Conheça o “Atlas do preconceito”, uma coleção de mapas de estereótipos

O cineasta, escritor e artista gráfico búlgaro, Yanko Tsvetkov tem trabalhado há alguns anos numa curiosa série de mapas que tratam dos estereótipos. Com bom humor e pitadas de sarcasmo, para algumas pessoas certas “definições” podem soar ofensivas, outras levarão na esportiva e ainda podem existir aquelas que refletirão sobre como ele chegou a tais “conclusões”.
O “Mapping Stereotypes Project” traz “requintados preconceitos humanos” coletados pelo autor, diz o site que fala sobre o “Atlas do preconceito: a coleção completa de mapas de estereótipos” um “salpicado de ensaios hilários, uma enciclopédia satírica das visões de mundo delirantes da humanidade, desde a antiguidade clássica e a Idade Média até Donald Trump e a era do Facebook”.

Vejamos alguns a começar pelo Brasil, claro.
Segundo o ‘Mapa dos Estereótipos’ feito pelo artista búlgaro esse é o mapa da América do Sul de acordo com o Brasil:

brasilyanko
Arte: Yanko Tsvetkov/Atlasofprejudice.com

Nas Guianas (Guiana e Francesa) e Suriname ele deu uma emendada e destacou “Mais Brasil” e “Brasil francês”. Na Argentina… “jogadores de futebol deficientes”. “Bananas ruins”, “novelas ruins” e “deficiência de oxigênio” aparecem relacionados a Equador, Venezuela e Bolívia, respectivamente.

No mapa segundo a Argentina, a definição de Brasil: “Futebol muito ruim”. Para Colômbia, Shakira; Venezuela, peitos falsos; Bolívia, “Terceiro mundo” e Paraguai, “Pobreza” aparecem no mapa.

argentinayanko
Arte: Yanko Tsvetkov/Atlasofprejudice.com

Uma Bolívia de ponta cabeça “ganha” o “Grande Oceano Boliviano”. Destaque para “O belo Rafa” para o Equador (em alusão ao ex-presidente Rafael Correa – o mapa é de 2016; Rafael foi presidente do Equador de 2007 a 2017),  na área “Sonho de Bolívar” as “terras roubadas da Bolívia” (“nossa riviera roubada pelo Chile, terreno baldio roubado pelo Paraguai e vendido para o Brasil por um cavalo branco”). O Brasil aparece como “valentão”.

boliviayanko
Arte: Yanko Tsvetkov/Atlasofprejudice.com

E os Estados Unidos como enxergam as nações da América do Sul?
O Brasil, uma terra sem púbis. Bananas, Cocaína, Stalin e floresta para Equador, Colômbia, Venezuela e Guiana, Suriname e Guiana Francesa, respectivamente. Lhamas no Paraguai, “Rainhas do drama” para Argentina e um prato “Chili con carne” para o Chile, são alguns dos destaques.

eua americadosul yanko
Arte: Yanko Tsvetkov/Atlasofprejudice.com

E futuro na Europa?

Numa Europa em 2022 vemos o “Merkel Reich”, Portugal com um pedaço da Espanha transformado em Portugalícia, a Itália abrigando uma nova Alcatraz e uma Grécia de propriedade chinesa, por exemplo.

europa22yanko
Arte: Yanko Tsvetkov/Atlasofprejudice.com

Gastronomia

Uma coisa que todo viajante gosta é experimentar os sabores dos países que conhece. Veja só um mapa culinário de acordo com a Itália:

culinariaitalianayanko
Arte: Yanko Tsvetkov/Atlasofprejudice.com

 

Na Itália, comida de verdade! À medida que se toma distância do país avisos como “cuidado”, “engorda” e “tóxico” são dados. Além claro das fake: pizza (Estados Unidos) e pasta (China).

Coronavírus 2020

E os Estados Unidos com relação ao coronavírus? Aparecem no mapa os “socialistas hipocondríacos”, um “9 de setembro 2”, além do “Novo normal”. “Cloroquina e oração”  e “economistas da eutanásia”.

coronavirusEUAyanko
Arte: Yanko Tsvetkov/Atlasofprejudice.com

 

Já em algum lugar na Europa… aparecem os “socialmente distantes”, além dos “sociopatas imunes”.

coronavirusEUROPAyanko
Arte: Yanko Tsvetkov/Atlasofprejudice.com

Os termos que aparecem nos mapas deste post tiveram tradução livre e não foram traduzidos na totalidade. Você pode conferir todos os mapas aqui ou aqui.

Você também pode comprar o “Atlas do preconceito: a coleção completa de mapas de estereótipos” em inglês aqui ou em espanhol aqui.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário