A colina da tela do Windows existe e fica nos EUA

“Parece a tela do Windows”. Você já pode ter visto uma paisagem em uma estrada do Brasil ou do mundo e ter feito este comentário, sobretudo se já utilizou o Windows XP, sistema operacional da Microsoft. Intitulada “Bliss” (felicidade) a “tela” é uma das imagens mais famosas do mundo. Ela voltou aos palcos da internet depois de um tweet com uma captura de tela da Wikipedia, na qual é possível saber um pouco como a foto foi tirada.

A imagem é de autoria do fotógrafo (ex National Geographic) Charles O’Rear, e foi feita em 1996 enquanto ele dirigia pelo Napa Valley, na Califórnia (EUA).

blissem2006 cc
Local onde a Bliss foi tirada só que no ano de 2006, 10 anos depois | Foto: Simon Goldin sob licença Creative Commons (CC BY-SA 3.0).

 

Em 2014 em uma entrevista ao portal de tecnologia CNET o fotógrafo falou sobre como a foto foi feita. Era período de chuvas, em janeiro, inverno no hemisfério norte. A grama estava ficando verde e brilhante, mas as tempestades ainda chegavam com chuva e nuvens. Em um passeio enquanto dirigia rumo à casa de Daphne, sua então namorada, com quem se casou mais tarde, a tempestade passou, o céu se abriu e apenas algumas nuvens brancas pairavam. A foto nasceu ali.

Segundo a publicação a imagem não foi alterada ou editada pelo fotógrafo quando ele a enviou ao Corbis, serviço de licenciamento de fotos e imagens fundado por Bill Gates em 1989.

“Vários anos após o lançamento do Windows XP, um e-mail chegou de um dos engenheiros, alguém da Microsoft. ‘Estamos curiosos sobre onde a fotografia foi feita. A maioria de nós, acha que foi feita com Photoshop. Alguns pensam que foi tirada não muito longe da sede da Microsoft em Washington”, conta Charles sobre a mensagem no e-mail. “Desculpe pessoal, vocês estão todos errados. O negócio é real, é perto de onde eu moro”, conta que respondeu.

De acordo com o CNET a Microsoft cortou a imagem para a configuração da área de trabalho e aumentou o verde da colina.
Por diversão, Charles fez sua própria versão de ‘Bliss’ no Photoshop. A versão recriada está no site Photoshelter, aqui.

Mais curiosidades sobre a foto

Você sabia que a versão portuguesa da imagem tem o nome de ‘Alentejo’? E que na Holanda ela se chama ‘Irlanda’?
Muito se especulou sobre qual seria esse lugar que foi o papel de parede do computador de muita gente e há alguns anos o “segredo” foi revelado.

Com informações do caderno Verne, do El Pais, CNET e Wikipedia.
A foto (da home e) que traz até este post é de Charles O’Rear/Microsoft.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário