37 mapas que irão fazer você enxergar o mundo por outra perspectiva

O mundo é bastante surpreendente e complexo com todos os tipos de pessoas e lugares à espera de serem descobertos. Um simples mapa pode ser uma ótima maneira de nos mostrar como estamos conectados ou desconectados. De que países consomem determinados tipos de bebidas alcoólicas até aqueles que mais fazem sexo aos que possuem o passaporte mais poderoso, esses mapas irão fazer você enxergar o mundo por outra perspectiva. Dá uma conferida!  (Alguns dos mapas estão com link e basta clicá-los para abrir uma versão maior em outra janela do navegador.)

Índice

1 – Sabe quando você está na praia olhando para a linha do horizonte, imaginado qual país está do outro lado? Esse mapa vai te ajudar nessa “viagem”!

whats across the ocean map1
Fonte: Reddit

 

2 – Se a América do Norte fosse “retirada” da Terra e “colada” em Marte ou Júpiter ficaria mais ou menos assim:

if north america were on mars or jupiter
Fonte: Reddit

3 – Esse mapa mostra a porcentagem de pessoas que fazem sexo semanalmente (acho que alguém andou mentindo na pesquisa) hahahaha!

percentage of people having sex weekly by country
Fonte: Reddit

 

4 – Já esse mostra a idade em que as pessoas fizeram sexo pela primeira vez…

average age at first sex by country 1
© Chartsbin.com / Imgur

 

5 – Esse mapa mostra (em amarelo) onde moram 2% da população da Austrália. Os demais (98%) vivem nas áreas em branco.

where 2 percent of australia lives
Fonte: Imgur

 

6 – Esse mostra a idade média dos habitantes em cada país. O Brasil é um país de trintões!

median ages around the world
Fonte: © Simran Khosla / Global Post

 

7 – Esse mapa mostra o quão poderoso é o passaporte de cadas país, ou seja, o quanto ele “abre portas”. Até que não estamos tão mal assim!

how powerful is your passport
Fonte: Imgur

 

8 – Esse mostra os diferentes sistemas de escrita do mundo. Em azul estão os países com alfabeto latino, como o Brasil, onde “Wikipedia”, se escreve Wikipedia!

map of the writing systems of the world

 

9 – Neste estão os países que não adotaram o Sistema Métrico : EUA , Mianmar e Libéria

map of countires that use metric system vs imperial

10 – Este mostra como alguns países (e estados americanos hahaha!) possuem o desenho territorial muito parecido.

countries that look like other countries

11 – Esse mostra como é a camuflagem militar de cada país

camouflages of the world map

12 – Os cabos de fibra ótica que conectam o mundo

fiber optic cables around the world

13 – O tipo de bebida alcoólica mais consumida em cada país.

the most consumed alcoholic beverage by country

14 – Os produtos de exportação que mais trazem divisas para cada país.

which export makes your country the most money map
© Khosla / Global Post

15 – O mapa dos bilionários do mundo e o quanto eles acumulam em bilhões de dólares em cada país.  Parece que na casa dos bilhões o Brasil vai muito bem… agora só falta se transformar em um país! 

95wsfy3qsp2z
Fonte: Forbes 2016

 

16 – Em quais cidade estão concentrados os bilionários…

ohkkt7sewp2z

17 – Países em que o número de pessoas que se dizem “sem religião” está crescendo em porcentagem em relação ao total da população. Esse grupo inclui ateus e agnósticos.

sjyz30n2gn2z

18 – Países em que o cristianismo está crescendo em porcentagem em relação ao total da população.

vsHCp RV6AvLsGfM Eyb1JWMkGBMFkX8ATwpudDbNTI

19 – Países em que o islamismo está crescendo em porcentagem em relação ao total da população.

0kziv2zcm33z

 

20 –  Mapa com a porcentagem de pessoas com a acesso à internet em cada país.

pD7NSxnFTKIP77gKhCUIZ3q8zPTOQJxzbjoCXxq 8oQ

21 – O sistema operacional mais usado em cada país.

StatCounter OS Worldwide December 2016 map

 

 

22 – Mapa com o ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (em inglês: Programme for International Student Assessment – PISA)  – Melhores avaliações em verde, piores em vermelho!

xdJ0lFmm3PpiIM4vMcmcnUa6l KdmA5yOdjoMoXLdMY

 

23 –  Mapa com o “Índice de fragilidade do Estado”  da ong “The Fund for Peace” que avalia a vulnerabilidade dos Estados em relação à conflitos ou colapsos. O mapa é de 2017 e nos coloca na mesma posição do Cazaquistão.

AyQRoj7

24 – Mapa dos países mais corruptos do mundo

Pelo menos até 2016, no último mapa divulgado pela ONG Transparência Internacional,  nós ainda estávamos bem longe de conseguir o título desse “campeonato”.  Estamos em 79º lugar numa lista de 176 países. No ranking, quanto mais próximo do primeiro lugar, menos corrupto aparenta ser o país.  Em primeiro lugar está a Nova Zelândia, considerado então o país menos corrupto do mundo.  Em último está a Somália.  O mapa é interativo, você pode passar o mouse e ver a posição de cada país. (Se não está aparecendo aí em seu navegador clique aqui pra ver.)

25 – Mapa dos países mais corruptos da América Latina

O povo brasileiro é o vice campeão da honestidade no ranking dos países latino americanos. O primeiro lugar ficou para as ilhas de Trinidad e Tobago.  Os números do mapa tem como base uma pesquisa da ONG Transparência Internacional,  que entrevistou 22 mil pessoas em 20 países da região e mostra a porcentagem de cidadãos de cada país que dizem ter pago algum tipo de propina para ter acesso à serviços básicos nos últimos 12 meses (incluindo escolas, hospitais, funcionários do governo, policiais e juízes).

Corruption in LatAm and Cari

 

26 – Mapa dos países onde está presente o Exército Americano

Segundo o mapa que tem como fonte dados do Defense Manpower Data Center, as maiores concentrações de soldados americanos fora dos EUA estão no Japão, Alemanha, Coréia do Sul, Itália, Afeganistão, Reino Unido, Iraque e Guam.

miwvpzsxiohz

27 – Mapas dos Países que dominam a indústria automobilística

O mercado de exportação de automóveis representou mais de US $ 700 bilhões em atividade econômica em 2016, de acordo com os números do WorldsTopExports.com. No mapa abaixo estão os países que dominam essa indústria.  O Brasil é o 23º país do ranking com apenas 0.7% da fatia deste mercado.  (Você pode ver o ranking completo clicando aqui)

cars4 9f0b

 

28 – Mapa das redes sociais mais utilizadas no mundo

Parece que o plano de dominação mundial de Mark Zuckerberg está indo de vento em popa…

WMSN0117 1029

 

29 – Mapa dos países onde a economia mais depende do Turismo

Quanto mais vermelho, mais dependente é o país…

travel industry 2017 5678

30 – Mapa dos países mais empáticos do mundo

Pela primeira vez, cientistas classificaram países pela empatia de sua população e, de acordo com dados coletados de 104.365 pessoas em 63 países , o Equador é o país mais empático do mundo, seguido pela Arábia Saudita e o Peru.  Conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan,  o estudo, que mediu a compaixão dos habitantes locais e a sua tendência para se colocar no lugar de outra pessoa,  apontou a Lituânia como o país menos empático dos 63 pesquisados.

O Brasil aparece entre os países menos empáticos do mundo. (Isso explica muita coisa… :D)   Parece que fazemos parte do time da  Legião da Má Vontade como profetizaram os humoristas do grupo Hermes & Renato: “Cada um com seus problemas! ” :D)

empathy country 1024

31 – Mapas dos países com mais unidades do MC Donalds no mundo

map of countries with mcdonalds

 

 

32 – Mapa dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo

O mundo desperdiça uma quantidade enorme de alimentos todos os anos. De acordo com as Nações Unidas são 1.3 bilhões de quilos por ano.

ti graphics food waste regions map

 

33 – Mapa de homicídios no Brasil em relação ao mundo

Sim… O número de homicídios no Brasil em 2015 foi maior que todos os países em azul JUNTOS. Mas não paramos por aí, em 2016 batemos o recorde e chegamos ao primeiro lugar do ranking com o maior número absoluto de homicídios no mundo.

homicides by country

Mas os números gritantes, comparados ao resto do mundo não são novidade, como mostra o gráfico abaixo. O estudo sobre a falta de empatia parece que acertou na mosca.

Homicídios no Brasil de 1996 a 2015

 

34 – Mapa da felicidade

O Relatório Mundial da Felicidade é uma medição da felicidade publicado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. O relatório é publicado desde 2012.  No site do cientista Alexander B. Fry, você pode navegar em um globo interativo com dos dados da última pesquisa.

Segundo o último relatório, o país mais feliz do mundo é a Noruega. O Brasil fica no 22º lugar. No último lugar no tal de 155 países  a República Centre-Africana.

felicidade globo

35 – Mapa dos melhores filmes do mundo

Esse mapa traz os 250 melhores filmes do mundo segundo o ranking do IMDB. (Para ver em tamanho maior clique no mapa)

ef271b02bd3776276d81404f3bb87bc4

36 –  Mapa do separatismo na Europa

O mapa mostra as regiões e a porcentagem da população que apoia a independência.

jq6qfqn39hpz

37 – Mapa da receptividade com estrangeiros

Em 2013 o Fórum Econômico Mundial compilou dados de uma pesquisa produzida em 140 países estimando a atitude da população de cada país em relação a visitantes estrangeiros. De acordo com os dados, os três principais países mais acolhedores para estrangeiros são: Islândia, Nova Zelândia e Marrocos.  Outros países do alto escalão da receptividade incluem os ricos e pacíficos do mundo ocidental (Irlanda, Canadá, Áustria), alguns paraísos turísticos (Tailândia, Emirados Árabes Unidos) e também alguns países da África Ocidental: Mali e Senegal.  Os menos receptivos segundo o mapa são por ordem: Bolívia, Venezuela e Rússia. O Brasil é um dos países considerados bastante receptivos de acordo com o estudo.

2vzah2eadbrz

 

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário