Astronauta faz recomendações para passar a quarentena


Solidão e estresse são alguns dos sentimentos vividos por astronautas em missão e um deles, o alemão Matthias Maurer resolveu fazer algumas recomendações às pessoas para que lidem melhor com o período de isolamento em suas casas.
Segundo o site Bioguia, citando entrevista à agência de notícias espanhola EFE, o astronauta explicou que muitos dos conselhos dados a eles por psicólogos são possíveis de serem aplicados à situação excepcional pela qual o mundo está passando.

astronauta nasa unsplash

Foto: Nasa/Unsplash.

Diálogo

A primeira recomendação citada pelo astronauta é manter uma boa comunicação com as pessoas com as quais vivemos. Ainda à EFE ele comenta sobre um caso com um colega de trabalho. “Ele odeia o cheiro de banana e eu não sabia e todo dia comia uma, ele estava sofrendo. Um dia me contou, e se isso é dito bem e de maneira amável, para mim é muito fácil evitar esse conflito”.

Manter uma rotina

Segundo Maurer, é muito importante levar uma rotina. “Você não pode começar o dia sem saber o que vai fazer, todos os dias têm que ter um plano”.
Ele, além do trabalho, tem aprendido russo e pratica um pouco de esporte.

A situação no espaço, similar a da Terra

O astronauta ainda não teve a oportunidade de viajar à Estação Espacial Internacional, mas está preparado para sua primeira missão, uma situação que considera surpreendentemente similar à que os cidadãos do mundo todo têm vivido. “No espaço estamos seis meses e há diferentes ‘remédios' para manter o espírito. Podemos falar com nossa família por vídeo-chamada ou ligar por telefone”, comenta.
No espaço, ele acrescenta que a cada duas semanas os astronautas fazem contato obrigatório com um psicólogo. “É preventivo, para que nos ajude a melhorar a situação”, comenta sobre o cuidado fundamental à saúde mental de alguém que está em isolamento.
Outro ponto destacado por Maurer na entrevista é a importância de fazer coisas juntos. “Comer junto é muito importante. Trabalhamos quatro horas pela manhã e depois comemos juntos, à tarde também jantamos juntos”.

Confiar nos especialistas

Comparando as situações de isolamento, no espaço e em casa, o astronauta ressaltou que é preciso confiar nos especialistas. “Nós astronautas voamos ao espaço e ali claro, há um alto risco, mas tenho muita confiança e fé no trabalho dos demais”, frisa. Ele considera o trabalho dos engenheiros por exemplo, estupendo. “Sem confiar neles, claro que eu teria medo”.

Maurer foi motorista de ambulância por vários anos e sabe um pouco sobre a dura rotina de trabalho do pessoal da saúde. Na entrevista ele aproveitou para agradecê-los, bem como as pessoas que trabalham nos supermercados e as que limpam as ruas. “Eles são pessoas essenciais e eu quero fazer o melhor possível para não contribuir para que haja um maior número de doentes. Por isso fico em casa e peço a todos que também fiquem em casa”, finaliza.


Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Mochileiros.com
      Logo