10 brasileiros são barrados na Europa por dia; alta de 60% em 1 ano

No segundo trimestre de 2016, 945 brasileiros foram barrados nos aeroportos da Europa. Um aumento em mais de 60% em relação ao ano passado, quando 579 brasileiros foram barrados no mesmo período.  Os dados são da Agência de Fronteiras da UE (Frontex).

Dos 945 barrados, 269 não tinham documentos que justificassem a permanência na Europa. Outros 140 não tinham visto de trabalho, enquanto mais de 60 não conseguiram provar como se manteriam financeiramente.  Apenas 21 foram rejeitados por questão de segurança ou ameaça.

A Frontex não informou o que teria levado ao aumento no número de brasileiros vetados, mas fontes da Comissão Europeia confirmaram ao jornal Estado de SP, que as análises apontam dois fatores: recessão no Brasil e postos de fronteira mais rígidos em toda a Europa.

running-out-of-time-eu-puts-greece-on-notice-w_hr

Em setembro, o jornal Estado de SP revelou que os índices de brasileiros recusados nas fronteiras europeias chegavam ao mais alto nível desde 2011 e registravam, no primeiro trimestre de 2016, um dos mais elevados aumentos entre todas as nacionalidades de estrangeiros. Nos três primeiros meses de 2016, a Frontex havia somado 883 brasileiros recusados.

Mas o fluxo cresceu ainda mais a partir do segundo trimestre, colocando os brasileiros como a oitava nacionalidade mais barrada nas fronteiras da Europa.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Foto do autor

Silnei L Andrade

Webmaster desde 1997 e blogueiro acidental. As vezes inventa coisas úteis como o Mochileiros.com.

Deixe um comentário