Brasileiros não estão no ranking dos piores turistas do mundo


O  atual Ministro da Educação do Brasil, o colombiano Ricardo Vélez Rodriguez, declarou em uma entrevista para a revista Veja que “o brasileiro viajando é um canibal” pois “rouba coisas dos hotéis” e “acha que sai de casa e pode carregar tudo.” (Dias depois ele pediu desculpas a quem se sentiu ofendido).
Será que ele tem razão na declaração ou já passou tempo necessário no Brasil a ponto de absorver nosso complexo de vira-lata?
Bom, nós sabemos que não somos um dos povos mais civilizados e éticos, mas será que estamos entre os piores turistas do mundo?

Segundo uma pesquisa do site Hotels.com realizada em 2015, entre as 28 nacionalidade de turistas que admitem ter roubado algum item de hotel, nós aparecemos na 17ª posição.
No primeiro lugar da lista estão nossos vizinhos: 73% dos argentinos admitiram já ter levado embora pra casa algum mimo do hotel onde ficaram hospedados.  Confira quais são as 28 nacionalidades e a porcentagem que admitiu já ter carregado aquela toalha ou caneta do hotel.

1. Argentina – 73%
2. Cingapura – 71%
3. Espanha – 70%
4. Alemanha – 68%
5. Irlanda – 67%
6. Rússia – 59%
7. México – 59%
8. Itália – 57%
9. Japão – 56%
10. EUA – 53%
11. Canadá – 52%
12. França – 51%
13. Nova Zelândia – 49%
13. Austrália – 49%
13. Holanda – 49%
16. Reino Unido – 46%
17. Brasil – 44%
18. China – 43%
18. Índia – 43%
20. Tailândia – 41%
21. Suécia – 38%
22. Finlândia – 34%
22. Taiwan – 34%
24. Dinamarca – 33%
24. Hong Kong – 33%
24. Coreia do Sul – 33%
24. Noruega – 33%
28. Colômbia – 31%

Já que a pesquisa da Hotels.com foi feita sob o ponto de vista do turista, alguns poderão dizer que ela pode ter sofrido a “interferência” da sinceridade dos viajantes (e isso tem lá seu fundamento), portanto fomos atrás de algum estudo feito sob o ponto de vista dos locais e encontramos dados interessantes.

Os piores turistas do mundo

Em todas as pesquisas (aqui, aqui, aqui e aqui) realizadas para descobrir qual a nacionalidade dos piores turistas do mundo há uma unanimidade: os americanos são considerados os piores turistas do mundo, até por eles mesmos. O chineses vêm na sequência, seguidos de turistas alemães, britânicos, australianos, israelenses, canadenses e russos.

Pesquisa levantou características dos turistas de várias nacionalidades | Foto sob licença Creative Commons.

Segundo a pesquisa da  TATTC  (Trans-Global Association for Travel and Tourism Commerce)  estas são os principais características de cada nacionalidade:

  1. Americanos: São considerados ignorantes, barulhentos, alheios ao ambiente e falsos.
  2. Franceses: São considerados rudes, intolerantes e um pouco fora de contato com a realidade.
  3. Alemães: São considerados sem graça, obcecados por regras, hostis e teimosos.
  4. Israelenses: São considerados rudes, mãos de vaca, arrogantes e não se misturam aos locais.
  5. Canadenses: Exatamente como os americanos, só que mais educados, menos ignorantes e vinte vezes mais chatos.

Para não dizer que passamos despercebidos em todos os rankings, estamos em 10° lugar na pesquisa realizada pelo site Triposo que em 2013 divulgou uma lista com os 10 piores do mundo. Segundo a lista, somos os turistas mais desobedientes do mundo.


1 comentário em “Brasileiros não estão no ranking dos piores turistas do mundo”

Deixe um comentário