Argentina
Natal em Buenos Aires: o que esperar, o que fazer e como aproveitar dezembro na capital argentina
Passar o Natal em Buenos Aires é viver um dezembro leve, quente e vibrante, com dias longos em uma cidade que combina cultura, parques, cafés históricos além de bares descolados. Por lá, assim como no Brasil é verão, com sol, clima agradável para caminhadas e uma atmosfera urbana que fica especialmente charmosa na época das festas.
Embora Buenos Aires não tenha mercados natalinos no estilo europeu, a cidade oferece eventos culturais, feiras temáticas, concertos, atrações ao ar livre e ceias especiais, além de uma programação que agrada tanto casais e famílias quanto viajantes solo.
A seguir, você confere o guia mais completo e atualizado, com informações práticas para o viajante brasileiro.
Clima em Buenos Aires em dezembro
A capital portenha está em pleno verão. Durante o dia as temperaturas variam entre 24°C e 32°C; à noite entre 18° e 24°C, havendo possibilidade de chuvas de verão. Os dias são mais longos, anoitecendo perto das 20h30. Dá pra conhecer muita coisa caminhando por exemplo, pelos bairros como Recoleta, Palermo, San Telmo, Puerto Madero e aproveitar os parques da cidade.
O calor é úmido. Perto do meio-dia e nas primeiras horas do dia a temperatura pode aumentar significativamente. À noite o calor diminui levemente, sendo possível usar roupa leve, sem necessidade de agasalhos.
🌞 Lembre-se de usar protetor solar, vestir roupas e calçados confortáveis e hidratar-se bem.

Curiosidade: A escultura metálica Floralis Generica tem um sistema que abre e fecha automaticamente suas pétalas, dependendo da hora do dia. Em pelo menos 4 noites especiais do ano ela se abre completamente, dentre elas 24 e 31 de dezembro (vésperas de Natal e Ano Novo); as outras são em 25 de maio, Dia da Revolução de Maio, feriado patriótico na Argentina e dia 21 de setembro, no início da Primavera.
Mas… entre 2010 e 2015 o mecanismo de abertura/fechamento da escultura ficou desativado. Voltando a funcionar, em 2023 sofreu com fortes tempestades que derrubaram duas pétalas principais. A prefeitura da cidade divulgou que os trabalhos de restauração estão em fase final. Portanto, a abertura noturna não está garantida neste Natal.
Programação de Natal em Buenos Aires 2025
A programação oficial para o Natal em Buenos Aires deste ano ainda não foi completamente divulgada, mas já sabemos que de 18 até 21 de dezembro será inaugurado o ‘Paseo Navideño’, na Plaza Sicília (Av. Libertador e Av. Sarmiento), dentro do Parque 3 de Febrero.
A entrada é livre e gratuita e o espaço funcionará de 17h às 22h.
Por lá, famílias portenhas e turistas poderão assistir apresentações de corais, balés e orquestras sinfônicas, conhecer um pouco mais da gastronomia de Buenos Aires e de comprar presentes especiais na ‘Feria Navideña y Espacio Gastronómico’, além da belíssima experiência imersiva ao ar livre com as luzes do ‘Jardín Lumínico’.
As ruas e avenidas mais importantes da cidade se vestem de luzes de Natal. Entre elas as Avenidas de Mayo e Corrientes.
O Obelisco, um dos ícones de Buenos Aires, costuma se transformar em um espetáculo de cor e luzes. E as letras ‘BA’ também ficam com a cara do Natal.

Em frente o Hipódromo Argentino de Palermo, o Bocha Polo (polo gastronômico) também tem uma bela árvore de Natal, uma árvore da Carolina Herrera (sim, a famosa estilista venezuelana). Se você fizer um roteirinho Jardim Japonês – Rosedal, de repente vale conferir. Esses atrativos estão a uns 15 minutos de caminhada dali. Também dá pra aproveitar e conhecer o Planetario de Buenos Aires, o Planetário Galileo Galilei.
Dá pra fazer um pequeno circuito para curtir esses pontos da cidade, como no mapa (para ilustrar) você pode visitar o Jardim Japonês, seguir para o Rosedal e terminar o passeio comendo algo em um dos 15 restaurantes do Bocha Polo, ou simplesmente tomar uma água.

Geralmente as igrejas históricas da cidade, como a Catedral Metropolitana e a Basílica de Santo Domingo realizam concertos e recitais de Natal.
Se você tem interesse em fazer um circuito religioso (católico), o bairro mais antigo e um dos mais importantes de Buenos Aires, o Monserrat é uma das opções.
A secretaria de Turismo da cidade sugere alguns lugares para visitar (confira aqui), entre eles está a de conhecer o bairro onde viveu o Papa Francisco quando era Arcebispo de Buenos Aires, “você vai conhecer o local onde ele morava e até os comércios que costumava ir pessoalmente fazer suas compras”.
Ainda sobre Jorge Mario Bergoglio, há o Circuito Papal, no bairro Flores. O itinerário feito à pé visita a Basílica San José de Flores, passa em frente a casa onde o Papa Francisco nasceu, cresceu e viveu com a família, escola onde estudou etc.
É preciso reservar antecipadamente. As reservas e mais informações podem ser obtidas aqui.
Se você quer ampliar o leque religioso, a “Noche de los Templos” é uma opção mais ecumênica. Em 2025 ela acontece em 29 de novembro, oferecendo visita guiada, apresentações, meditação etc.
O circuito inclui igrejas católica e cristã evangélica eslava, templo budista, sinagogas, mesquita, associação Krishna entre outros. Se você não estiver em Buenos Aires nesta data, pode fazer você mesmo o roteiro adaptando-o ao seu interesse. No site lanochedelostemplos.com você pode conferir um mapa com o templos e conhecer mais sobre as atividades de cada um.
Alguns restaurantes e hotéis oferecem ceias e cardápios especiais de Natal no dia 24, é a “Cena de Nochebuena“.
Geralmente você encontrará opções em restaurantes de Puerto Madero e em hotéis históricos da Recoleta. Você pode encontrar opções mais acessíveis nos bairros de San Telmo e Palermo. Atenção: consulte bem antecipadamente para fazer sua reserva em algum deles.
Candlelight em Buenos Aires
Candlelight é uma série de concertos ao vivo, presentes hoje em mais de 100 cidades do mundo. Os shows acontecem à luz de centenas de velas (geralmente de LED, por entre outros motivos, segurança) criando uma atmosfera mágica, bem diferente de um show tradicional.
A proposta não se limita à música clássica, mas também tem rock, pop, trilhas sonoras de filmes, e homenagens a artistas atuais e consagrados.
Em dezembro em Buenos Aires haverá apresentações especiais:
- Candlelight Clásicos de Navidad — dias 20 e 21. Para mais informações e comprar sua entrada, clique aqui.
- Especial Navideño com El Cascanueces y más — dia 14. Para mais informações e comprar sua entrada, clique aqui.

O que esperar do Natal em Buenos Aires sendo brasileiro
- Um Natal urbano com muitas opções nos parques ao ar livre;
- Decoração moderada, com cenários em pontos específicos;
- Uma cidade mais tranquila nos dias 24 e 25 de dezembro. A semana anterior é mais agitada;
- Experiência gastronômica inesquecível. Carnes, massas, vinhos e opções em cafés históricos.
O que abre e fecha em Buenos Aires no Natal
Em 24 de dezembro, véspera de Natal (Nochebuena), restaurantes fecham cedo ou operam apenas com ceia reservada, shoppings centers e comércio costumam fechar durante a tarde; mercadinhos e lojas de bairro fecham por volta das 16h.
Caso precise utilizar alguma casa de câmbio, antecipe o serviço.
No dia 25, museus, comércio e shoppings estão fechados; muitos restaurantes não abrem e os que abrem costumam trabalhar com cardápio especial.
Como circular em Buenos Aires no Natal
O “Subte”, o metrô de Buenos Aires, costuma operar no Natal com os mesmos horários de domingos e feriados; o mesmo vale para os ônibus. Táxis e aplicativos funcionam normalmente, mas a demanda aumenta, especialmente perto da ceia.
FAQ – Perguntas mais buscadas sobre Natal em Buenos Aires
Como é o Natal em Buenos Aires?
Tem calor, tem cultura e boa gastronomia. A cidade oferece shows, decoração moderada, concertos e passeios ao ar livre.
É bom ir para Buenos Aires em dezembro?
Buenos Aires é um destino para se aproveitar o ano todo. Em dezembro, os dias mais longos favorecem conhecer as inúmeras opções diurnas e vespertinas da cidade. Apenas programe-se para o ritmo mais lento nos dias 24 e 25.
Mercado de Natal Buenos Aires existe?
Não no estilo europeu. Mas há feiras gastronômicas e edições especiais como a ‘Feria Navideña y Espacio Gastronómico’
É seguro passar o Natal em Buenos Aires?
Sim, com cuidados urbanos básicos. Bairros turísticos costumam ter bom movimento. Apesar da atmosfera familiar de quase todos os eventos natalinos é sempre bom ficar atento em meio a muita gente.
Tem missa de Natal em Buenos Aires?
Sim. A Catedral Metropolitana e outras igrejas têm celebrações especiais.
Seguro viagem Argentina é obrigatório?
Sim, desde maio de 2025 a Argentina exige seguro viagem para entrada no país. O Mochileiros.com acompanha essa mudança desde sua aprovação e mantém um guia completo e atualizado sobre como entrar na Argentina.
Para facilitar o planejamento e economizar, indicamos um comparador de planos de seguro viagem para a Argentina, operado por um parceiro confiável do qual somos afiliados.
Lá você pode comparar coberturas e contratar o seguro exigido com praticidade e pelo melhor preço.
A imagem que abre este artigo foi gerada via IA.