto do Rio da Prata e vale muito a pena conhecer. A vista é maravilhosa, e o encontro com as araras - que pode não acontecer... rs - é algo encantador. Uma ótima opção de passeio contemplativo.

NOITE - Jantar no O Rei do Jacaré (Castellabate)

* O atendimento não foi dos melhores, mas o prato estava delicioso. Faltavam algumas opções de carne, como tartaruga e javali. Achei uma falha grave, já que o restaurante se propõe a oferecer muitas opções exóticas. Pagamos algo em torno de R$ 100, mas valeu a pena. O ambiente romântico e o filé de jacaré estavam realmente fantásticos!

17/11 (sábado)

MANHÃ - Boia Cross no Rio Formoso (R$ 48)

* Há poucos momentos de intensa adrenalina, mas a beleza do rio e os momentos de brincadeira tornam o passeio imperdível. No final, uma dica: combine com outras pessoas de "rachar" o preço do DVD com as fotos, que custa R$ 30. Quem levar o DVD, além de pagar um pouco mais, se compromete em enviar as fotos. Comprei o meu, mas depois enviei as fotos a um casal que estava sem grana. Ah, você ainda pode curtir o rio após o passeio, em uma parte perto da administração. Dá até para passar uma tarde lá. :wink:

TARDE - Balneário Municipal (R$ 20)

* Ótima opção de lazer para os turistas e também para os moradores de Bonito. Muitos peixes, boa infraestrutura, almoço simples, barato e gostoso, pastéis deliciosos (hahaha) e uma natureza espetacular. Excelente lugar para relaxar!

NOITE - Jantar no Bar Taboa

* Desta vez, a experiência foi um pouco melhor. No entanto, o tempo para ser atendido foi novamente um problema. Pedimos um prato comum (frango a passarinho), mas mesmo assim demorou. É bom, mas como está sempre muito lotado, deixa a desejar.

18/11 (domingo)

MANHÃ - Gruta do Lago Azul (R$ 36,00) e Gruta de São Miguel (R$ 36,00)

* A primeira dispensa comentários. Mas mesmo assim eu vou fazer: fantástico! rs Tivemos muita sorte, pois pegamos o exato momento (por volta das 8h) em que o sol bateu dentro da lagoa. Simplesmente lindo. As grutas de São Miguel perdem um pouco a graça depois de irmos à Azul, mas também vale a pena conhecer, pois tem outro estilo. A ponte suspensa é a graça do passeio. rs

TARDE - Balneário do Sol (R$ 30,00)

* Não gostei muito... Apesar da tirolesa e das redes, há um som muito alto e uma "rádio", na qual os visitantes podem oferecer músicas para outras pessoas, que eu não curti. Tinha tudo para ser um lugar relaxante, mas a música e o locutor impedem! Valeu conhecer, mas eu repetiria a ida ao Balneário Municipal ou a um outro.

NOITE - Jantar no Casa do João

* Imperdível. Comemos a famosa truta, que estava uma delícia. O atendimento é diferenciado, pois o próprio João aparece para fazer as honras da casa. O local também é conhecido pela qualidade de sua carne de jacaré. Vale a pena conhecer.

19/11 (segunda-feira)

MANHÃ - Ida para o Paraguai (via Vista Alegre e Maracaju)

* De Bonito a Ponta Porã foram três horas de viagem. Ótimas estradas e excelente sinalização. Sem mistérios. Ficamos hospedados no Hotel Barcelona. Excelente, de alto nível mesmo e relativamente em conta.

TARDE - Shopping China

* Muito grande e ótimos preços (principalmente para perfumes, maquiagem e roupas). Havia outros lugares para conhecermos (Maxi Hipermercado, Salem Importados, Studio Center e POPAI), mas optamos por ir apenas ao Shopping China. Valeu a pena. :wink:

NOITE - Jantar

* A cidade estava muito, mas muito vazia. Tentamos sair, mas não nos sentimos muito seguros. Por isso, voltamos e decidimos comer no hotel. Na manhã seguinte, antes de irmos para Campo Grande, demos uma volta por Pedro Juan Caballero, mas a cidade não tem muitos atrativos, além de ser um pouco desorganizada e visivelmente poluída. Vale apenas para fazer compras.

20/11 (terça-feira)

MANHÃ - Ida para Campo Grande (4 horas de viagem, via Dourados)

* Mais uma viagem tranquila, com estradas belíssimas e, novamente, sem pedágios!

TARDE - Embarque para o Rio

NOITE - Chegada ao Rio

DICAS EXTRAS:

- Na ida para Bonito, aproveite para abastecer em Sidrolândia, pois não há muitas opções de bons postos no trajeto;

- Fizemos aproximadamente 1.300 km, e gastamos aproximadamente R$ 300,00 de combustível;

- A sorveteria Delícias do Serrado era parada obrigatória durante todos os dias em Bonito. Vale experimentar todos os sabores!;

- Cliente Gol tem 50% de desconto no aluguel de carro na Unidas. Valeu muito a penas, apesar de a empresa, no final, ter me prejudicado: não parcelaram o valor, conforme solicitei, e acabou pesando um pouco o orçamento do mês. :wink:

Otipof,

Nós iremos também em outubro, de 7 a 12/10. Se quiser, entre em contato e a gente pode ver se consegue rachar o carro (já aluguei). Nós também ficaremos no Pantanal de 12 a 18/10.

PS: de 12/10 a 20/10 é a chamada "semana do saco cheio", considerada alta temporada em Bonito por conta dos feriados de 12/10 e 15/10 (dia do professor), sendo recesso escolar por toda a semana. Isso implica preços mais caros e aumento da demanda. Estou avisando para ficar ligado, nós mesmos não sabíamos dessa informação e quase dançamos.

Otipof,

Eu chegarei em Bonito com meus pais e uma amiga 07/10 e depois vamos até o Paraguay... qualquer coisa entra em contato!! Vocês tem sugestão de roteiro para tres dias??

Lucas, do dia 7 ao dia 12 um casal de amigos resolveu ir com a gente. Do dia 12 ao 16 mantemos a programação e de 16 a 18 resolvemos voltar para Bonito.

Se quiser, pode "colar" o que achar interessante do meu roteiro: