Chile faz recomendações a turistas que visitam o país

A Subsecretaria de Turismo, juntamente com o Serviço Nacional de Turismo (Sernatur), informou hoje que a atividade turística segue operando em grande parte do Chile, com os destinos mais visitados recebendo os turistas normalmente, como San Pedro de Atacama, Vale do Elqui, Rapa Nui (Ilha de Páscoa), Ilha Juan Fernández, Patagônia Chilena e Parque Nacional Torres del Paine, entre outros.

Quanto à situação na capital, Santiago, o comércio funciona parcialmente, assim como o transporte público.

Nas cidades de Valparaíso, Concepción, Coquimbo e Rancagua, o comércio e o transporte funcionam normalmente, com algumas poucas alterações.

O Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez está funcionando regularmente, no entanto, algumas companhias aéreas remarcaram suas operações em Santiago, causando atrasos nas partidas. Transfers e táxis para o aeroporto estão operando parcialmente, por isso é necessário considerar tempos de viagem mais longos. Por outro lado, os outros aeroportos do Chile estão operando normalmente e apoiando a reprogramação dos voos.

No caso de as autoridades restringirem o movimento nas vias públicas, a recomendação é manter sempre o seu passaporte e a cópia do cartão de embarque, de chegada ou de partida, ou o comprovante do bilhete, que serve como uma conduta segura para seus transfers de e para o aeroporto.

Quanto aos terminais de ônibus, não há nenhuma alteração no funcionamento.

Ambas as instituições reiteraram a importância do turista ter cautela neste momento. A orientação é a de reunir informações básicas sobre os destinos a serem visitados, além de adotar comportamentos de autocuidado e respeitar as regras estipuladas pelas autoridades locais.

Da mesma forma, é recomendável entrar em contato com os Escritórios de Informação Turística em caso de dúvidas, usar táxis oficiais nos aeroportos e contratar serviços turísticos legais e registrados no Sernatur.

chile yang jing unsplash
Torres del Paine | Foto: Yang Jing/Unsplash.

Links de interesse:

Aeroporto: para saber sobre o reagendamento de voos, consulte os sites de cada uma das companhias aéreas.
Transporte público: consulte o site do Ministério dos Transportes http://www.usuarios.subtrans.gob.cl/
Rede de metrô em Santiago: https://www.metro.cl/
Recomendações e procedimentos para entrar no Chile: consulte o site do Ministério das Relações Exteriores https://minrel.gob.cl/recomendaciones-para-ingresar-a-chile/minrel/2008-06-19/154047.html
Informações turísticas: www.sernatur.cl e https://chile.travel

Nota: Este foi um comunicado emitido pela Assessoria de Imprensa da Sernatur. Ressaltamos que quem está de viagem marcada para o país deve estar atento ao noticiário local (uma opção é criar um alerta no Google, aqui), bem como informar-se com outros viajantes que estejam no Chile (uma das opções são os grupos no Facebook, como o grupo ‘mochileiros’, aqui) e acompanhar os links citados acima, que são de órgãos oficiais.

Se você está no Chile e tem informações sobre a situação do local e região onde está, por favor deixe seu comentário abaixo.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

4 comentários em “Chile faz recomendações a turistas que visitam o país”

  1. Não é isso que moradores e turistas que estão lá estão dizendo não. Não tem nada funcionando normalmente por lá. Isso é desinformacao

    Responder

Deixe um comentário