Atividades gratuitas em Aracaju

Aracaju é uma das principais cidades do nordeste do Brasil. A capital do estado de Sergipe é um local muito procurado para escapadas
devido às suas belezas naturais e por ser um destino considerado relativamente barato.

Com um estilo colonial excepcional, e com grande progresso em infraestrutura relacionada ao turismo nos últimos anos, esta cidade se estabeleceu como um dos principais destinos turísticos do nordeste do Brasil.
A cidade de Aracaju é banhada pelo rio Poxim ao sul, pelo rio Sergipe ao norte e pelo Oceano Atlântico a leste. Este número de afluentes permite-lhe ter uma variada fauna aquícola que enriquece a gastronomia do local.
É importante mencionar que também possui um aeroporto internacional, portanto seu acesso por via aérea é muito simples. Além disso, possui frequências diárias de de aeroportos importantes como os do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Aracaju é a combinação perfeita entre praia, rios, história e gastronomia!

Praias

As praias de Aracaju são de encanto inigualável e a boa notícia é que não é necessário percorrer longas distâncias para chegar até elas. A cidade inteira está de frente para o mar e é por isso que a praia é uma paisagem contínua por toda a cidade.
A Avenida Santos Dumont vai de sul a norte ao longo de todas as praias de Aracaju, e há ônibus que fazem esta rota com uma frequência contínua.
As praias mais populares a serem visitadas são: Praia do Viral (onde o rio Vaza Barris deságua no Oceano Atlântico), Praia do Mosqueiro, Praia Grande, Praia do Refúgio, Praia do Robalo, Praia de Araúna e Praia de Atalaia. Esta última é a mais central e é onde o rio Sergipe desagua no mar.

artigoaracaju01 ClevertonRibeiro MTUR
Área da Orla de Atalaia | Foto: Cleverton Ribeiro/MTur.

Algumas praias não contam com oferta muito grande de equipamentos e serviços, então não se esqueça de levar abrigo do sol, protetor solar e manter-se hidratado.

Uma cidade com história

Aracaju possui uma várias atrações urbanas, bem como uma boa infraestrutura robusta que acomoda mais de 400.000 habitantes. Ela mistura a paisagem da era colonial com a modernidade, com edifícios contemporâneos e áreas comerciais bem desenvolvidas, bem como locais históricos bem preservados.

O centro histórico tem edifícios que datam da década de 1850, com uma arquitetura colorida onde se destaca a Catedral Metropolitana ou a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída no ano de 1862 e inaugurada 13 anos depois. Conserva todos os detalhes de sua construção e é uma das atrações mais visitadas.

Outro ponto de interesse é o Morro Santo Antônio, que é o lugar mais alto de Aracaju e de onde se pode desfrutar de uma vista panorâmica incomparável da capital de Sergipe.

A Ponte do Imperador sobre o Rio Sergipe é outro local imperdível para visitar e tirar boas fotos. Sua arquitetura é extremamente marcante, especialmente considerando que foi construída em 1859, e sua função era como um ancoradouro para os navios a vapor que transportavam o Imperador Pedro II.

O Museu da Gente Sergipana é outro lugar a ser visitado, um edifício que conta um pouco da história da cultura local. Dividido em áreas temáticas, a área ‘Nossos falares’ traz representações audiovisuais de palavras e expressões da oralidade da região. Como as demais áreas do museu é bem interessante, ainda mais pra quem gosta de sotaques e expressões típicas.

artigoaracaju02 museudagentesergipana ClevertonRibeiroMTUR
Museu da Gente Sergipana foi inaugurado em 2011 e é considerado o primeiro museu multimídia interativo do norte e nordeste | Foto: Cleverton Ribeiro/MTur.

O outro lugar para visitar é a Orla de Atalaia, a parte mais renovada e modernizada da cidade, onde estão localizados os principais bares e restaurantes que dão a Aracaju sua vida noturna. É o lugar mais procurado para hospedagem devido à quantidade de atividades a realizar:
você pode jantar ou aproveitar a vida noturna, assim como cruzar a Avenida Santos Dumont e estar na praia mais populosa de Sergipe.

Também muito interessantes são as festas populares de Aracaju, que atraem visitantes de todo o país, principalmente durante as festividades no mês de junho, com muito forró, danças e comidas típicas do famoso São João.
Os mercados de Albano Franco e Thales Ferraz são muito interessantes para visitar e comprar produtos típicos da gastronomia local e nordestina de modo geral.

Rios

Enquanto as praias de Aracaju atraem a maior parte da atenção dos turistas, os rios que circundam a cidade são muito interessantes de se visitar.
O rio Vaza Barris, no sul, permite fazer um passeio de barco ao longo de suas águas até a Croa do Goré, que na maré baixa revela bancos de areia que formam ilhas onde se pode passar algumas horas na água com guarda-sóis, coquetéis e esportes aquáticos.

artigoaracaju03 croadogore clevertonRibeiro mtur
Croa do Goré pode ser bem cheia nos finais de semana e feriados | Foto: Cleverton Ribeiro/MTur.

No lado norte, o Rio Sergipe, que abraça o centro histórico, tem um calçadão litorâneo com belas vistas e a Ponte João Alves que se conecta à Barra dos Coqueiros.

Gastronomia de primeiro nível

A gastronomia de todo o estado de Sergipe é de qualidade inigualável. A enorme quantidade de recursos provenientes do mar e dos rios enriquece a cultura culinária de Aracaju.
Sem dúvida, a comida desta cidade é uma das maiores atrações e a razão pela qual milhares de turistas a visitam todos os anos. Seus pratos são principalmente à base de caranguejos, camarões, peixes e frutos do mar.
Produtos alimentícios típicos brasileiros são adicionados e combinados, tais como milho, amendoim verde, feijão, arroz e mandioca ou aipim.
Além disso, o estado de Sergipe é um dos principais produtores de manga ou mangaba, fruta muito utilizada em sucos, coquetéis, sobremesas e sorvetes.
O amendoim verde é o petisco ideal para comer em Aracaju, que é um dos principais consumidores e produtores desta fruta. Ideal com uma cerveja no final da tarde na Nova Orla.

artigoaracaju04 clevertonribeiro mtur
A ‘Passarela do Caranguejo’ área com bares e restaurantes com vista para o mar é uma das opções para experimentar as delícias da capital sergipana | Foto: Cleverton Ribeiro/MTur.

Vida Noturna

Embora Aracaju não seja uma das chamadas grandes cidades do Brasil, ela tem uma vida noturna muito boa devido ao grande número de turistas que recebe durante o ano todo.
Há vários passeios gastronômicos para poder jantar, assim como muitos bares com bons coquetéis e forró. Há inclusive casas onde só se dança forró, com músicos ao vivo tocando até as primeiras horas da manhã. Se você é tímido não se preocupe, é possível assistir à música e a dança sem fazer parte dela.

Um destino diferente

Aracaju é, sem dúvida, um lugar diferente para fazer uma escapada ou planejar uma semana de férias. Tem a particularidade de combinar diversas atrações com praias que podem ser aproveitadas durante o ano inteiro.
A gastronomia, os pontos de interesse coloniais e modernos, a vida noturna e toda a água que a cerca, fazem de Aracaju um lugar paradisíaco para descansar em qualquer época do ano.

A imagem que abre este artigo é de área da ‘Ilha dos Namorados’ | Foto: Cleverton Ribeiro/Mtur.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

3 comentários em “Atividades gratuitas em Aracaju”

  1. Bom o texto faz uma excelente descrição do estado de Sergipe, vale lembrar que existem outas cidades tão interessantes, quanto Aracaju, bom o que quero deixar aqui é, Sergipe de fato tem um potencial turístico vasto, porém, o incentivo e investimento nesse setor deixa a desejar. Assim receptividade é algo muito difícil encontrar por aqui, deixando claro que é como se sinto em relação ao meu estado, outra coisa, existem paraíso naturais, polos turísticos, sem nenhuma infraestrutura o incentivo governamental. Ao meu ver, com um governo sério e que tenha vontade de fazer esse estado entra no topo dos mais visitados do Brasil, tenho certeza que depois de Salvador e Rio de janeiro, Sergipe tem potencial para isso.

    Responder
    • Oi Michele!
      Obrigada pelo comentário.
      Infelizmente nós só passamos por Sergipe e Aracaju especificamente (pegamos um período de chuva e fomos descendo), mas gostamos muito das paisagens que vimos (mesmo poucas e rapidamente). Certeza que tem potencial!
      Abraço.

      Responder

Deixe um comentário