5 mapas com o objetivo de mostrar quão pequeno é o mundo

“Vivemos em um mundo incrivelmente complicado e interconectado. As redes que se estendem por terra, mar e ar permitem viajar e compartilhar bens e ideias em todo o mundo.
Mas às vezes esquecemos essas conexões e somos apanhados em nossos próprios mundos. Criei uma série de mapas que escondem tudo, exceto os lugares e redes que nos conectam, para que possamos ver como nosso mundo está realmente conectado e como os humanos o mudaram nos últimos 150 anos”, escreve no Bored Panda, Peter Atwood, o autor dos 5 mapas abaixo, que pretendem mostrar o quão pequeno é o mundo.

Cidades

Neste mapa, Atwood frisa o contraste entre as grandes cidades do mundo (as mais brilhantes) e os desertos na África e Áustrália, por exemplo.

cidadespeter
Imagem: Peter Atwood.

Estradas

Segundo o autor do mapa, são mais de 60 milhões de quilômetros de estradas no mundo. “Neste mapa, você pode ver como as pessoas construíram estradas em alguns dos terrenos mais inóspitos que se possa imaginar”, comenta.

estradaspeter
Imagem: Peter Atwood.

Ferrovias

Neste mapa é clara a diferença no investimento em ferrovias pelo mundo. A Europa brilha mais com sua avançada rede de trens.

ferroviaspeter
Imagem: Peter Atwood.

Aeroportos

Sem estradas ou trilhos, estão aí para nos ajudar nas conexões os aeroportos, queridos de todo viajante.

aeroportospeter
Imagem: Peter Atwood.

Portos

“Por milhares de anos, a única maneira de conectar diferentes partes do mundo era por navio. Ainda hoje, a maioria dos alimentos que ingerimos, as roupas que vestimos, os carros que dirigimos e as coisas que compramos nos são levados de navio”, destaca ao falar do mapa que mostra os portos.

portospeter
Imagem: Peter Atwood.

Mais sobre o trabalho do autor pode ser visto no site dele, aqui.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário