Coletivo de artistas pinta murais mundo afora para dar visibilidade às ações para o desenvolvimento sustentável

Peru, Nicarágua, Cuba, Espanha, Brasil, Panamá, México, Chile, Paraguai, Colômbia, República Dominicana, Quênia, Bulgária, Índia, França, Argélia, Sérvia, Noruega, Polônia e África do Sul foram alguns dos países que receberam murais do coletivo de artistas espanhol, Boa Mistura. O grupo formado por jovens e inovadores artistas entende a cultura como ferramenta de mudança e viaja pelo mundo levando sua arte com o, entre outros objetivos, o de mostrar os que os(as) cidadãos(ãos) e instituições sobretudo de toda Ibero-América estão fazendo em busca da prosperidade, inclusão e sustentabilidade.
A ação mais recente foi um mural de 4 metros de altura e 9 de largura apresentado hoje (14) em Madri, na Espanha. Este mural tem o objetivo de “visibilizar o importante papel dos 22 países da Ibero-América para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas”, explica a SEGIB (Secretaria-Geral Ibero-Americana), organismo internacional que apoia a comunidade ibero-americana.
A obra estampada em um muro do Teatro Valle-Inclán (Centro Dramático Nacional), no bairro madrilenho de Lavapiés, procura tornar visível, através de cores, a diversidade sociocultural da Ibero-América e seu potencial para alcançar os ODS.
Os ODS serão o foco da XXVI Cúpula Ibero-Americana a ser realizada em La Antigua, na Guatemala em novembro.
No mural madrilenho, sobre um fundo que ilustra a variada vegetação da Ibero-América, destaca-se uma frase do escritor uruguaio Eduardo Galeano: “Somos lo que hacemos para cambiar lo que somos”, em português “Somos o que fazemos para mudar o que somos”.

muralmadrid01
Foto: Divulgação.
muralmadrid04
Alguns dos murais do coletivo estão publicados no site. Veja aqui | Foto: Reprodução.

Você pode conferir algumas obras e saber mais sobre o Boa Mistura e seus projetos acessando o site, Facebook, Twitter, Instagram e o Vimeo do coletivo.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário