As alterações de Trump na emissão de visto americano.

Aberta a temporada de caça as bruxas!!!!

Com o mesmo decreto que baniu a entrada nos EUA de cidadãos de sete países muçulmanos (Iraque, Iêmen, Irã, Síria, Líbia, Somália e Sudão), Trump aumentou a burocracia a todos os viajantes que necessitam de vistos para ingressar no país. 

O aumento dessa burocracia deve-se a revogação da isenção da entrevista para renovação de vistos. Conhecida como “visa interview waiver” e criada na era Obama, a medida tinha como objetivo agilizar o atendimento na emissão dos vistos nos casos de renovação para os grupos determinados como “cidadãos de baixo risco”. Simplificando: uma pessoa que tira o visto pela primeira vez e uma que renova pela terceira vez passarão pelos mesmos processos burocráticos incluindo a entrevista com um oficial do consulado norte-americanos no Brasil, que ficam em Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Apesar de não existir menção sobre prazos na ordem executiva de Trump, a Globalvisa (agência de intermediação na solicitação de vistos) esclarece que vistos com menos de 12 meses de vencimento não necessitarão de entrevista com o oficial do consulado em sua renovação. O prazo anterior para a isenção da entrevista era de menos de 48 meses. Vamos torcer os dedos para que seja verdadeira essa informação.

Por fim, o decreto afeta também os adolescentes entre 14 e 16 anos e os idosos entre 66 e 79 anos perdem sua isenção de entrevista, mesmo na solicitação do primeiro visto, sendo obrigados a passarem por todo processo burocrático. Sendo assim, apenas crianças com até 13 anos e idosos a partir de 80 anos estão isentos da entrevista com o oficial do consulado.

Todas essas alterações foram realizadas sem um aviso ou pronunciamento oficial prejudicando muitas pessoas que foram pegas de surpresa 🙁

 

RESUMÃO PRA FACILITAR:

  1. Renovação de visto com vencimento superior a 12 meses necessitarão de entrevista com oficial do consulado.
  2. Apenas idosos com 80 anos completos são isentos da entrevista no consulado
  3. Crianças com até 13 anos são isentas da entrevista no consulado.

 

O conselho que fica é: se você pretende viajar aos EUA e ainda não tem seu visto solicite-o com a maior antecedência possível, evitando assim maiores dores de cabeça e surpresas desagradáveis por conta do aumento da espera no agendamento da entrevista.

Acredito que muita água vai rolar no mandato do Trump! O que vocês acharam das alterações? Deixem comentários sobre o assunto 😉

Gostou da Postagem? Leia também Precisamos conversar sobre Overbooking

Au Revoir, Ciao, Hasta Luego, See you later, Até logo!

Michellândia

Nas redes ?

Blog Michellândia
Geração Touch
Facebook: @blogmichellândia
Instagram: @blog_michellandia
Bloglovin’: Michellândia
Linkedin: Michelle Graça
Mochila Brasil: Autora Michelle Graça

Foto do autor

Michelle Graça - Michellândia

Michelle Graça tem 35 anos, Paulista, pós-graduada em marketing estratégico, mochileira, redatora de conteúdo do blog Michellândia, colaboradora do site Mochila Brasil e com uma paixão incontrolável por conhecer o mundo.

Deixe um comentário