Atrativos do Parque Nacional da Serra da Bocaina são reabertos


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reabriu para visitação pública atrativos do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB), na divisa dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
A área de aproximadamente 134 mil hectares é um segmento da Serra do Mar e abriga rica biodiversidade além de belas paisagens e trilhas que passam por cachoeiras, rios, vales, mirantes e locais de interesse histórico e cultural.
De acordo com o ICMBio, a “reabertura ocorre de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária e conforme as regras de cada estado e município.”
Por enquanto apenas os atrativos localizados na região de Trindade, em Paraty (RJ), na Pedra da Macela, em Cunha (SP) e em São José do Barreiro (SP) estão abertos à visitação pública.

bocaina vistapedradamacela leilapenaCC

Vista a partir da Pedra da Macela | Foto: Leila Pena/Creative Commons (CC BY-SA 4.0)

 

As medidas de segurança anunciadas pelo ICMBio para o PNSB são:

“- Uso obrigatório de máscara de proteção facial cobrindo a região do nariz e boca, ainda que artesanal, durante todo o período que estiver no interior do parque.

– Respeito ao distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas, de modo a evitar aglomerações. Disponibilizar álcool gel 70% ou produto de higienização para as mãos nas estruturas abertas à visitação e nos transportes terrestres e aquaviários, por meio dos concessionários, operadores e prestadores de serviços.

– Para os atrativos que constituem a obrigatoriedade de uso de algum equipamento de proteção individual – EPI, estes não poderão ser compartilhados sem antes proceder a higienização e desinfecção dos equipamentos. Manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas, sempre que possível.

– Promover com frequência a limpeza e desinfecção dos ambientes, pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras e banheiros, além de outros objetos de uso coletivo, como cadeiras, sofás e bancos. Remover jornais, revistas, panfletos e livros dos locais de comum acesso para evitar a transmissão indireta.

– Estimular e priorizar a venda on-line de ingressos, serviços e/ou agendamentos, ou organizar o atendimento em filas para evitar aglomerações, considerando a marcação no piso com distanciamento de 2 metros, a partir do balcão e entre os clientes.

– As máquinas de débito e crédito devem estar fixas ou envelopadas com filme plástico e desinfetadas após cada uso. Manter o distanciamento mínimo de 2 metros entre os sofás, mesas, cadeiras e bancos dos espaços comuns do empreendimento.

– No caso de restaurantes, manter o distanciamento mínimo entre as mesas (2 metros) e cadeiras (1 metro), como também nos ambientes de espera e filas de caixas, com demarcação no piso. Para locais com mesas fixas ou na impossibilidade de remoção, interditar as mesas de forma alternada, comunicando visualmente quais estão livres e interditadas.

– Proceder a higienização e desinfecção de objetos (inclusive cardápios) e superfícies comuns, como as mesas e cadeiras após cada utilização. Os transportes terrestres e aquaviários de visitantes deverão priorizar a ventilação natural. Ao final de cada viagem, promover a limpeza e desinfecção dos veículos.

– Respeitar a capacidade de transporte de cada tipo de veículo e evitar superlotação e/ou aglomeração.

– Respeitar as determinações estabelecidas nas normativas do estado ou município que se encontra localizado o atrativo.”

Mais informações sobre o Parque Nacional da Serra da Bocaina podem ser obtidas no https://www.icmbio.gov.br/parnaserradabocaina/guia-do-visitante.html

Nota: Antes de planejar sua viagem a este destino informe-se sobre ele através do noticiário (uma dica é escrever o nome do destino no Google e clicar em ‘notícias') e confirme se ele segue aberto (eventualmente ele pode ser fechado novamente, haja vista que a pandemia não acabou) e quais regras devem ser seguidas.


Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Mochileiros.com
      Logo