5 lugares próximos de São Paulo para fugir do Carnaval

A Fundação Florestal, órgão da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo para a conservação e a produção Florestal do Estado, fez uma seleção com destinos próximos a capital para quem quer fugir para as montanhas durante o Carnaval. Se procura sossego neste período, esse post é pra você!

Entre as opções estão o Parque Estadual Campos do Jordão, o Monumento Natural Estadual Pedra do Baú e a APA São Francisco Xavier, todos na Serra da Mantiqueira, além dos Núcleos Cunha e Santa Virgínia no Parque Estadual da Serra do Mar. Esses ambientes possuem vegetação de campos de altitude e mata nebular e uma fauna que conta com mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.
É válido lembrar que existem normas para visitação desses espaços protegidos e o respeito a elas é fundamental para garantir tanto a preservação dos locais quanto o sucesso do passeio.
Não é permitida a entrada de animais domésticos. É proibido fazer fogueiras, churrasco, queima de fogos ou qualquer ato que possa provocar incêndio no interior da Unidade de Conservação.
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, que gerencia todas as áreas protegidas do Estado, também orienta aos visitantes não retirar espécies vegetais, animais ou qualquer outro item da natureza. Apenas os resíduos gerados durante o passeio devem ser coletados e levados de volta para descarte adequado.

1. Parque Estadual Campos do Jordão (PECJ)

Para quem gosta do ar puro e do friozinho da montanha, o PE Campos do Jordão é o local ideal. Primeiro parque do Estado, o PECJ apresenta um patrimônio natural riquíssimo e sua história guarda um estreito elo com o desenvolvimento econômico paulista, principalmente a partir das culturas florestais madeireiras.

Sugestões de passeio: Trilha Monteiro Lobato (indicada para passeios com as crianças, com referências à obra do escritor), Trilha das Quatro Pontes, Trilha Cachoeira do Galharada, Trilha do Rio Sapucaí, Trilha Celestina e a Trilha dos Campos, que serpenteia pela Mata Atlântica com Araucárias e Campos de Altitude até atingir 1.900 m de altitude, que confere uma visão panorâmica para o Vale do Paraíba.

Município: Campos do Jordão
Avenida Pedro Paulo, s/n – Horto Florestal
Distância de São Paulo: 199 km
Fone: (12) 3663-3762
e-mail: pe.camposdojordao@fflorestal.sp.gov.br
Horário: de segunda a domingo, das 9h às 17h
Ingresso: R$ 16 (exceto às quartas-feiras)

ff01
Foto: Fundação Florestal.

2. Monumento Natural Estadual (MONA) Pedra do Baú

Quem optar por Campos do Jordão no feriado não deve deixar de dar um pulinho até São Bento do Sapucaí e conhecer o Monumento Natural Estadual (MONA) Pedra do Baú. Formado por um fantástico Complexo Rochoso, situado no meio da exuberante Mata Atlântica, da qual restam aproximadamente 8% da sua porção original, o monumento está encravado na Serra da Mantiqueira e é considerado um dos principais pontos de escalada técnica do estado de São Paulo.

Sugestões de passeio: Trilha do Bauzinho, Trilha do Baú e Trilha da Ana Chata.

Município: São Bento do Sapucaí
Estrada Municipal do Bauzinho, km 6 – Bairro Paiol Grande
Distância de São Paulo: 198 km
Fone: (12) 3663-1977
e-mail: mona.pedradobau@fflorestal.sp.gov.br
Horário: de segunda a domingo, das 8h às 18h
Ingresso: R$ 10

ff02
Foto: Fundação Florestal.

3. Parque Estadual Serra do Mar (PESM) – Núcleo Cunha

O Núcleo Cunha do PESM protege importante remanescente de matas nebulares, a mais de mil metros de altitude, com árvores de grande porte como cedro, peroba, maçaranduba e araucária, que abrigam bromélias, orquídeas e samambaias. Suas florestas preservam importantes mananciais para o abastecimento de água das cidades do Vale do Paraíba e até mesmo do Rio de Janeiro. Suas florestas abrigam muitas espécies exclusivas em risco de extinção, como o sagui-da-serra-escuro, o mono-carvoeiro e o sauá, e aves como o macuco, a jacutinga, a saudade, o cuiú-cuiú, o negrinho- do –mato, o pavó e o gavião-de-penacho.

Sugestões de passeio: Trilha do Rio Bonito, Trilha das Cachoeiras e Trilha do Rio Paraibuna.

Município: Cunha
Estrada Municipal do Bairro do Paraibuna, km 20 – Bairro Paraibuna
Distância de São Paulo: 250 km
Fones: (12) 3111-2353 / (12) 3111-1818
E-mail: pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br
Visita com agendamento prévio
Horário: de segunda a domingo, das 8h às 17h
Ingresso: Gratuito

ff03
Foto: Fundação Florestal.

4. Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia

Com extensão de 17.500 hectares, a área do Núcleo Santa Virgínia do PESM no Vale do Paraíba, compreende as cidades de São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra, Cunha, Ubatuba e Caraguatatuba. Por conta do relevo acidentado, que favorece a formação de cachoeiras, o núcleo é um dos principais pontos turísticos de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra. Além disso, dentro dos seus limites, parte da maior porção de florestas intactas do Vale do Paraíba permanece protegida.

Sugestões de passeio: Um das atividades mais procuradas na unidade de conservação é o rafting no Rio Paraibuna, além da Trilha do Pico do Corcovado, Trilha do Poço do Pito, Trilha do Ipiranga, Trilha do Pirapitinga e Trilha do Garcês.

Município: São Luiz do Paraitinga
Rodovia Dr. Oswaldo cruz, km 78 – Alto da Serra
Distância de São Paulo: 208 km
Fones: (12) 3671-9266 / (12) 3833-1230 / (12) 3671-9159
E-mail: pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br
Horário: de segunda a domingo, das 8h às 17h
Trilhas: de quarta a domingo, com agendamento prévio
Ingresso: Gratuito

ff04
Foto: Fundação Florestal.

5. APA São Francisco Xavier (APASFX)

Antes de tomar o rumo da Serra da Mantiqueira, outra opção é a APA São Francisco Xavier, no distrito do município de São José dos Campos, importante atração do turismo regional. Os principais atributos da APA são seus recursos hídricos, a cultura tropeira e o primata muriqui (Brachyteles arachnoides), considerado o maior macaco das Américas. Possui belíssimas paisagens e cachoeiras características dos ecossistemas da Serra da Mantiqueira.

Sugestões de passeio: Trilha do Mirante ou Pedra da Onça, Pedra do Porquinho e Cachoeira Pedro David.

Município: São José dos Campos – Distrito de São Francisco Xavier
Rua 15 de novembro, nº 1051
Distância de São Paulo: 150 km
Fone: (12) 39261790
e-mail: apa.franciscoxavier@fflorestal.sp.gov.br
Visitação sem restrição
Horário: das 8h às 17h
Ingresso: grátis

ff05
Foto: Fundação Florestal.

Guia online

Além das montanhas, outras opções de passeio para o Carnaval podem ser consultadas no Guia de Áreas Protegidas, ferramenta online criada pela SIMA para aproximar a população das áreas verdes do Estado de São Paulo.

Basta navegar pelo https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/conheca-o-guia/ e escolher o seu destino: praia, montanha, trilhas ou cavernas.

Texto: Fundação Florestal.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário