A União Europeia vai adotar um novo sistema de controle de fronteiras. As operações do dispositivo de controle começam em 12 de outubro de 2025. Chamado de Sistema de Entradas e Saídas (EES – sigla em inglês para ‘Entry/Exist System’), o recurso vai registrar eletronicamente os dados de visitantes de países isentos de visto, como o Brasil, que entrem no Espaço Schengen. Informações biométricas e de passaporte serão coletadas para reforçar a segurança e monitorar estadias de curta duração.
“Os países europeus que utilizam o EES introduzirão o sistema gradualmente em suas fronteiras externas. Isso significa que a coleta de dados será introduzida gradualmente nos pontos de passagem de fronteira, com implementação completa até 10 de abril de 2026.”, informa o site oficial da União Europeia.
O EES é o primeiro passo para a implantação do ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem), prevista para o último trimestre de 2026. A exigência futura funcionará como uma autorização eletrônica (não um visto). Cidadãos de 59 países (incluindo o Brasil) precisarão preencher um formulário online e pagar uma taxa no valor de 20 Euros (candidatos menores de 18 anos ou maiores de 70 anos estão isentos deste pagamento), para obter o ETIAS, que deverá valer por três anos ou até o vencimento do passaporte (o que ocorrer primeiro).

A autorização permitirá múltiplas entradas por até 90 dias a cada 180 dias. O objetivo é aumentar o controle migratório sem dificultar o turismo.
Vale lembrar que o ETIAS não garantirá a entrada. Ao chegar, uma autoridade de fronteira solicitará seu passaporte, seguro viagem (que é obrigatório) e outros documentos e verificará se você atende às condições de entrada.
⚠️ A recomendação é ficar atento e usar apenas o site oficial do ETIAS, já que o sistema ainda não está em funcionamento e não há pedidos sendo processados no momento.
Viajar para Europa precisa de visto?
Atualmente brasileiros não precisam de visto para viajarem para a Europa à Turismo.
Viajar para Europa precisa de Seguro Viagem?
Sim. Quem pretende viajar para a Europa deve ter um seguro viagem válido. Além de requisito obrigatório para entrada na Europa, em especial nos países do Espaço Schengen, o seguro serve para cobertura de despesas médicas e hospitalares, e outras situações imprevistas como cancelamento ou atraso de voo, extravio ou dano de bagagem etc.
Você pode encontrar mais informações sobre os seguros mais econômicos para 2025 no nosso artigo sobre Seguro Viagem Europa.
Com informações do site oficial do EES da União Europeia.
A imagem que traz até este post é de autoria de Alexey Larionov/Unsplash.