Connect with us

Notícias

Caçadores matam única girafa fêmea branca do mundo e seu filhote

Mochileiros.com

Publicado

em

Em junho de 2017,  o mundo pode ver pela primeira vez as imagens de um pequeno grupo de girafas brancas fotografadas no Quênia.  Em uma das fotos publicadas, uma fêmea adulta totalmente branca e seu filhote, um pouco mais pigmentado,  caminhavam pela savana, junto com uma terceira girafa de pelagem normal.

Desde então esse grupo de animas passou a ser monitorado por guardas florestais na unidade de conservação Ishaqbini Hirola que fica no condado de Garissa, no Quênia.  O local carrega com orgulho a condição de ser a única unidade de conservação do mundo a ter girafas brancas em seu território.

ezgif 3 121294afa7f6

Imagem de 2017, quando o grupo foi fotografado e filmado por guardas florestais pela primeira vez – Foto: Unidade de conservação Ishaqbini Hirola

 

Na manhã desta terça-feira (10/03), a unidade publicou uma nota,  anunciando que a fêmea branca e um filhote também com mesma condição genética, haviam sido mortos por caçadores.

Os esqueletos de ambos animais foram encontrados durante uma ronda de guardas florestais em uma área da unidade de conservação.

A nota também informa que ainda resta um individuo macho da espécie, o primeiro filhote fotografado em 2017,  provavelmente agora o único do mundo.

“Este é um dia muito triste para a comunidade de Ijara e para o Quênia como um todo. Somos a única comunidade no mundo que é guardiã de girafas brancas”, encerrou a nota, Mohammed Ahmednoor, gerente da reserva.

Leucismo

A pelagem branca ocorre por conta de uma condição genética extremamente rara na natureza conhecida como leucismo. O leucismo faz com que o animal perca a pigmentação original da pelagem de sua espécie.  Diferente do albinismo, estes animais conservam sua coloração original nos olhos e narinas e não possuem problemas comumente associados aos animais albinos.

Animais em extinção

Em 2019, as girafas entraram na lista de animais em extinção. Segundo a African Wildlife Foundation, elas estão sendo ameaçadas pela caça e pela perda de habitat em toda a África. A população da espécie diminuiu 40% nos últimos 30 anos.

 

Vídeo publicado pelo canal da Nat Geo Wild no Youtube, quando os animais foram filmados pela primeira vez:

 

 

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

6 Comments

6 Comments

  1. Fernanda

    12/03/2020 at 13:45

    Quem ganha a vida com essa caça ilegal é um ser humano horrendo. Espero que essa maldade volte a essas pessoas cruéis da pior forma possível.

  2. Kika

    12/03/2020 at 1:09

    O ser humano está regredindo cada vez mais! Depcionante e lamentável!

  3. Tiago

    12/03/2020 at 0:42

    Torço pelo corona vírus pra dizimar essa espécie nojenta que já deveria ter sido extinta há muito tempo

  4. sorb

    11/03/2020 at 19:16

    Engraçado como quando os americanos e europeus fazem merda a culpa cai em toda humanidade e nunca tem comentários xenofóbicos.

  5. Sergio

    11/03/2020 at 18:42

    Os humanos são racionais? Pura crueldade, estupidez e ignorância, simplesmente ridiculo.

  6. Hamiltom

    11/03/2020 at 17:33

    O SER HUMANO É ESTUPIDO!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending