5 formas de viajar sem precisar gastar com hospedagem

Viajar sem dinheiro nenhum, apesar de existir maneiras para isso, é uma tarefa bem dificil de se conseguir. Porém, viajar com pouco dinheiro ja se torna bem viavel se souber usar bem algumas estratégias e ferramentas.

O Eco Durismo é expert nesse assunto, e quer compartilhar algumas dicas de como não gastar mais com hospedagem durante sua viagem.

Além da economia que você terá, essas experiências costumam ser únicas, pois permitem vivenciar momentos nos lugares com pessoas locais.

hospedagemecodurismo
Foto sob licença Creative Commons.

 

Quer saber como? Se liga nas dicas abaixo:

1. CouchSurfing

O Couchsurfing é um tremendo aliado de quem viaja com pouco dinheiro. No site você encontra anfitriões de cidades do mundo inteiro que abrem a porta de suas casas para receber os viajantes em troca de um intercâmbio cultural ou pelo simples fato de gostar de receber pessoas.

2. WorkAway

Essa plataforma reune estabelecimentos de hospedagem no mundo inteiro que oferecem vagas de trabalhos temporarias para mochileiros. Geralmente são hostels, campings e fazendas que permitem que o viajante realize até cinco horas de serviços em troca de hospedagem. Alguns chegam a oferecer alimentação e até uma ajuda de custo.

3. WWOOF

Com o mesmo conceito que o WorkAway, porém voltado exclusivamente para quem busca trabalhos voluntarios no campo, essa comunidade é formada por fazendas e sitios que oferecem serviços a viajantes em troca de hospedagem e alimentação.

Apesar da ideia ser bem legal, até hoje não existe um site integrado e bem claro com as oportunidades. Cada pais conta um portal diferente e geralmente bem arcaico. É preciso ter um pouco de paciência para conseguir informações.

4. Ecovilas

Apesar de não ser um meio de hospedagem, essas comunidades costumam ser bem abertas para receber pessoas de fora interessadas em vivências coletivas, e com atividades voltadas para a sustentabilidade.

Ha diversas comunidades desse tipo em diferentes lugares do Brasil e do mundo. O ideal para tentar uma troca é entrar em contato diretamente e se apresentar, e se possivel, oferecer algum serviço de permuta.

5. Troca de serviços

Em todos os casos acima, sempre é necessario oferecer algo em troca para garantir algumas pernoites sem pagar em dinheiro. E além de todas essas possibilidades citadas, ainda é possivel oferecer serviços diretamente aos meios de hospedagem, sem o intermédio de plataformas e sites.

Serviços de fotografia, web design, design gráfico, marketing digital, edição de videos, etc, costumam ter boa aceitação por parte dos estabelecimentos, que muitas vezes têm dificuldade de produzir esses materiais e acabam sendo uma ótima moeda de troca.

Mas vai muito além dessas especialidades. Se você manja de algum serviço especifico que acredite ser útil para um meio de hospedagem, não hesite em tentar oferecê-lo em troca de hospedagem.

Viajar com pouco dinheiro é totalmente possível, e incrivelmente surpreendente, pois permite vivenciar momentos que muito provavelmente não seriam possíveis em viagens convencionais.

Curtiu este post? Acompanhe nossa viagem de Kombi e outras dicas em nosso Facebook Instagram.

Deixe um comentário